O setor de tecnologia da informação (popularmente conhecido como TI), juntamente com os demais ramos ligados à internet, foi uma das áreas que mais ofereceram vagas de trabalho no Brasil, em 2020. Esse movimento beneficiou uma série de profissionais, entre os quais se destaca o desenvolvedor web.

Extensivo 2023

Categoria da indústria que há 20 anos praticamente não existia no país, hoje não só no Brasil, mas no mundo inteiro, as atividades econômicas/domésticas que dependem de funcionalidades da internet em geral são inúmeras, desde chamar um carro particular até a compra de mantimentos em um supermercado.

Porém, você já parou pra pensar qual é o profissional que viabiliza todo esse conforto? Continue lendo este texto até o final e saiba mais!

Desenvolvedor web: o que é? 

O desenvolvedor web é a pessoa que fica responsável por cuidar de todo o projeto de criação de um site, isto é, desde a sua fase de idealização, até dias depois em que o site já está no ar (uma vez que a manutenção da página também é sua função).

Com isso, ao contrário do que muitas pessoas pensam, as funções dele vão muito além de apenas criar um site. Envolvem todo um projeto de desenvolvimento por trás, sendo algo muito mais amplo e que demanda muitas habilidades gerenciais.

Diferença entre desenvolvedor web e web designer

Outro equívoco comum acerca desse ramo é o de confundir desenvolvedor web com web designer. Apesar dos nomes sugerirem essa semelhança, há uma grande diferença entre esses dois profissionais.

Isso porque o web designer tem a sua atuação restrita aos elementos visuais/gráficos de um site (criação e organização de artes visuais em geral). Ele é um especialista quando o tema é arquitetura da web.

Em termos práticos, um desenvolvedor web (por ser uma área mais ampla) pode conseguir atuar como um web designer (mesmo que com conhecimentos menos aprofundados em artes visuais), mas um web designer não consegue trabalhar como um desenvolvedor web, já que a sua formação não contempla estudos em linguagens de programação.

Desenvolvedor web: o que faz?

Um projeto de criação web envolve várias etapas de produção, as quais são lideradas por um desenvolvedor web. Desse modo, esse profissional faz:

  • levantamento de dados e informações acerca do perfil dos potenciais usuários do site;
  • estudos de compatibilidade de hardwares e softwares;
  • idealização e realização de protótipos de sites;
  • verificação da estabilidade do sistema web de acordo com o volume de acessos simultâneos;
  • testes de velocidade de processamento no acesso ao site em diferentes tipos de hardware;
  • homologação do site, atestando a sua eficiência e estabilidade nos mais diversos parâmetros digitais;
  • manutenções, alterações e atualizações em geral de páginas web.

Desenvolvedor web: habilidades

Para ingressar nesse setor, é imprescindível que o estudante tenha bons conhecimentos na área de exatas, matemática e raciocínio lógico em geral. Tal habilidade é indispensável porque a rotina de trabalho desse profissional relaciona-se diretamente com a leitura, interpretação e replicação de códigos de programação.

Nesse aspecto de linguagens de programação, é necessário dominar:

  • HTML 5;
  • Python;
  • CSS;
  • JavaScript.

Além dessas habilidades de programação, também são desejáveis para um desenvolvedor web conhecimentos em softwares gráficos, processo de consumo de APIs, framework e técnicas de marketing digital, já que a intenção é entregar um produto que atenda a todas as expectativas dos usuários.

homem desenvolvedor web

Curso de desenvolvedor web

O curso de desenvolvedor web encaixa-se na modalidade livre, ou seja, não é uma graduação nem um técnico. Dessa forma, ele pode ser realizado com poucas horas de estudo (se compararmos com a quantidade de horas que têm um curso de graduação) e por qualquer pessoa, não exigindo, assim, pré-requisitos.

Onde estudar

Esse curso é ofertado, tanto na modalidade presencial quanto na online, pelas instituições de ensino.

Curso desenvolvedor web online

As principais plataformas online que disponibilizam esse curso são:

  • Udemy;
  • Microlins;
  • Nextu.

Curso desenvolvedor web presencial

Quanto ao curso no formato presencial, ganha destaque a formação oferecida pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte — IFRN, o qual abrange cerca de 4 meses (ou 200 horas) de estudos para a obtenção do certificado.

A grande vantagem dessa opção é que, além de ser de ótima qualidade, pode ser inteiramente realizada de forma gratuita, já que o IFRN é um órgão público.

Quanto ganha um desenvolvedor web?

Em relação à remuneração de um desenvolvedor web, os salários variam conforme são os anos de atuação no mercado, bem como o tamanho da empresa na qual o profissional trabalha.

Para termos uma ideia, um desenvolvedor web júnior (classificado como iniciante na carreira) ganha cerca de R$ 2,500.00. Já um desenvolvedor web sênior (classificado como sendo um profissional mais experiente e que, muitas vezes, atua em cargos de chefia) pode alcançar por volta de R$ 10.000,00.

Carreira do profissional 

A carreira do desenvolvedor web geralmente se divide em:

  • desenvolvedor front end — é o profissional que, além de saber basicamente como funcionam todas as etapas de produção de uma página web, foca as suas atividades no gerenciamento de questões gráficas e artes visuais em geral presentes no site;
  • desenvolvedor back end — já esse tipo de desenvolvedor especializa-se no ramo de processamento de banco de dados e segurança digital, ou seja, em aspectos posteriores à criação do site e que se relacionam mais com a gestão do negócio.

Sendo assim, agora que você já sabe o que é um desenvolvedor web, é simples concluir que o papel desse profissional nos beneficia diretamente e diariamente. Vale lembrar-se, ainda, de que essa área tende a ser, em alguns anos, uma das mais valorizadas carreiras no mercado de trabalho, já que várias empresas buscam constantemente a digitalização de seus serviços.

O post detalhando sobre a profissão de desenvolvedor web foi interessante para você definir sobre seguir ou não na profissão? Então leia também, em mais um de nossos conteúdos, tudo sobre o curso de Web Design!

Extensivo 2023
Você pode gostar também