Liderar é olhar para o futuro. É saber se adaptar às rápidas transformações em ambientes de trabalhos cada vez mais complexos, que demandam cada vez mais inovação e alta performance.

Extensivo 2023

Mas além da busca insaciável por resultados, o líder do futuro deve valorizar as competências humanas e habilidades individuais, respeitar as dificuldades e motivar o desenvolvimento de seus liderados.

Portanto, ser um líder que está à frente de seu tempo é fazer a diferença, investir na evolução contínua e aprendizado, para que assim tenhamos organizações mais equilibradas e preocupadas com o amanhã.

“Liderança é apontar uma direção. É, por meio de uma estratégia, empoderar e ajudar pessoas a realizar sonhos com energia e velocidade. Em seu sentido mais básico, liderança é mobilizar um grupo a saltar rumo a um futuro melhor.” (John Kotter)

Se você se identificou com a citação do autor John Kotter e deseja descobrir a essência da liderança nos tempos modernos, acompanhe-nos nesta leitura!

1. Managing the Millennials – Chip Espinoza e Mick Ukleja

Ser um líder de excelência na geração do milênio significa estar sempre preparado para as constantes mudanças que nos cercam, sejam elas tecnológicas, culturais e, principalmente, mudanças nos modelos de gestão. 

Portanto, a primeira indicação da nossa lista é o livro Managing the Millennials, escrito pelos autores Chip Espinoza e Mick Ukleja, que oferece um estudo completo dos padrões de desempenho no mundo empresarial e as diferenças de comportamento entre gestores e funcionários.

Estimular e entender as habilidades dessa geração inovadora é primordial para liderar uma organização com qualidade e eficiência.

Sendo assim, recomendamos essa leitura para você que deseja ter uma perspectiva mais ampla sobre a força de trabalho do século XXI e se tornar um grande líder! 

Capa do livro "Managing the Millennials"

2. Pipeline de Liderança – Ram Charam

“Pipeline”, em tradução literal, significa uma tubulação com diferentes ramificações. A partir daí, Ram Charan, autor indiano best-seller, desenvolveu em seu livro o conceito de “Pipeline de Liderança”, que é uma metáfora para explicar na prática a necessidade da liderança começar em um ponto inicial e se subdividir em diversas etapas de processo.

Essas etapas são as transições da liderança em uma empresa, ou seja, é o desenvolvimento da liderança no ambiente corporativo, e ocorrem em 6 estágios ou passagens.

 “Alguns executivos de grande potencial se transformam em meros batedores de

cartão ponto, circulando por uma série de cargos sem nunca desenvolver as

habilidades necessárias em um nível de liderança antes de passar ao próximo.”

Conhecer e estudar as 6 etapas dessa metodologia de gestão possibilita que você se torne um líder qualificado e preparado para o futuro.

Capa do livro "Pipeline de Liderança"

3. Liderança Shakti – Nilima Bhat e Raj Sisodia

Nossa terceira recomendação de leitura aborda um conceito diferente sobre o futuro da liderança. 

Liderança Shakti”, segundo os renomados autores da obra, Nilima Bhat e Raj Sisodia, representa o equilíbrio do poder feminino e masculino nas organizações, ou seja, é a quebra da centralização do poder, fim da competitividade e questionamento dos métodos arcaicos de liderança.

O propósito desse modelo de gestão é conciliar as competências femininas, que sempre foram ignoradas, e masculinas, valorizando ambas as energias em prol da inclusão e desenvolvimento das habilidades holísticas de liderança.

Ser um líder do futuro é se conscientizar sobre os aspectos humanos, promovendo uma estrutura organizacional mais empática, criativa e cooperativa.

Capa do livro "Liderança Shakti"

4. Além da Liderança – Leonardo Peracini

Se você busca mais do que ensinamentos teóricos sobre liderança e deseja revolucionar a sua gestão, então o livro “Além da Liderança”, escrito pelo autor brasileiro Leonardo Peracini, foi feito para você!

