A filosofia é um dos poucos ramos de formação milenar no mundo. Ela marcou o período da Grécia Antiga, contou com vários filósofos famosos ao longo da história (Sócrates, Descartes, Kant, Hobbes etc.) e contribuiu direta e indiretamente para a criação de outros ramos das ciências humanas, como o Direito, a Psicologia, a Sociologia e a Antropologia.

Extensivo 2023

Porém, será que você sabe quais são as áreas da filosofia e o que elas analisam, pesquisam e estudam? Se a resposta é negativa, não se preocupe! Você vai ter a chance de conferir tudo a respeito delas neste post e, de quebra, conhecer mais sobre como é graduar-se e trabalhar nesse mercado. Acompanhe!

Quais são as áreas da filosofia?

A filosofia, como é estudada hoje nas faculdades, está dividida em diversos eixos. Isso acontece justamente pela influência que ela exerceu nos mais diferentes campos do conhecimento, moldando muitos e contribuindo para a evolução e o aprimoramento de tantos outros.

No entanto, há alguns segmentos que têm destaque pelo seu peso crítico e reflexivo, o impacto sociocultural que causaram e pelas discussões filosóficas que eles trazem desde os primórdios da humanidade. Por isso, você vai conferir quais são eles. Veja!

Epistemologia

A primeira das áreas da filosofia é a epistemologia, que foca na compreensão do que é o conhecimento, como ele se dá e é transmitido. Para tanto, ela trata da metodologia que estrutura a pesquisa, a análise e a validação científica de novos saberes.

 Além disso, ela se aprofunda nas definições e divisões de conhecimento entre aquilo que é possível ser averiguado e comprovado e o que só pode ser teorizado.

Ética

A ética é, certamente, o campo mais conhecido da filosofia. Isso porque o objeto de estudo dela é a moral. Ou seja, ela se dedica a compreender como a moralidade é construída social e culturalmente e influencia as relações pessoais e profissionais, os estilos de vida e, até mesmo, as leis.

Fora isso, ela se debruça sobre o que é social e antissocial, os valores e as regras, os princípios da justiça e a influência de cada período histórico sobre as mudanças da moral.

Política

A política, ou filosofia política, trata da estrutura e da fundamentação do que é a política, o Estado, os poderes (legislativo, judiciário e executivo), a constituição de uma sociedade e os regimes políticos (monarquia, império, democracia etc.).

A partir disso, debate os processos de ideologia, justiça, equidade, liberdade e papel social do cidadão para a construção de uma nação.

Filosofia da história

A filosofia da história, por sua vez, é uma das áreas de conhecimento da filosofia que acompanha a evolução do próprio campo ao longo dos séculos, analisando em detalhes as correntes que dominaram alguns períodos históricos e ditaram o saber científico da época.

Entre elas estão, por exemplo, as filosofias antiga, medieval e moderna. Nela, você também tem a chance de conhecer o histórico de conceitos e teorias que nomes influentes do ramo propuseram, debatendo e refletindo sobre as contribuições deles para a sociedade.

Eligis - teste vocacional e profissional

Estética

A estética pesquisa e propõe reflexões sobre o uso da imagem e a construção de ideais comportamentais, sociais, culturais e de beleza por meio dela. Para isso, há uma análise aprofundada a respeito da arte, as representações dela ao longo da história e a evolução do acesso às produções artísticas.

Além disso, os filósofos que se dedicam a esse campo também traçam comparações da arte antiga com a contemporânea, que é marcada pela indústria audiovisual e tecnologias.

Metafísica

A metafísica, por outro lado, é uma área que investiga a nossa realidade, os limites da existência humana e os fenômenos (sejam eles naturais, ou não naturais).

É um campo muito importante, porque ele tem ligação direta com os estudos sobre vida e morte — que recebe o nome tanatologia —, a relação da humanidade com as religiões e a produção de conhecimento da física sobre o mundo e o universo.

Lógica

Por fim, a lógica é uma das áreas de estudo da filosofia que discutem a medição, a testagem, a aplicação e a validade das capacidades cognitivas do homem e o que elas podem efetivamente produzir.

Para tanto, ela avalia aspectos como raciocínio, linguagem, dedução, categorização e percepção e de que forma essas habilidades são capazes de gerar conhecimento, argumentos, teorias e simbolismos.

Perfil do profissional de filosofia

áreas da filosofia

Os filósofos costumam compartilhar alguns aspectos em comum, que contribuem não só para uma base teórica e analítica sólida na área, mas, principalmente, para uma atuação profissional e interdisciplinar que seja realmente exemplar.

Por exemplo, eles têm interesse por leitura e escrita, boa oratória, domínio do português e outras línguas, pensamento crítico e abstrato, capacidade de adaptação para o trabalho em diferentes cenários e interesse em construir uma formação com múltiplas graduações.

Mercado de trabalho

Ao concluir sua graduação em Filosofia, que dura quatro anos e pode ser cursada como bacharelado ou licenciatura, você está pronto para iniciar sua carreira. Ao escolher o bacharelado, será possível atuar em diversos locais do mercado de trabalho.

Por exemplo, institutos de pesquisas políticas e sociais, empresas de assessoria governamental, organizações culturais, editoras de livros, centros universitários, produtoras de conteúdo audiovisual etc.

Já, ao optar pela licenciatura, sua atuação ocorre especificamente em escolas públicas e privadas do país. “E quanto ganha um filósofo?” — você pode estar se questionando.

Por isso, saiba que, de acordo com pesquisa do portal Salário, a média de rendimentos dele é R$ 2.129,80, sendo que esse profissional pode receber até R$ 3.568,79, dependendo do porte da companhia em que trabalha e das atividades que realiza.

Deu para ver como as áreas da filosofia estudam e aprofundam-se em aspectos essenciais da nossa sociedade? Não é para menos que ela é um ramo desafiador, que requer um aprendizado contínuo e proporciona conhecimento a nível global. Portanto, se você tem interesse em ser um filósofo, comece já a pesquisar sobre o curso!

Para ajudá-lo nessa tarefa, temos um artigo completo sobre a formação em Filosofia, que traz informações sobre a grade curricular, as faculdades que oferecem o curso e muito mais!

Extensivo 2023
Você pode gostar também