Observe a letra Y. Você percebe que ela remete a dois caminhos opostos? São duas retas que podem ser percorridas por pessoas diferentes, com conhecimentos diversos, de acordo com suas habilidades. E é exatamente por isso que existe o termo que abordaremos neste post: carreira em Y.

Extensivo 2023

Você sabe o que é a carreira em Y?Para começarmos a clarear o assunto, trata-se exatamente de um termo que revela uma alternativa de ascensão profissional dentro de uma empresa fora dos rumos da gestão.

Assim, profissionais com alta capacidade técnica também podem se destacar, chegando ao topo da carreira. Com o objetivo de ajudar você a entender esse conceito, elaboramos este post com informações incríveis. Venha com a gente!

O que é carreira em Y?

A carreira em Y é uma tendência que está crescendo no mercado de trabalho.Trata-se de um modelo alternativo que possibilita ascensões profissionais para pessoas que não têm características de liderança.

Assim, é valorizada a capacidade técnica, valorizando o conhecimento do colaborador, independentemente de sua área de atuação. Antes da carreira em Y, era muito difícil especialistas serem reconhecidos caso não apresentassem perfis de gestão.

Agora, o mercado abriu as portas e, como a formação da letra Y, apresenta dois caminhos: cargos de gestão/administração ou crescimento por meio do conhecimento técnico, com especialidade em determinada área.

Com isso, excelentes remunerações estão sendo destinadas a pessoas que não são chefes, mas altamente eficazes no que fazem. Dessa maneira, a motivação aumenta e faz com que muita gente atinja o auge na carreira sem precisar integrar a chefia ou gerência.

Com a carreira em Y, ao receber uma promoção, o colaborador pode ser valorizado pela sua habilidade, ou seja, certamente haverá mais proatividade em razão de a empresa investir no relacionamento. Por isso, quem estuda e busca constantemente o conhecimento sempre está um passo à frente da concorrência.

Características da carreira em Y

Existem várias características dentro do modelo de carreira em Y. São caminhos que estão focados na valorização do conhecimento e da inovação. Com isso, profissionais que têm paixão pelo que fazem geralmente conseguem se destacar e acabam sendo promovidos.

Trata-se de um caminho que também aumenta o nível de competitividade dentro das empresas e entre as concorrentes, tendo em vista que os talentos sempre estarão sendo assediados. Veja algumas características marcantes na carreira em Y.

Eligis - teste vocacional e profissional

Inovação

Profissionais de destaque são aqueles que apresentam inovações e soluções, além de novos produtos para atender às exigências do mercado consumidor.

Por isso, a inovação é uma característica forte da carreira em Y. São colaboradores que vestem a camisa do time, otimizam a produção e contribuem para que as empresas tornem-se competitivas e excelentes no que fazem.

Valorização do conhecimento e criatividade

Além da aplicabilidade do conhecimento, os profissionais que conseguem ascensão por meio da carreira em Y são altamente criativos.Eles alinham teoria e prática e estão sempre se atualizando. Como se desafiam constantemente e não ficam acomodados na zona de conforto, são pessoas proativas e altamente motivadas.

Equivalência entre os cargos

Na carreira em Y, um profissional com formação técnica pode se destacar tanto quanto um gerente que tenha pós-graduação.Isso porque o conhecimento específico faz com que a pessoa se torne referência no assunto de domínio.

Assim, acontece a equivalência entre os cargos, flexibilizando as possibilidades de crescimento e promoção dentro da empresa.

Qualidade produtiva

As empresas que estão nessa tendência conseguem aumentar a qualidade não só da produção como também do atendimento ao público e, ainda, o relacionamento entre os colaboradores.

Afinal, ao se sentirem valorizados, os funcionários se dedicarão mais e experimentarão a qualidade de vida que toda ascensão na carreira traz.

Como montar plano de carreira em Y?

carreira em Y

A primeira dica para você montar um plano de carreira em y é investir em uma profissão que esteja totalmente alinhada com o seu perfil seja ele de Exatas, Humanas ou Biológicas. Isso porque é importantíssimo fazer o que gosta, tendo paixão pela carreira. Afinal, você vai viver disso.

Depois, analise o que será preciso para se destacar na área. Que cursos deverão ser feitos, quais conhecimentos você terá que dominar, softwares, enfim, é preciso ir atrás do que o mercado cobra.

Vale a pena também estabelecer prioridades e metas dentro de um determinado período de tempo. É uma atitude que vai ajudar a não se perder ao longo do caminho, estruturando a carreira em Y.

Você pode ser tímido, mas isso não o impede de se tornar um excelente desenhista gráfico. Então invista tempo nos conhecimentos que o tornarão referência no design. Esteja sempre atento às tendências do mercado, pois elas mudam constantemente, e não deixe de lado a vida pessoal.

Nunca se esqueça de sempre buscar o equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional. Assim, certamente você evitará o estresse que pode limitar o crescimento como ser humano.

Converse com profissionais da área que você pretende seguir e peça dicas. Pesquise e faça. Uma das grandes sacadas é sempre lapidar o talento por meio da prática. Portanto, ao ingressar na faculdade, busque um estágio e esteja sempre produzindo.

É importantíssimo ainda investir no autoconhecimento para você fazer as escolhas certas, pois muitas vezes a resposta está exatamente na valorização de um traço da personalidade, como o espírito de liderança por exemplo.

Vantagens e desvantagens

Assim como tudo na vida, a carreira em Y tem pontos positivos e negativos. No entanto, as vantagens se destacam. Veja algumas.

Menor rotatividade

Ao se sentir valorizado e satisfeito com o ambiente de trabalho, certamente o colaborador vai se manter em uma determinada empresa. Com isso, a rotatividade diminui, melhorando o nível de excelência.

Aumento da produtividade

Outra consequência da carreira em Y é o aumento da produtividade. Afinal, quem não faz melhor quando recebe uma promoção? Diminuem as reclamações e a equipe veste a camisa do time, ou seja, há impactos positivos na linha produtiva. Satisfação que se reflete na qualidade dos produtos e na avaliação dos clientes, ou seja, trata-se de um investimento que tem retorno garantido.

Respeito às diferenças

Uma das resposta que explica o que é a carreira em y é justamente o respeito às diferenças. Isso porque os profissionais são valorizados pelos seus talentos mais latentes.

Dessa maneira, os seres humanos se sentem parte do todo, evitando comparações ou até mesmo comentários negativos. Isso traz mais bem-estar e qualidade de vida no ambiente de trabalho.

Além das citadas, existem muitas outras. Já as desvantagens são quase inexistentes. A que se destaca é somente a dificuldade de encontrar profissionais que sejam altamente capacitados seja para funções de gestão ou técnica.

Há ainda o risco do distanciamento entre os especialistas e demais colaboradores, ponto que pode prejudicar a comunicação, mas esse aspecto pode ser contornado com cursos de capacitação e dinâmicas tão quanto em eventos corporativos.

Organizações que adotam o plano de carreira em Y

Inúmeras empresas de sucesso adotam o plano de carreira em Y, sendo altamente valorizadas pelos colaboradores. Entre elas, podemos citar:

  • Embraer;
  • Netshoes;
  • Nestlé;
  • Petrobras;
  • Google.

Agora que você já aprendeu o que é carreira em Y, invista em sua preparação para não perder tempo em busca do tão sonhado sucesso no mercado de trabalho.

E aí, chegou aqui, mas ainda não sabe que profissão seguir? Que tal conhecer o nosso teste vocacional? É uma excelente ajuda! Aproveite e faça agora mesmo!

Extensivo 2023
Você pode gostar também