Com um conteúdo rico em reflexões, poemas e lições de vida, a obra proporciona para o leitor uma viagem de autoconhecimento pois, segundo Peracini, para transformar vidas através da liderança, é preciso antes buscar a transformação interior.

Só assim, será possível liderar com propósito, olhar para o futuro com mais humanidade, inspirar bons exemplos e desenvolver pessoas.

Capa do livro "Além da Liderança"

5. O Livro de Ouro da Liderança – John C. Maxwell

Quando o assunto é liderança, não podemos deixar de mencionar John Maxwell, autor americano especialista em liderança que já vendeu mais de 20 milhões de livros ao redor do mundo. 

Dentre tantos sucessos de Maxwell, nossa recomendação é o best-sellerO Livro de Ouro da Liderança”, por se tratar de uma obra pautada na própria vida do autor, onde ele narra suas experiências adquiridas ao longo dos anos, que são de grande valia para todos os líderes do futuro.

A leitura oferece diversos ensinamentos sobre como cultivar relacionamentos no ambiente de trabalho, desenvolver a autoconsciência, utilizar a sabedoria nos momentos de incerteza e buscar resultados com base na tentativa e erro.

“Este livro é resultado de anos de vivência dentro de um ambiente de liderança, bem como de aprendizado, na base da tentativa e erro, do que significa ser um líder. As lições que aprendi foram pessoais e, via de regra, bem simples, ainda que tenham provocado um impacto profundo.” 

Capa do livro "O Livro de Ouro da Liderança"

6. Developing The Leader Within You 2.0 – John C. Maxwell

Mais um livro de John Maxwell que não poderia faltar na nossa lista, Developing The Leader Within You 2.0 é uma revisão e atualização do clássico “Developing The Leaders Around You”, e traz os princípios fundamentais da liderança transformadora.

De acordo com o autor, para desenvolver o líder que há dentro de você, é necessário influenciar positivamente os seus seguidores e liderados, ter firmeza e coerência nas atitudes como definição do caráter, organizar esforços e prioridades, além de saber solucionar problemas, visando o crescimento da equipe e empresa como um todo.

E se você não possui essas habilidades de liderança, não se preocupe! Elas podem ser aprimoradas com esforço, dedicação e empenho. Assim, seguindo as diretrizes da obra, você se tornará um verdadeiro líder do futuro.

Capa do livro "Developing The Leader Within You 2.0"

7. Faça Acontecer – Sheryl Sandberg

Para finalizar a nossa lista de livros para os líderes do futuro, escolhemos o best-seller do The New York TimesFaça Acontecer”, escrito pela autora Sheryl Sandberg, COO do Facebook que relata os desafios encontrados para conquistar o seu espaço no mercado de trabalho.

Dessa forma, ela direciona o foco principal da obra para o questionamento dos obstáculos internos que todas as mulheres enfrentam no ambiente corporativo, e se posiciona diante do preconceito de gênero que limita a ascensão feminina dentro das empresas. 

Mais uma leitura enriquecedora e inspiradora, que despertará em você a vontade de liderar, fazer acontecer, derrubar barreiras e persistir em busca dos próprios sonhos!

Capa do livro "Faça Acontecer"

Pronto para se tornar um líder do futuro?

Todas as obras citadas foram escolhidas para que você consiga ter uma visão mais ampla sobre o que é a liderança, como ela pode influenciar o futuro de gerações e as transformações que a cercam. Esperamos que tenha gostado da leitura e esteja pronto para alcançar o patamar de liderança do futuro!

Este post foi produzido pela equipe do PocketBook4You, uma plataforma que oferece centenas de resumos de livros dos maiores autores e best-sellers da atualidade, e tem como principal missão levar conhecimento diversificado que se encaixa no dia a dia de cada um dos seus usuários, ao redor do Brasil e do mundo!

Extensivo 2023
Você pode gostar também