Seja qual for o ramo da empresa, a garantia de uma correta gestão financeira é crucial para o sucesso do empreendimento. Neste contexto, é válido destacarmos uma profissão que desempenha um papel fundamental quando o assunto é saúde financeira empresarial: a de analista financeiro.

Extensivo 2023

E você? Já sabe o que faz um analista financeiro, os cursos na áreae quais são atualmente as possibilidades de carreira?

Para responder a essas e outras perguntas, preparamos um conteúdo abordando os principais tópicos acerca da carreira de um analista financeiro. Leia mais!

O que faz um analista financeiro?

Entre as funções de um analista financeiro podemos citar:

  • realizar todo o planejamento financeiro da empresa;
  • acompanhar recebimentos e ordens de pagamentos;
  • analisar o fluxo de caixa da empresa, de maneira a identificar possíveis pontos de melhoria;
  • elaborar estudos sobre as projeções de faturamento da companhia;
  • equilibrar os recursos da empresa com suas respectivas responsabilidades financeiras, tais como pagamento de salários, compra de insumos, quitações fiscais e outras;
  • assegurar a viabilidade financeira da companhia, de modo a maximizar os ganhos e minimizar os gastos financeiros;
  • fazer relatórios detalhando das despesas e dos ganhos da empresa de acordo com o tempo.

Áreas de atuação do analista financeiro

Em relação às áreas de atuação do analista financeiro,é comum encontrarmos profissionais desse ramo atuando nos setores de investimentos, em companhias de crédito e na área administrativa.

Investimento

O analista financeiro que opta pela área de investimentos encontra boas oportunidades de trabalho em companhias que atuam na bolsa de valores ou em outros mercados (como o imobiliário, por exemplo) que utilizam da especulação financeira para potencializar os lucros.

Empresas de crédito

As empresas de crédito também fazem parte do campo de atuação de um analista financeiro, o qual pode trabalhar com a captação de novos clientes por meio do planejamento de linhas de crédito e elaboração de estratégias de mercado.

Administrativo

O setor administrativo é seguramente a área mais comum do analista financeiro no mercado de trabalho.

Isso porque esse tipo de serviço administrativo-financeiro é necessário em praticamente toda empresa, ainda mais quando há um alto número de funcionários, o que acaba elevando os gastos com salários, insumos, impostos etc.

Eligis - teste vocacional e profissional

Cursos da área financeira

É comum encontrarmos analistas financeiros atuando no mercado de trabalho que são formados em um dos seguintes cursos de graduação:

Administração

Curso de nível superior que exige ao menos 8 semestres de estudos. O analista financeiro que se forma em Administração costuma atuar no mercado de trabalho em áreas da gestão financeira, desempenhando funções como contas a pagar e gerenciamento de recebíveis.

Economia

Também podendo ser concluída em 4 anos, a graduação em Economia capacita o profissional a atuar como analista financeiro. É válido destacarmos ainda que o analista financeiro que é economista geralmente segue a carreira no ramo de investimentos e especulação financeira.

Ciências Contábeis

A graduação em Ciências Contábeis leva em média 4 anos para ser finalizada e capacita o estudante a ingressar em qualquer empresa que necessita de serviços de planejamento contábil.

Um ponto interessante e que precisa ser ressaltado é que, desses 3 cursos de graduação, Ciências Contábeis é o que mais lida com a parte técnica dos temas de contabilidade. Em outras palavras, é o curso que mais exige conceitos de cálculos e aplicação de matemática financeira.

Onde estudar?

São exemplos de universidades que ofertam essas 3 graduações:

  • Universidade Federal de Minas Gerais — UFMG;
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro — UFRJ;
  • Universidade de São Paulo — USP;
  • Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais — PUC Minas;
  • Universidade Federal da Bahia — UFBA.

Cargos do analista financeiro

Em empresas onde é possível desenvolver um plano de carreira, ou seja, naquelas que oferecem oportunidades para o crescimento profissional dos funcionários, os cargos de analista financeiro são divididos em 3 níveis distintos de hierarquia:

  • analista financeiro Júnior;
  • analista financeiro Pleno;
  • analista financeiro Sênior.
analista financeiro

Analista financeiro Júnior

Como o próprio nome nos sugere, esse cargo é ocupado pelos recém-formados, os quais geralmente não acumulam ainda 5 anos de experiência e estão em fase de constante aprendizado do mercado.

Analista financeiro Pleno

Já o analista financeiro pleno é aquele que, além de ter mais anos de experiência (por volta de 6 a 9 anos) na área, é caracterizado pela conclusão de uma pós-graduação ou algum outro curso de especialização.

Analista financeiro Sênior

Por fim, temos o analista financeiro sênior, que é um cargo caracterizado pelo seu alto nível hierárquico dentro de uma empresa e que geralmente é alcançado após 10 anos de mercado de trabalho.

Quanto ganha um analista financeiro?

De acordo com um dos principais portais de emprego do Brasil, atualmente a média salarial para um analista financeiro é por volta de R$ 3.199,00.

Entretanto, é válido mencionar que esse valor pode mudar conforme o porte da empresa, o custo de vida da cidade e os anos de experiência do profissional.

Mercado de trabalho

Como já mencionamos acima, é grande o leque de empresas que necessitam recorrer aos serviços de um analista financeiro. Em outras palavras, esses profissionais geralmente não encontram grandes dificuldades para sua inserção no mercado de trabalho, podendo atuar em companhias como:

  • bancos;
  • empresas de investimento e de crédito;
  • corporações de consultoria financeira;
  • estabelecimentos comerciais e industriais;
  • quaisquer outras empresas que lidam com elevados fluxos de caixa e número de funcionários.

Sendo assim, após a leitura desse post ficou mais simples de compreender o que faz um analista financeiro e quais são as suas possibilidades de carreira. É interessante ressaltarmos ainda que os profissionais dessa área comumente optam pela formação em Ciências Contábeis, Administração ou até mesmo em Economia.

Agora que você já sabe o que faz um analista financeiro, conheça também quais são as melhores certificações para o mercado financeiro!

Extensivo 2023
Você pode gostar também