Você está preparado para um mercado de trabalho cada vez mais digital? A pesquisa Projetando 2030: uma visão dividida do futuro do IFTF (Institute For The Future), publicada pela Dell Technologies, aponta que 85% dos trabalhos que existirão em 2030 no mundo ainda não existem. No estudo, quase 60% dos executivos brasileiros consultados afirmaram que a principal barreira para que as empresas sejam totalmente digitais até 2030 é não ter equipes preparadas. Ou seja, ser um profissional apto a lidar com o digital é um diferencial.

Extensivo 2023

Pensando nesse cenário, é de extrema importância desenvolver habilidades relacionadas ao digital desde cedo, ainda nas escolas. Incorporar na rotina escolar atividades pedagógicas que trabalhem as mídias e aparatos digitais pode fazer toda a diferença no preparo para carreiras do futuro. A seguir listamos 3 ações ligadas ao seu processo de ensino e aprendizagem que preparam as futuras gerações para um mercado cada vez mais digital.

1. Uso de plataformas colaborativas

Atualmente, dispomos de uma infinidade de fontes de informação e um volume cada vez maior de dados está disponível instantaneamente pela web. Para ajudar na construção do conhecimento, existem as plataformas colaborativas.

 Com elas, é possível reunir conteúdos de diferentes fontes e áreas de conhecimento, atendendo às necessidades de aprofundamento de estudantes. Alguns exemplos são a Ludo Atlantis, GoConqr e Cinese, entre outras.

Os membros da comunidade podem contribuir com materiais de leitura, sugestões e explicações, ajudando seus colegas a atingirem seus objetivos. Todos conseguem ensinar e aprender juntos. 

tecnologia educacional

2. Consumo crítico de conteúdo digital

Com a internet e as redes sociais, a necessidade de desenvolvimento do senso crítico fica ainda mais evidente. Se com os meios digitais, a quantidade de conteúdo e informação é vasta, o cuidado necessário para consumir esse conteúdo também é. Estar preparado para consumir conteúdo digital é importante para garantir que toda a informação que é oferecida pelos meios digitais seja aproveitada da melhor forma possível. 

Estamos expostos a conteúdo falso, as chamadas fake news. No mundo da educação o letramento jornalístico é o estudo que envolve passos para identificação de fake news, como, por exemplo, analisar a credibilidade do autor de um texto, bem como a sua fonte. 

3. Conteúdo na palma da mão

O Brasil tem 420 milhões de aparelhos digitais ativos, incluindo tablets, computadores, notebooks e, é claro, smartphones. Estima-se uma média de dois aparelhos por habitante. Imagine aproveitar todos esses aparelhos para levar conteúdo para onde quiser? Um exemplo de como fazer isso é o que a plataforma Árvore de Livros oferece. 

A solução digital disponibiliza para escolas mais de 30 mil títulos literários, além de jornais e revistas do mundo todo. Assim, estudantes podem ler onde quiserem e como quiserem, escolhendo o dispositivo digital que mais gostam para explorar o acervo. Isso aumenta o engajamento e incentiva o hábito da leitura. 

Esperamos que essas dicas ajudem você a se preparar para um futuro cada vez mais digital. Acompanhe mais notícias sobre inovações do setor da Educação aqui. Confira já!:)

Extensivo 2023
Você pode gostar também