Seja em uma grande empresa privada, seja em uma pequena repartição pública, manter a organização dos fluxos de trabalho é essencial para o sucesso de qualquer instituição. Por esse motivo, é comum as empresas adotarem processos de averiguação capazes de mensurar a efetividade dos serviços executados, como é o caso da auditoria.

Extensivo 2023

Procedimento adotado em várias partes mundo, em empresas/instituições dos mais variados setores (desde uma fábrica de carros até em um hospital, por exemplo), a auditoria é um recurso que não se restringe aos aspectos financeiros, já que pode ser também operacional e de cumprimento.

Afinal, você já sabe o que é auditoria e quais os seus tipos? Continue a leitura e saiba mais sobre o tema!

O que é auditoria? 

Auditoria é um conjunto de medidas específicas e detalhadas que envolvem o estudo das atividades exercidas dentro de uma empresa ou instituição.

Essas medidas têm como finalidade verificar se os serviços realizados e os resultados obtidos estão compatíveis com o que foi previamente planejado e estabelecido pelo escopo de trabalho.

Em outras palavras, a auditoria pode ser classificada como sendo uma importante ferramenta de averiguação da eficiência de uma empresa, a qual tem o potencial de apontar possíveis falhas, equívocos de execução e até fraudes.

Qual a importância da auditoria? 

Implementar uma auditoria dentro de uma empresa pode ser importante para:

  • verificar se os resultados obtidos condizem com o esforço de toda a equipe de trabalho;
  • validar a efetividade de processos e fluxos de trabalho;
  • identificar fraudes financeiras e desvios de dinheiro;
  • reconhecer pontos de melhoria referentes aos serviços da empresa;
  • garantir que as atividades fiscais da instituição estejam dentro da lei;
  • apontar erros administrativos.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, uma empresa que realiza auditoria não necessariamente está vinculada a práticas ilícitas de trabalho.

Desse modo, percebemos que essa ferramenta pode ser adotada em várias situações, ou seja, ela faz parte também da rotina de instituições que operam dentro da legalidade fiscal e que almejam aperfeiçoar seus procedimentos.

auditoria profissão

Tipos de auditoria 

Existem vários tipos de auditoria que podem ser implementados por uma empresa. Confira abaixo quais sãos as principais.

Auditoria fiscal

Como o próprio nome sugere, a auditoria fiscal (também chamada de auditoria tributária) refere-se a análises e estudos acerca dos tributos (o que engloba impostos, taxas, tarifas etc.) que uma empresa precisa quitar.

Esse tipo de auditoria é classificado por muitos como sendo uma das mais importantes, já que erros de pagamento de impostos (sejam eles propositais ou não) podem acarretar pesadas multas e até em crimes financeiros.

Por isso, o trabalho de um auditor fiscal precisa ser muito bem executado, já que um pequeno equívoco é capaz de causar grandes transtornos.

Auditoria interna

A auditoria interna reúne as medidas de avaliação que se restringem aos processos de trabalho executados dentro da própria instituição. Com isso, ela verifica a gestão da parte administrativa, o que inclui gerenciamento de riscos, aderência às normas, contabilidade e outros.

Vale lembrar que, para uma auditoria ser interna, ela precisa ser executada por colaboradores da própria empresa, os quais já conhecem bem os procedimentos de trabalho.

Auditoria contábil

A auditoria contábil trabalha com a verificação de toda a parte de contabilidade da instituição, desde a remuneração dos funcionários até o pagamento de tributos.

Em outras palavras, esse tipo de auditoria monitora e controla todas as cifras da empresa, sejam elas na forma de patrimônio (imóveis, veículos, máquinas etc.), sejam elas em dinheiro vivo.

Auditoria externa

A auditoria externa envolve atividades de verificação idênticas às que são praticadas pela auditoria interna, porém, a grande diferença é que devem ser executadas por auditores independentes, ou seja, que trabalham em outros locais (normalmente em empresas especializadas em auditorias).

Esse tipo de auditoria é muito comum em situações em que a instituição em questão não consegue por contra própria (seja por incapacidade técnica, seja por negligência por parte de alguns colaboradores) realizar corretas auditorias.

Eligis - teste vocacional e profissional

Auditoria ambiental

Procedimento que é largamente utilizado por empresas que, de uma forma ou de outra, representam impactos para o meio ambiente (como mineração, construção civil e extrativismo), a auditoria ambiental remete à verificação da legalidade das atividades acerca das normas ambientais.

Com isso, uma auditoria ambiental é capaz de identificar se as atividades de uma mineradora, por exemplo, representam na prática um maior impacto ambiental do que ela afirma exercer.

O que faz um auditor fiscal?

O auditor fiscal é o profissional responsável por liderar os procedimentos adotados por uma auditoria fiscal. Entre as suas responsabilidades, podemos destacar:

  • fiscalizar o cumprimento das leis trabalhistas;
  • realizar o lançamento de créditos tributários;
  • verificar o pagamento adequado de todos os impostos e tributos atribuídos à empresa;
  • examinar a veracidade e a autenticidade de documentos contábeis, tais como notas fiscais, contratos de trabalho, entre outros;
  • atestar a legalidade do dinheiro/patrimônio de uma instituição.

Salário auditor fiscal

Existem auditores fiscais que atuam tanto em empresas privadas quanto em instituições públicas (principalmente dentro da Receita Federal e em outros cargos ministeriais).

Desse modo, para os auditores fiscais que trabalham para o governo federal, a remuneração inicial é em cerca de R$ 21.000,00, o que, para a realidade brasileira, é um excelente salário.

Já para os auditores fiscais que atuam no mercado de trabalho privado, a remuneração alcança menores valores, em média R$ 2.600,00.

Portanto, agora que você já sabe o que é uma auditoria, bem como quais são os principais tipos e as possibilidades de carreira, fica mais claro de entender por que essa prática é amplamente adotada pelas empresas, sejam elas de ordem pública, sejam elas instituições privadas.

Achou legal entender mais sobre o que é uma auditoria? Então confira também tudo sobre o curso de Gestão Comercial!

Extensivo 2023
Você pode gostar também