Uma grande parcela dos vestibulandos lida com dúvidas e temores diários sobre que graduação fazer, a existência de uma vocação para uma determinada área de atuação e como ingressar (e se manter) no mercado de trabalho. 

Extensivo 2023

Porém, como se isso tudo já não fosse o suficiente, eles ainda se questionam continuamente a respeito de como obter sucesso profissional. Afinal, eles querem se sentir realizados e ser reconhecidos na carreira que escolheram.

Se você também passa por isso e, muitas vezes, fica sem saber o que fazer quanto ao seu futuro, não se preocupe. Neste post, estão listadas algumas dicas que vão ajudá-lo a ter êxito na sua profissão. Acompanhe!

O que é sucesso profissional?

O sucesso profissional é um conceito duplo, funcionando como uma moeda que tem dois lados. Em um deles, estão o reconhecimento e a valorização — tanto da sociedade quanto do mercado de trabalho — dos impactos positivos que a carreira dela gera.

No outro, está o grau de satisfação que a pessoa tem em relação não só à sua trajetória até chegar à ocupação atual, mas, principalmente, ao que ela produz, aos desafios que enfrenta e às conquistas que alcança nesse cargo. 

Fora isso, o sucesso profissional também pode ser medido por algumas conquistas concretas que melhoram a sua qualidade de vida, as suas finanças e o seu status social.

É o caso, por exemplo, de uma boa remuneração, do acesso a benefícios, auxílios e bonificações ao longo do ano, da jornada de trabalho reduzida e flexível e do plano de carreira dentro de instituições públicas e privadas.

Como atingir o sucesso profissional?

Para atingir o sucesso profissional, você deve ter segurança acerca da carreira que vai seguir. Por isso, é essencial realizar uma autoavaliação para determinar quais são os seus interesses, aptidões e, em especial, objetivos de vida. Realizar um teste vocacional pode ajudar bastante nesse momento!

A partir disso, fica mais fácil selecionar uma profissãoque não só o engaje continuamente, mas que também seja capaz de motivá-lo a crescer e se aperfeiçoar e lhe proporcione grandes realizações.

O que impede de obter sucesso profissional?

O que mais afasta as pessoas do sucesso profissional é a opção por uma profissão que não é para elas. Isso, porque não adianta esse campo de atuação ser valorizado e bem-visto socialmente se você não se identificar com ele.

Pior ainda é se você decide segui-lo apenas para não se preocupar com dinheiro no futuro, por demandar menos tempo de estudo e qualificação ou, simplesmente, para pôr fim às pressões familiares.

Lembre-se do que dissemos no primeiro tópico: o sucesso profissional é um conceito duplo, que tem como base o equilíbrio entre alcançar as suas expectativas pessoais sobre a carreira desejada e obter uma boa percepção da comunidade.

Eligis - teste vocacional e profissional

Dicas para ter sucesso profissional

Agora que já falamos sobre êxito na carreira, o que fazer para alcançá-lo e os fatores que podem impedi-lo, é hora de mostrarmos como ser um profissional de sucesso.

Para isso, reunimos algumas dicas para você colocar em prática a partir de hoje e alcançar o futuro de realizações que tanto deseja. Confira!

Invista na sua formação acadêmica

graduação sucesso profissional

A primeira delas é não abrir mão da sua formação acadêmica. Isso, porque, por meio de uma graduação, você vivencia uma imersão na história, no código de atuação e nas particularidades da profissão escolhida.

Além disso, é nela que há o primeiro contato com a pesquisa científica e os estágios para desenvolvimento profissional para atuar em cargos do mercado de trabalho que são regulados e fiscalizados por órgãos e conselhos de categorias trabalhistas.

Já com a pós-graduação (mestrado, doutorado, especialização e MBA) — que pode ser iniciada logo após a conclusão do bacharelado, da licenciatura ou do tecnólogo —, você dá o próximo passo na sua carreira.

Isto é, qualifica-se para exercer atividades de especialista em segmentos da sua carreira, realizar gestão e coordenação de recursos corporativos, atuar como docente ou seguir a linha de pesquisador e produtor de conhecimento.

Complemente o seu currículo com cursos livres

Fora os seus estudos acadêmicos, você deve complementar o seu currículo com cursos livres. Afinal de contas, eles servem para você se aprofundar em questões técnicas e atuais do seu campo de atuação.

Por exemplo, projeções do mercado brasileiro, novidades tecnológicas, os impactos da globalização no consumo e distribuição de serviços e estudos e pesquisas científicas que comprovam ou descartam os rumos da profissão.

De quebra, eles são ótimos para aperfeiçoar as habilidades buscadas pelas empresas, facilitar o uso de equipamentos e recursos eletrônicos e adaptar o seu trabalho ao meio online e remoto.

O melhor de tudo é que muitas instituições, incluindo centros universitários, oferecem esse tipo de curso a distância e sem custo.

Tenha uma rede de contatos

Uma terceira dica de como obter sucesso profissional é construir uma rede de contatos com os seus amigos, docentes e coordenadores da faculdade, colegas de estágio e trabalho e conhecidos do campo de atuação.

Para isso, você pode aproveitar conferências, palestras, congressos, seminários, workshops, cursos, treinamentos etc. Tenha em mente que firmar parcerias e ter um relacionamento interpessoal saudável com as pessoas também abre portas no mercado de trabalho.

Isso pode, inclusive, levá-lo a passar em recrutamentos, ser indicado para vagas, ser contratado para projetos e firmar sociedade em negócios, por exemplo.

Participe de processos seletivos para trainee

A última dica para obter sucesso profissional é diversificar sua presença nas seleções para emprego, em especial se você ainda tem pouca experiência profissional ou acabou a graduação e quer entrar no mercado de trabalho.

Uma boa forma de fazer isso é participando das chamadas públicas para trainee que grandes organizações realizam anualmente.

Isso, porque você concorre não só a uma vaga de emprego, mas a uma chance de entrar na gestão, produção, divulgação e/ou comercialização de projetos de alcance nacional.

É uma oportunidade de desenvolver sua carreira, ter uma experiência de renome no currículo e, ainda, conquistar novas competências laborais.

Seguindo nossas sugestões de como obter sucesso profissional, você conseguirá superar as adversidades que surgem durante a escolha de carreira e, de quebra, vai saber quais os passos necessários para se destacar no mercado e ter um currículo imbatível.

Curtiu ler as nossas dicas? Aproveite e veja algumas sugestões importantes para você identificar qual graduação fazer ao terminar o ensino médio!

Extensivo 2023
Você pode gostar também