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Provavelmente você já recebeu alguma ligação de empresa oferecendo produtos ou serviços, não é mesmo? Saiba que esse tipo de comunicação é chamado de telemarketing e que, por trás dos telefones, existem diversos profissionais em vários cargos.
Por esse motivo, a área é muito ampla e oferece muitas oportunidades. Quer saber como é o mercado de trabalho, o que faz e como se tornar um profissional de telemarketing? Então, continue a leitura, pois, neste post, trazemos informações importantes sobre o assunto. Confira!
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O que é telemarketing?
Podemos definir telemarketing como um marketing direto em que o telefone é o principal instrumento de comunicação. Por meio dele, a empresa pode oferecer produtos e serviços, além de fazer cobranças, dar suporte ao cliente e melhorar o relacionamento com seu público.
Se você pensa que esse tipo de marketing surgiu há poucas décadas, saiba que ele é mais antigo do que se imagina. A prática começou por volta dos anos 50, depois que houve a invenção da discagem direta e ligação automática. Isso chamou tanto a atenção dos publicitários que logo a função de operador de telemarketing surgiu.
No Brasil, na mesma época, as teleoperadoras — a profissão era exercida apenas por mulheres — das Páginas Amarelas já vendiam os classificados pelo telefone. Nos anos 80, as operadoras de cartão de crédito apostaram no telemarketing, o que fez crescer o meio de comunicação. Hoje em dia, o telemarketing expandiu tomando outras vias de contato, como redes sociais, SMS e e-mails.
Curso de telemarketing
Se você pretende ser um operador de telemarketing, é interessante buscar qualificação. Assim, aprenderá as técnicas de abordagem ao cliente, atendimento, vendas e muito mais. Os cursos de telemarketing podem ser feitos online e têm um custo bem acessível. Algumas empresas também oferecem o curso aos recém-contratados.
Com a capacitação, você se torna mais competitivo no mercado e pode traçar uma ótima carreira dentro de uma empresa de telemarketing. Isso porque a maioria dessas corporações oferece planos em que todos têm oportunidades de crescimento.
Tipos de telemarketing
Você sabe quais são os tipos de telemarketing? Ele é classificado em 2 grupos: o ativo e o receptivo. Embora, no final, o atendimento seja prestado pelo mesmo meio de comunicação, o que difere aqui é a abordagem. Veja a seguir.
Receptivo
O telemarketing receptivo é quando o cliente entra em contato com a central. Por exemplo, você quer comprar uma linha telefônica e liga para a empresa de telefonia. Dessa forma, o atendimento é receptivo. Esse canal também é muito usado para esclarecer dúvidas, fazer reclamações, solicitar segunda via de conta ou suporte.
É muito comum que, mesmo que a intenção do cliente não seja comprar, os operadores ofereçam serviços ou produtos. Eles são treinados para fazer esse tipo de venda. Afinal, a empresa não quer perder a oportunidade gerada com a comunicação.
Ativo
O telemarketing ativo é aquele em que o operador entra em contato com o cliente, que pode ser com o intuito de vendas, cobrança, relacionamento ou pesquisa. Nesse caso, o profissional deve ter uma boa abordagem e paciência, já que muitas pessoas não gostam de receber esse tipo de ligação.
Entretanto, é uma boa oportunidade de trabalho, já que a maioria das empresas oferece comissões a partir de vendas e contratos. Sendo assim, correndo atrás do cliente, as chances de faturar são mais altas.
Empresas de telemarketing
Existem muitas empresas especializadas em telemarketing. Dessa maneira, as corporações as contratam para prestar o serviço, ou seja, terceirizam essa parte da comunicação, mas não é regra. Há as que preferem ter central própria. A seguir, confira algumas das maiores empresas de telemarketing do país:
- Atento;
- Tivit;
- AeC;
- Liq (antiga Contax);
- Almaviva do Brasil;
- Uranet.
Mercado de trabalho
O mercado de trabalho no telemarketing é bem amplo e cheio de oportunidades. O setor tem um crescimento constante e pede uma demanda grande de profissionais. Além disso, é uma ótima porta de entrada para a vida profissional, já que sempre abre muitas vagas e não exige diploma de ensino superior para operador de telemarketing.
Os requisitos para ser um atendente não são muito exigentes, o que aumenta as chances de conseguir um emprego. Geralmente, as empresas pedem ensino médio, boa comunicação e conhecimentos básicos em informática. Obviamente, se tiver ocurso de telemarketing fica mais fácil tanto conquistar a vaga quanto se dar bem na profissão.
Atualmente, é difícil mencionar qual empresa não precisa de telemarketing. Afinal de contas, o relacionamento com o cliente é algo fundamental para o bom andamento do negócio. Por esse motivo é que o mercado de trabalho é tão promissor para esses profissionais.
Operador de telemarketing: como é a profissão?
Você sabe exatamente o que faz um operador de telemarketing? Não é só fazer ou receber ligações. O trabalho exige um bom atendimento e conhecimento sobre a área em que se trabalha. Por isso, o profissional precisa ser atencioso, cordial e estar sempre por dentro dos produtos ou serviços que oferece.
O atendente de telemarketing pode atuar tanto por telefone quanto por chat, SMS, rede social ou e-mail. Para vendas, ele usa estratégias voltadas para convencer o consumidor de que o produto ou serviço que ele vende é o ideal para as suas necessidades.
Em outros setores, o atendente faz cobranças, registra os elogios, dá suporte técnico, encaminha segunda via, recebe as reclamações e outras tantas funções. Durante o atendimento, ele precisa seguir um script, e seu trabalho é monitorado para garantir uma boa comunicação.
Em algumas empresas de telemarketing, é possível traçar um plano de crescimento de carreira. Existem diversos cargos além do teleoperador. Confira alguns:
- supervisor;
- monitor;
- assistente de vendas;
- gestor;
- multiplicador (treinamento).
O telemarketing é um setor de grande crescimento e que oferece muitas oportunidades. Se você gosta de se comunicar e atender ao público, pode ser uma ótima chance de iniciar uma carreira. Para isso, é interessante se especializar fazendo um curso de telemarketing.
Já sabe qual carreira seguir? Realmente, não é uma escolha fácil de se fazer. Por isso, é preciso contar com ferramentas que ajudem nessa decisão. O teste vocacional é uma delas. Aproveite que está por aqui e saiba mais!