Entrar no mercado de trabalho é um dos principais sonhos dos jovens. Nesse momento, saber montar um modelo de currículo com foto é essencial para você ser chamado para determinado processo seletivo.

No entanto, é fundamental elaborar um currículo de qualidade, que seja atraente e com foco em suas qualificações e habilidades. Para ajudá-lo a desenvolver um documento profissional, elaboramos este post com dicas incríveis. Confira!

Descubra a importância de um currículo com foto

Um currículo bem feito ajuda imensamente a aumentar as chances de você ser chamado para uma entrevista.

Atualmente, com a facilidade da internet, os currículos são enviados por aplicativos de mensagens ou e-mail. Portanto, eles precisam ser atrativos e conter informações bem objetivas.

Além disso, é imprescindível respeitar as normas da Língua Portuguesa, sempre com um conteúdo adequado e que exalte as suas competências profissionais, formação e demais informações referentes tanto a habilidades quanto a experiências de vida.

Ao apresentar um currículo profissionalizado, os recrutadores já terão um olhar diferenciado sobre você, tendo em vista que é uma maneira de deixar a concorrência para trás.

É importante ainda descrever as funções exercidas nos trabalhos anteriores e o tempo de experiência em cada empresa, mesmo que tenha sido por uma fase de treinamento.

Assim, o seu currículo será uma verdadeira porta de entrada para uma entrevista, vencendo o primeiro passo antes de conseguir o emprego.

Modelo de currículo com foto

A estrutura do currículo deve ser atraente e com um design que favoreça a leitura. Inserir uma foto também é fundamental.

Isso porque muitos recrutadores vão em busca de candidatos com determinados perfis, de acordo com cada vaga.

Há empresas que preferem candidatos mais jovens, principalmente para funções de varejo. Ou seja, a foto já auxilia nessas escolhas.

Fora isso, a foto é importante para destinar credibilidade ao currículo, sendo a principal característica da identidade do candidato no aspecto físico. Portanto, escolha ummodelo de currículo com fotoque evidencie a sua imagem, seja do lado esquerdo da folha, seja no centro ou à direita.

O importante é fazer uma diagramação que seja clean,demonstrando todas as informações de maneira objetiva.

Para ajudá-lo nessa empreitada, existem vários modelos prontos na internet que podem ser utilizados gratuitamente, como mostraremos agora.

Eligis - teste vocacional e profissional

Modelo de currículo para editar

Há inúmeros modelos de currículo com espaço para inserir foto na internet. Você só precisa colocar as informações nos espaços disponibilizados, deixando o documento com um olhar profissionalizado. 

Veja alguns que selecionamos para você!

Diamond

É um modelo de currículo que pode ser baixado no Word, com seções que organizam as informações de uma maneira bem adequada. O layout é atraente, e a foto fica em destaque do lado direito da folha.

Crisp

Trata-se de um modelo de currículo com foto que valoriza as colunas. Ele é muito utilizado por profissionais da área de exatas, como engenharia, pois disponibiliza mais espaço para informações e não muito para o design.

Cascade

Conta com uma coluna à esquerda que pode ser destacada com um fundo cinza para inserir informações pessoais e competências. É um modelo universal e muito adequado para você buscar uma vaga no mercado de trabalho.

Cubic

Unindo traços tradicionais e modernos, também é muito explorado pelos jovens. Na parte principal da folha, fica o nome do candidato, com a foto justificada à direita.

Embaixo da imagem, informações pessoais e de competências, com um gráfico que demonstra o grau de habilidade em cada uma delas.

O meio da folha é utilizado para inserir as experiências e formações escolares.

Concept

Esse modelo tem uma linha do tempo em uma coluna do lado esquerdo da folha, com a foto à direita na parte principal. Assim, os recrutadores podem seguir a linha cronológica de acordo com a apresentação. É indicado para quem já concluiu vários cursos.

Influx

Com um ar moderno, é bem eficiente e traz a foto do lado direito na coluna principal, na parte de cima da folha A4, com as informações pessoais.

Na parte de baixo de toda a extensão da folha, o espaço fica reservado para as experiências, a educação, as competências, os cursose certificados.

Além dos citados, há muitos outros disponíveis na web. A dica é ir em um buscador e digitar as palavras-chave: modelo de currículo grátis ou modelo de currículo simples.

Como fazer um currículo?

A elaboração de um currículo segue uma técnica que deve explorar a introdução, o objetivo, as qualidades pessoais, a experiência e formação.

Na introdução, insira seus contatos, como número de telefone celular, data de nascimento, estado civil, idade e endereço.

O objetivo é referente à sua pretensão de trabalho. Ou seja, é preciso deixar claro o que você quer e sabe fazer.

Seja objetivo e não coloque frases sem coerência, como este exemplo:

“Quero somar com todos os segmentos da empresa, auxiliando no que for necessário”.

O ideal é a clareza: “O meu objetivo é atuar como assistente de almoxarifado”. Assim, os recrutadores terão informações mais claras e diretas.

Você pode fazer o currículo no Word ou em um software mais específico, como Photoshop, Corel Draw ou InDesign.

Caso não tenha familiaridade com esses recursos tecnológicos, opte pelos modelos gratuitos, pois a qualidade estará garantida.

O que colocar no currículo?

Em um currículo adequado, a dica é colocar as informações necessárias sobre seus contatos, formações, experiências profissionais, foto e habilidades no mínimo espaço possível.

Especialistas defendem que tudo esteja no espaço disponível em uma folha A4, mesmo que seja enviado por e-mail ou WhatsApp.

Por isso, a diagramação é essencial, pois ela consegue explorar todos os espaços, deixando tudo bem visível.

Revise o seu texto e, se possível, peça para alguém ler e observar se não há erros de Português ou digitação.

Prefira fontes com maior legibilidade, como Times New Roman ou Arial, sempre na cor preta.

Caso você envie por e-mail, faça também uma carta de apresentação bem sucinta.

Currículo para diferentes áreas

Currículos bem elaborados podem ser utilizados em diferentes áreas. O importante é descrever as habilidades, os objetivos, os dados de contato e as formações.

Mesmo que você ainda esteja na dúvida de qual curso fazer, não deixe de demonstrar o interesse na vaga disputada.

Você deve alterar apenas o objetivo. Isso quer dizer que é possível elaborarum modelo de currículo com fotopara inúmeras empresas. Portanto, não deixe de acreditar em seu potencial!

Viu como é importante um currículo de qualidade? Quer melhorar as suas chances de acertar a escolha de um curso superior? Então faça agora mesmo o nosso teste vocacional!

Você pode gostar também