Uma das principais dúvidas que ronda o pensamento dos jovens é sobre qual faculdade fazer. Afinal, escolher um curso superior antes dos 20 anos não é tarefa fácil.

Você está nessa situação? Então leia agora mesmo o nosso post e veja dicas incríveis para não errar na escolha. Vem com a gente e aproveite a leitura!

Como saber qual faculdade devo fazer?

A escolha da faculdade pode parecer um bicho de sete cabeças para inúmeros jovens, mas essa etapa da vida deve ser encarada com sabedoria e muita paciência.

A primeira dica para você saber qual faculdade fazer é a realização de uma análise profunda das disciplinas que se encaixam no seu perfil profissional.

Observe em quais áreas (Exatas, Humanas ou Biológicas) as suas notas são melhores e, principalmente, você tem mais estímulo em aprender.

Ao verificar uma das três áreas do conhecimento humano, você já estará fazendo uma seleção bem criteriosa, pois as opções vão diminuir.

É importante, também, analisar as condições financeiras da sua família e os seus horários disponíveis no momento da escolha da instituição.

Apesar de serem as melhores faculdades, muitas públicas são em período integral ou em cidades de outros estados. Ou seja, é obrigatório realizar um planejamento sobre qual escolher.

De olho em seu sucesso profissional, selecionamos várias dicas que serão bem úteis no processo de decisão. Vamos a elas!

Busque o autoconhecimento

O autoconhecimento é importantíssimo no processo que conduzirá você à melhor escolha sobre qual faculdade fazer.

Isso porque quem se conhece consegue observar com mais clareza o que está dentro das próprias convicções e do seu projeto de vida.

Caso você não saiba do que realmente gosta, enfrentando dificuldades para ter uma consciência pessoal correta, vale a pena fazer uma profunda reflexão.

Analise os seus princípios e as suas qualidades, tais como:

  • olhar analítico;
  • criatividade;
  • capacidade de concentração;
  • flexibilidade;
  • se é ou não comunicativo;
  • sereno ou explosivo;
  • se pratica caridade ou exercícios de fé;
  • se gosta de animais, números ou leitura;
  • entre outros.

Ao chegar a determinadas constatações, o seu leque de opções ficará reduzido consideravelmente, sendo um bom meio para definir se você é de Humanas, Biológicas ou Exatas.

escolher qual faculdade fazer

Analise o que você gosta de fazer

Muitos jovens encontram a paixão pela Educação Física antes mesmo do Ensino Médio, pois já sabem que o que mais dá gás na vida é o esporte.

Trata-se de um aspecto do dia a dia que traz um indicativo sobre qual faculdade fazer.

Por isso, analise bem tudo o que você gosta de fazer, além das situações que desagradam.

Por exemplo, se você não gosta de ficar em ambientes com muitas pessoas ou mesmo conversar com estranhos, dificilmente se daria bem em profissões que valorizam a comunicação, como Direito e Jornalismo.

Agora, se você toca algum instrumento musical desde a infância e já se destaca em uma banda, a faculdade de Música pode ser uma boa escolha.

Afinal, é importantíssimo escolher um curso que influencia no estímulo diário da prática da profissão. Dessa maneira, haverá motivação para você obter sucesso em sua carreira tanto profissional quanto pessoal.

Há jovens que têm o tino para os negócios e estão sempre criando meios de faturar dinheiro. É um perfil de Empreendedor, Economista ou Administrador de Empresas.

Procure auxílio profissional

Muita gente tem dificuldade em se autoconhecer. Para não fazer uma escolha malsucedida, vale a pena buscar ajuda profissional.

Há inúmeros psicólogos e psicopedagogos especialistas em testes vocacionais que exploram justamente esse aspecto para ajudar os jovens a identificarem as qualidades e os defeitos.

Ao participar de uma dinâmica desse tipo, você terá uma visão mais clara sobre qual área do conhecimento seguir e, até mesmo, a profissão ideal de acordo com as suas características pessoais.

Além disso, as conversas auxiliam no processo de autoconhecimento, trazendo mais serenidade e sabedoria nas escolhas. Você ficará mais confiante em si mesmo!

Eligis - teste vocacional e profissional

Pesquise sobre os cursos e as faculdades

O seu sonho é ser tenente da Polícia Militar? Pois o primeiro passo é ser aprovado no Barro Branco, vestibular sob responsabilidade da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

É preciso viver em internato nos primeiros anos, tendo aulas de Direito, Código de Trânsito, entre outras.

Agora, se você almeja ser médico, saiba que, após a graduação, deverá fazer residência, escolhendo uma especialização.

São informações que devem ser observadas no momento de saber qual faculdade fazer, pois farão parte do seu dia a dia como estudante universitário.

Outra dica valiosa é analisar as faculdades existentes em seu estado. No caso de São Paulo, por exemplo, a USP é uma referência, assim como a Unicamp e a Unesp.

Portanto, a dica é ler sobre os cursos, as instituições de ensino, as disciplinas e suas respectivas atribuições.

Para que você conheça algumas opções de faculdade de qualidade e que cabem no bolso, veja abaixo alguma delas:

Converse com profissionais

A pandemia do novo coronavírus influenciou negativamente na realização de feiras ou workshops sobre profissões, mas não impediu a busca por informações através dos meios digitais.

Sendo assim, vale a pena conversar com profissionais amigos da sua família ou que você conheça sobre a rotina e também os desafios enfrentados no dia a dia.

Há diversos grupos nas redes sociais com pessoas altamente capacitadas para oferecer um ponto de vista consciente e baseado na realidade do mercado.

Ao ouvi-los, será possível tirar as dúvidas e ganhar uma motivação para determinada profissão.

Estude as profissões do futuro

Existem muitas profissões que são novas no mercado de trabalho e que certamente ditarão os rumos dentro de alguns anos.

Entre elas, podemos citar o designer de games, analista de dados, desenvolvedor de aplicativos, piloto de drone etc.

É importante você fazer uma seleção sobre quais despertam o seu interesse, assim como o salário oferecido, pois as opções são muitas em várias áreas.

Escolha a modalidade de estudo

Atualmente, é possível fazer uma faculdade presencial, a distância ou semipresencial. Após a escolha do curso, é imperativo analisar o melhor método, de acordo com a sua rotina.

Caso não haja tempo para uma presencial, a EAD pode ser a solução. Inclusive, há cursos de todas as áreas do conhecimento humano.

Portanto, analisando as nossas dicas, certamente você saberá qual faculdade fazer. O importante é sempre valorizar a sua felicidade para que os estímulos nunca cessem!

Faça o teste vocacional da Orientu

Se você também estiver em dúvidas sobre qual curso fazer, saiba que o teste vocacional da Orientu pode te ajudar!

Respondendo apenas algumas perguntas sobre o seu perfil, é possível ter em mãos os cursos que mais combinam com você. Com uma experiência única e agradável, o teste vocacional da Orientu pode te ajudar ter uma primeira ideia de quais cursos que são compatíveis com o seu perfil.

Baixe agora o App gratuitamente!

google play
apple store

Campanha Always On Cronograma
Você pode gostar também