Provavelmente você já recebeu alguma ligação de empresa oferecendo produtos ou serviços, não é mesmo? Saiba que esse tipo de comunicação é chamado de telemarketing e que, por trás dos telefones, existem diversos profissionais em vários cargos.

Por esse motivo, a área é muito ampla e oferece muitas oportunidades. Quer saber como é o mercado de trabalho, o que faz e como se tornar um profissional de telemarketing? Então, continue a leitura, pois, neste post, trazemos informações importantes sobre o assunto. Confira!

O que é telemarketing?

Podemos definir telemarketing como um marketing direto em que o telefone é o principal instrumento de comunicação. Por meio dele, a empresa pode oferecer produtos e serviços, além de fazer cobranças, dar suporte ao cliente e melhorar o relacionamento com seu público.

Se você pensa que esse tipo de marketing surgiu há poucas décadas, saiba que ele é mais antigo do que se imagina. A prática começou por volta dos anos 50, depois que houve a invenção da discagem direta e ligação automática. Isso chamou tanto a atenção dos publicitários que logo a função de operador de telemarketing surgiu.

No Brasil, na mesma época, as teleoperadoras — a profissão era exercida apenas por mulheres — das Páginas Amarelas já vendiam os classificados pelo telefone. Nos anos 80, as operadoras de cartão de crédito apostaram no telemarketing, o que fez crescer o meio de comunicação. Hoje em dia, o telemarketing expandiu tomando outras vias de contato, como redes sociais, SMS e e-mails.

Curso de telemarketing

Se você pretende ser um operador de telemarketing, é interessante buscar qualificação. Assim, aprenderá as técnicas de abordagem ao cliente, atendimento, vendas e muito mais. Os cursos de telemarketing podem ser feitos online e têm um custo bem acessível. Algumas empresas também oferecem o curso aos recém-contratados.

Com a capacitação, você se torna mais competitivo no mercado e pode traçar uma ótima carreira dentro de uma empresa de telemarketing. Isso porque a maioria dessas corporações oferece planos em que todos têm oportunidades de crescimento.

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Tipos de telemarketing

Você sabe quais são os tipos de telemarketing? Ele é classificado em 2 grupos: o ativo e o receptivo. Embora, no final, o atendimento seja prestado pelo mesmo meio de comunicação, o que difere aqui é a abordagem. Veja a seguir.

Receptivo

O telemarketing receptivo é quando o cliente entra em contato com a central. Por exemplo, você quer comprar uma linha telefônica e liga para a empresa de telefonia. Dessa forma, o atendimento é receptivo. Esse canal também é muito usado para esclarecer dúvidas, fazer reclamações, solicitar segunda via de conta ou suporte.

É muito comum que, mesmo que a intenção do cliente não seja comprar, os operadores ofereçam serviços ou produtos. Eles são treinados para fazer esse tipo de venda. Afinal, a empresa não quer perder a oportunidade gerada com a comunicação.

Ativo

O telemarketing ativo é aquele em que o operador entra em contato com o cliente, que pode ser com o intuito de vendas, cobrança, relacionamento ou pesquisa. Nesse caso, o profissional deve ter uma boa abordagem e paciência, já que muitas pessoas não gostam de receber esse tipo de ligação.

Entretanto, é uma boa oportunidade de trabalho, já que a maioria das empresas oferece comissões a partir de vendas e contratos. Sendo assim, correndo atrás do cliente, as chances de faturar são mais altas.

telemarketing

Empresas de telemarketing

Existem muitas empresas especializadas em telemarketing. Dessa maneira, as corporações as contratam para prestar o serviço, ou seja, terceirizam essa parte da comunicação, mas não é regra. Há as que preferem ter central própria. A seguir, confira algumas das maiores empresas de telemarketing do país:

  • Atento;
  • Tivit;
  • AeC;
  • Liq (antiga Contax);
  • Almaviva do Brasil;
  • Uranet.

Mercado de trabalho

O mercado de trabalho no telemarketing é bem amplo e cheio de oportunidades. O setor tem um crescimento constante e pede uma demanda grande de profissionais. Além disso, é uma ótima porta de entrada para a vida profissional, já que sempre abre muitas vagas e não exige diploma de ensino superior para operador de telemarketing.

Os requisitos para ser um atendente não são muito exigentes, o que aumenta as chances de conseguir um emprego. Geralmente, as empresas pedem ensino médio, boa comunicação e conhecimentos básicos em informática. Obviamente, se tiver ocurso de telemarketing fica mais fácil tanto conquistar a vaga quanto se dar bem na profissão.

Atualmente, é difícil mencionar qual empresa não precisa de telemarketing. Afinal de contas, o relacionamento com o cliente é algo fundamental para o bom andamento do negócio. Por esse motivo é que o mercado de trabalho é tão promissor para esses profissionais.

Operador de telemarketing: como é a profissão? 

Você sabe exatamente o que faz um operador de telemarketing? Não é só fazer ou receber ligações. O trabalho exige um bom atendimento e conhecimento sobre a área em que se trabalha. Por isso, o profissional precisa ser atencioso, cordial e estar sempre por dentro dos produtos ou serviços que oferece.

O atendente de telemarketing pode atuar tanto por telefone quanto por chat, SMS, rede social ou e-mail. Para vendas, ele usa estratégias voltadas para convencer o consumidor de que o produto ou serviço que ele vende é o ideal para as suas necessidades.

Em outros setores, o atendente faz cobranças, registra os elogios, dá suporte técnico, encaminha segunda via, recebe as reclamações e outras tantas funções. Durante o atendimento, ele precisa seguir um script, e seu trabalho é monitorado para garantir uma boa comunicação.

Em algumas empresas de telemarketing, é possível traçar um plano de crescimento de carreira. Existem diversos cargos além do teleoperador. Confira alguns:

  • supervisor;
  • monitor;
  • assistente de vendas;
  • gestor;
  • multiplicador (treinamento).

O telemarketing é um setor de grande crescimento e que oferece muitas oportunidades. Se você gosta de se comunicar e atender ao público, pode ser uma ótima chance de iniciar uma carreira. Para isso, é interessante se especializar fazendo um curso de telemarketing.

Já sabe qual carreira seguir? Realmente, não é uma escolha fácil de se fazer. Por isso, é preciso contar com ferramentas que ajudem nessa decisão. O teste vocacional é uma delas. Aproveite que está por aqui e saiba mais!

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