Escolher o curso e a faculdade é uma decisão extremamente complexa e que envolve diversos fatores a serem considerados. É uma escolha que influenciará diretamente seu futuro e, por isso, a pressão é sempre grande.

Extensivo 2023

Pensando nisso, traremos nesse artigo 5 dicas para ajudar na sua escolha e torná-la a mais assertiva possível. Confira!

1. Pesquise muito

Essa dica serve inclusive para as pessoas que já têm certeza do que querem fazer. Muitos acabam escolhendo o curso sem ao menos olhar a grade curricular e, ao chegar na faculdade, acabam se desmotivando por não encontrar o que esperavam.

Estudar todos os aspectos do curso é extremamente importante. Busque as matérias presentes na grade, sua duração, atividades extracurriculares, possíveis áreas de atuação, e outras informações relevantes.

Assim, quando você souber tudo sobre seu curso, terá muito mais segurança para tomar sua decisão.

Eligis - teste vocacional e profissional

2. Visite as universidades que você tem interesse

Existem muitas universidades que abrem suas portas para futuros estudantes. Nesses dias, você pode conhecer um pouco dos campi universitários e até assistir palestras que podem ajudar muito na sua decisão.

Um exemplo de programa bem estruturado é o “USP e as profissões“. As visitas ocorrem ao longo do ano e as vagas são limitadas. O programa é descrito pela própria USP com o propósito de:

Fornecer informações sobre os cursos, atividades de extensão e pesquisa; prestação de serviços à comunidade; promoção de eventos culturais, científicos, tecnológicos e esportivos; infraestrutura disponível para a formação dos alunos como salas de aula, laboratórios, auditórios e biblioteca.”

Caso você não seja de São Paulo ou não possui interesse em algum curso da USP, não se preocupe. Muitas universidades do país possuem programas similares, então é só pesquisar!

3. Não mire tão baixo

No Brasil, a concorrência do vestibular para alguns cursos e instituições é altíssima. O curso de medicina da USP, por exemplo, apresentou mais de 129 candidatos por vaga para o vestibular de 2020.

Sabendo dessa dificuldade, muitos estudantes acabam desistindo do curso de seus sonhos por receio de ter poucas chances de aprovação. Mas os estudos não podem parar! Diante da pandemia de coronavírus, como muitos colégios suspenderam as aulas, o Stoodi está de portas abertas para você continuar estudando em busca de sua aprovação!

Lembre-se que todo o esforço para passar no curso que você realmente deseja valerá muito a pena. Além disso, você não precisa limitar suas opções com apenas uma ou duas faculdades.

Normalmente, outras instituições poderão te oferecer uma estrutura e ensino de qualidade, que também trarão boas oportunidades de desenvolvimento. Portanto, foque no seu sonho e tente ter uma visão mais ampla em relação as suas opções.

4. Siga seu coração

coração

Essa é uma dica que parece óbvia, porém, muitas vezes esse é o principal motivo de futuras frustrações.

Não escolha um curso por pressão familiar, por tendências de mercado, ou baseando-se apenas no que as pessoas te dizem. Sempre lembre-se que isso é uma decisão que afetará diretamente a sua vida, portanto, apenas você saberá o que mais pesa na balança.

Tente pensar em quais matérias, temas e assuntos você mais se interessa. Afinal, caso escolha algo que não goste tanto, será extremamente difícil manter-se motivado com o passar dos anos.

5. Procure ajuda profissional

Caso você pesquise muito e, mesmo assim, continue sem ideia do que fazer, uma ajuda profissional pode ser a solução. Busque psicólogos especializados no assunto, certamente eles poderão te orientar da forma correta.

Testes vocacionais também são uma excelente forma de aumentar seu autoconhecimento. Se o teste for realmente completo, será de grande ajuda para sua tomada de decisão.

É importante lembrar que essa não é uma decisão irreversível. Caso você escolha um curso e depois perceba que não era o que pensava, você sempre poderá tentar de novo, e isso não será o fim do mundo. A única coisa que podemos fazer é tomar essa decisão com o maior embasamento possível, minimizando assim a possibilidade de erro.

Por isso, fique de olho, a Orientu lançará em breve um aplicativo para te ajudar muito na sua trajetória. Enquanto isso, leia mais sobre o assunto em nosso blog!

Extensivo 2023
Você pode gostar também