Quando alguém é muito bom em algo, de maneira natural, as pessoas falam que é uma vocação. O termo, que significa “chamado“, a princípio era usado para denominar as vocações religiosas. Entretanto, a Psicologia vocacional adotou a expressão para designar todos os chamados interiores.

Dessa forma, podemos compreender as razões pelas quais nos sentimos atraídos por certas atividades, ocupações ou profissões. Você pode se perguntar: por que determinada área profissional é mais atrativa para mim do que outras? Podemos dizer que é a tal da vocação.

Você já sabe a sua? Neste post, explicamos mais sobre o assunto e ensinamos como encontrar a sua vocação. Continue a leitura e confira!

O que é vocação?

A vocação é uma tendência ou habilidade que nos estimula a praticar atividades que estão associadas à determinada carreira ou profissão. Ela é um chamado interno, que vem de algum lugar dentro de nós mesmos. É algo de nossa individualidade.

Entretanto, as pessoas são multipotenciais, o que significa que apresentam diversos interesses, talentos e expectativas. Essas potencialidades não são fixas e podem se modificar ao longo da vida — principalmente com a influência da escolarização, que ajuda no desenvolvimento das capacidades.

Tipos de vocação

Existem diversos tipos de vocação, que podem ser na área religiosa, da educação, da saúde, de exatas, de humanas etc. Algumas pessoas têm a política como vocação, já outras a Medicina. Há ainda o canto, as artes de maneira geral, o lidar com crianças e outras tantas vocações.

Ou seja, são várias as possibilidades que as pessoas têm de exercer um ofício que esteja ligado a seus interesses naturais. Na área religiosa, por exemplo, existem 3 maneiras de seguir aos chamados de Deus:

  • vocação matrimonial ou laical: pessoas que participam da comunidade cristã por meio da igreja;
  • vocação sacerdotal: religiosos que anunciam o evangelho e guiam a comunidade cristã, como diáconos e bispos;
  • vocação religiosa: pessoas que se consagram a Deus por meio dos votos de pobreza, castidade e obediência, como as que fazem parte de uma congregação religiosa.

Como descobrir a minha vocação?

menina encostada na parede o que é vocação

Para alguns indivíduos, a vocação é algo tão transparente quanto água. Já nos primeiros anos de vida, eles se encontram nas atividades que vão guiá-los na carreira.

No entanto, nem todo mundo é assim — e está tudo bem. O processo de escolha da carreira pode ser um momento de conflitos e ansiedade para muitos.

Afinal, decidir o que fazer para o restante da vida não é algo fácil assim. E se escolher algo com que eu não me identifique? Por esse motivo, é importante descobrir sua vocação. Quando fazemos algo de que gostamos e que já é natural do nosso ser, tudo fica mais tranquilo.

A seguir, veja algumas dicas para fazer essa descoberta.

Busque o autoconhecimento

O autoconhecimento é uma capacidade que nem todos têm, mas que pode ser desenvolvido, e isso é muito importante para descobrir a vocação. Ele ajuda a entender o que você acha que é certo sobre si e desbravar novas habilidades que nem imaginava que existia.

Com isso, é possível controlar a ansiedade e entender o que faz te feliz e atende às expectativas na vida profissional. Também permite conhecer e trabalhar os pontos fortes e fracos, o que é relevante para planejar o futuro. Os livros de autoconhecimento podem ajudar nessa missão.

Tenha curiosidade

A curiosidade é pode ser muito positiva, principalmente na carreira profissional. Se você está em dúvida sobre qual profissão escolher, pesquise sobre o mercado de trabalho, a área, quais competências são necessárias e a rotina do profissional. Imagine-se atuando daquela maneira daqui a 5, 10 ou 20 anos.

Para isso, além de contar com ajuda das páginas da internet, você pode perguntar diretamente com os profissionais da área. Peça gentilmente alguns minutinhos da sua prima ou do tio do amigo que atua na profissão e tire suas dúvidas.

Lembre-se de que sempre haverá aquela pessoa que não está feliz na profissão e que pode tentar te desanimar. Mas saiba que pode ser que ela não tenha encontrado ou seguido a vocação na escolha da carreira, não é mesmo?

Eligis - teste vocacional e profissional

Converse com família e amigos

Muitas vezes, quem nos conhece no dia a dia sabe de coisas sobre nós que nem mesmo percebemos. Por exemplo, todo mundo fala que você cozinha bem, mas nunca passou pela sua cabeça seguir Gastronomia. Esses pequenos toques podem nos despertar para outras áreas que não havíamos considerado antes.

Portanto, converse com seus familiares e amigos que convivem com você sobre quais carreiras eles acham que combinam e as razões pelas quais têm essa opinião. Vale dizer que esses comentários devem ser levados em conta, mas não são decisivos. Somente você é quem pode fazer a melhor escolha em sua carreira.

Conte com a ajuda de profissionais

Os profissionais especializados em orientação profissional são as melhores pessoas para nos ajudar a descobrir a vocação. Eles apresentam recursos importantes que podem nos guiar e direcionar os pensamentos ao autoconhecimento.

Aliás, você sabe a diferença entre orientação e teste vocacional? A primeira é o processo que ajuda a encontrar o caminho profissional. Já o segundo é uma ferramenta muito utilizada dentro da orientação profissional

Qual a diferença entre vocação e talento?

Embora muita gente confunda, vocação não é o mesmo que talento. Enquanto a primeira é algo intrínseco e que já nasce com a gente, o segundo é uma habilidade que podemos ter ou não para cumprir a vocação.

Por exemplo, pense em um indivíduo que gosta de artes, mas não tem talento para desenhar, pintar ou esculpir. Só por isso ele não pode seguir a vocação? Não! Ele pode ser um especialista em Belas Artes.

Como você pôde ver, descobrir a vocação é algo importante para tomar a melhor decisão na carreira. Sabemos que pode ser uma tarefa não muito fácil, mas é necessária. Para isso, procure o autoconhecimento por meio de ajuda profissional para, assim, fazer uma escolha mais consciente.

Descubra a sua vocação com o teste vocacional!

Com a ajuda do teste vocacional da Orientu você consegue descobrir qual a sua vocação de acordo com os cursos que mais combinam com o seu perfil!

Respondendo apenas quatro perguntas estratégicas, é possível ter um primeira ideia de qual profissão deu match com você! Para realizar o teste é muito simples, basta baixar o aplicativo no seu celular, se cadastrar e pronto.

Baixe agora!

google play
apple store

Você pode gostar também