Como no vestibular, que a cada ano que passa acirra ainda mais a concorrência entre os candidatos, o mercado econômico é um setor que demanda muita expertise de uma empresa/profissional. Deste modo, no cenário em que vivemos no qual as práticas de empreendedorismo crescem consideravelmente entre a população, ganha destaque uma ferramenta que se alinha fortemente nesse contexto: a pesquisa de mercado.

Prática muito adotada por grandes empresas e também por pequenos empreendimentos, essa ferramenta é essencial quando o assunto é o sucesso de um planejamento estratégico de produtos/serviços. Mas você já sabe de fato o que é pesquisa de mercado? Veja abaixo!

O que é pesquisa de mercado?

Pesquisa de mercado é um recurso utilizado para planejar, analisar e coletar dados e informações acerca de um determinado negócio. Desta forma, ela basicamente funciona como uma espécie de facilitador para a compreensão da realidade do mercado, tudo isso por meio de técnicas e constatações.

Simplificando, pesquisa de mercado é todo o conjunto de informações relevantes que ajudam uma empresa/profissional a executar decisões mais assertivas.

Objetivos

Já em relação aos objetivos de um pesquisa de mercado, podemos ressaltar:

  • reunir o máximo de conhecimento possível sobre certo mercado, identificando principalmente qual é seu público;
  • identificar oportunidades;
  • minimizar riscos durante o processo de tomada de decisão estratégica;
  • reduzir as margens de erro.

Erros cometidos

Um dos erros mais cometidos nesse processo é o de restringir a pesquisa de mercado ao estudo de empresas concorrentes. Para driblar esse equívoco, é fundamental lembrar um dos objetivos principais da pesquisa de mercado, que é o de gerar conhecimento amplo, seja qual for a natureza do negócio e a empresa dita como referência.

Vantagens

Entre as vantagens de uma pesquisa de mercado, temos as seguintes.

Identificar o público

É imprescindível uma empresa/serviço (seja ela de qual ramo for) identificar com clareza seu público-alvo, somente assim é viável criar estratégias e planos de ação mais próximos possível do perfil do cliente.

Avaliar com mais precisão a viabilidade de um empreendimento

Antes de executar um negócio e colocar em prática todo o planejamento, é fundamental ter um estudo técnico nos afirmando que aquele empreendimento faz sentido, ou seja, é viável tanto no quesito financeiro quanto acerca da praticidade.

Dimensionar o mercado

Outra vantagem dessa ferramenta é o de dimensionar o mercado com mais exatidão, até porque, após reunir o máximo de informações sobre um mercado, fica mais simples de mensurar o porte e os outros indicadores de um dado empreendimento.

Identificar oportunidades com antecedência

Quando pesquisamos algo de forma técnica, temos a chance de identificar pontos de melhoria, os quais podem ser explorados a partir da criação de novos segmentos, podendo funcionar assim como uma espécie de ferramenta que antecede tendências.

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Como fazer uma pesquisa de mercado? 

Geralmente, as pesquisas de mercado são executadas por meio de questionários, os quais atualmente são respondidos majoritariamente via internet. Para dar sequência a esse estudo, é preciso definir previamente importantes parâmetros, tais como os listados a seguir:

  • roteiro: refere-se à estrutura do formulário, em que é vantajoso estar munido de questionamentos objetivos, diretos e imparciais;
  • objetivo: não faz sentido começar uma pesquisa de mercado sem ter em mente um objetivo muito bem definido, seja ele qual for (teste de qualidade de um produto; extensão dos serviços da empresa etc.);
  • público-alvo: o público da pesquisa de mercado pode ser clientes atuais, potenciais clientes, fornecedores de mercadorias, empresas concorrentes e outros.;
  • amostragem: a pesquisa precisa ser planejada e, para isso, é necessário definir quantas pessoas ao todo do público-alvo responderão ao questionário;
  • execução: criação de meios para a aplicação da pesquisa, seja ela feita via um portal da internet, seja por entrevistas presenciais;
  • análise das informações: por fim, vem a análise de todas as informações coletadas após o público-alvo responder às perguntas, viabilizando assim a criação de uma espécie de mapa estatístico de preferências.

Tipos de pesquisa de mercado

Veja abaixo quais os principais tipos de pesquisa de mercado que a maioria das empresas no mundo realizam atualmente.

Satisfação do cliente

Talvez uma das pesquisas de mercado mais conhecidas entre o público em geral, a procura para medir a satisfação do cliente é de extrema importância para a sobrevivência de qualquer empresa. É por meio dela que os empreendimentos reconhecem quais são seus pontos de melhoria e o que basicamente agrada e desagrada ao cliente.

Hábitos de consumo

Certamente você já se deparou com alguma pergunta na internet sobre se você compraria tal produto ou procuraria um determinado serviço. Deste modo, procurar saber sobre os hábitos de consumo de um determinado público também faz parte de um tipo de pesquisa de mercado.

Reputação da marca/produto

Outra pergunta clássica encontrada facilmente navegando pela internet é se você recomendaria algum produto/marca para um amigo. Esse questionamento faz parte de uma estratégia de ação que visa saber a opinião do público sobre a credibilidade de uma marca ou serviço específico.

Modelo de pesquisa de mercado

Agora que você já sabe o que é uma pesquisa de mercado, veja abaixo o exemplo de uma que pode ser aplicada por uma rede de restaurantes que deseja iniciar um empreendimento em uma nova região:

  1. Qual é sua idade?
  2. Você gosta de comer fora de casa?
  3. Você tem o costume de solicitar refeições via aplicativos de delivery?
  4. Com qual frequência você almoça em restaurantes?
  5. Caso tivesse um restaurante a menos de 2 km de sua casa, você comeria menos em casa?

O profissional da área

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Existem muitos profissionais que atuam elaborando pesquisas de mercado, como:

Empresas de pesquisa de mercado 

Com uma rápida pesquisa na internet, podemos encontrar centenas de empresas especializadas em pesquisas de mercado. Como destaque, podemos apontar a Rock Content como uma das referências no país, tanto quando o assunto é pesquisa de mercado, quanto práticas de Marketing Digital.

Portanto, percebemos que a pesquisa de mercado, além de ser uma estratégia muito adotada por várias empresas, é recorrente no mundo digital: nós nos deparamos com ela praticamente todos os dias. Vale lembrar ainda que, como destacamos acima, essa prática não é exclusiva de nenhuma profissão, ou seja, são inúmeras as áreas de trabalho que recorrem a essa ferramenta.

Agora que você já sabe o que é uma pesquisa de mercado, veja também sobre qual curso fazer no ensino superior!

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