Existem duas possibilidades para você se tornar um agente de viagem: cursando a faculdade de Turismo e Hotelaria ou o técnico na área. Você sonha em organizar viagens? Então confira mais sobre esse universo!

Extensivo 2023

O que faz um agente de viagem?

O agente de viagem planeja roteiros turísticos, ficando responsável pelas reservas e todas as demandas que estejam ligadas ao deslocamento, à hospedagem e à alimentação.

É ele quem vende os pacotes em agências de turismo, mas a atuação também pode ser autônoma ou em empresas que realizam passeios específicos, indo desde o ecoturismo até o religioso.

Quanto ganha um agente de viagem?

Um agente de viagem em início de carreira ganha uma média de R$ 1.500, em trabalho com carteira assinada, em agências de turismo ou como guia de turismo.

No entanto, se o profissional fizer pacotes próprios com roteiros atrativos, pode ganhar muito mais. Além disso, os agentes de viagens frequentemente recebem comissões por pacotes vendidos, ou seja, os ganhos podem ultrapassar os R$ 2.800.

Eligis - teste vocacional e profissional

Como se tornar um agente de viagem?

Para se tornar um agente de viagem, você pode fazer um curso livre ou graduação em Turismo. A faculdade tem duração de 4 anos, e os técnicos variam, com uma média de 2 anos, online ou presencial.

A dica é você investir, também, em idiomas, principalmente inglês e espanhol, sendo um aspecto importantíssimo nessa profissão.

Onde estudar?

Existem várias instituições de ensino que oferecem a graduação de Turismo e Hotelaria, assim como cursos técnicos. Veja algumas:

  • Senac;
  • Centro Educacional Anhanguera;
  • Universidade de Franca;
  • Universidade de São Paulo (Unip);
  • Universidade Norte do Paraná

Mercado de trabalho

Apesar de a pandemia de coronavírus ter afetado em cheio esse setor, com a chegada da vacina, o cenário já é outro. A retomada da economia abrirá muitas vagas em turismo.

Afinal, as pessoas sempre estão viajando e investem cerca de 30% do orçamento no lazer. Agora, muita gente está optando por roteiros dentro do Brasil, ou seja, o mercado é promissor para o agente de viagem.

Ficou interessado nessa profissão? Então, aprenda, agora mesmo, sobre o que é ser um guia de turismo!

Extensivo 2023
Você pode gostar também