Participando de forma decisiva no nosso Produto Interno Bruto (PIB), aAgronomia é uma dasáreas mais importantes para a economia nacional, principalmente no quesito geração de novos postos de trabalho. Contudo, mesmo se tratando de um setor fundamental para o país, nem todos sabem, de fato, o que é Agronomia e quais são as suas respectivas áreas.

Extensivo 2023

Em vista disso, com o intuito de detalhar os principais pontos acerca desse campo do conhecimento, preparamos um conteúdo abordando ocurso de Agronomia, o que é Engenharia Agronômica, o mercado de trabalho da área e muito mais. Boa leitura!

O que é Agronomia?

A Agronomia é uma área multidisciplinar (contendo parte das exatas, ciências naturais e economia) e a grande responsável por dar suporte técnico e científico para os mais diversos ramos da agropecuária.

Com isso, é por meio da Agronomia que são desenvolvidas as melhores técnicas de plantio, colheita, abate de animais, produção frigorífica e demais setores agrícolas.

A importância da Agronomia

Engana-se quem acha que a produção de grãos (milho, soja, café e entre outros) e carnes, por exemplo, são processos simples e de baixa complexidade.

Isso, porque, além de produzir esses alimentos, as empresas desse ramo precisam se preocupar com uma série de outros fatores, tais como: técnicas para estocagem; transporte seguro e eficiente; otimização dos processos de produção; minimização dos custos com energia; redução de impactos ambientais etc.

E é neste contexto que ganha relevância a Agronomia, já que é por meio do profissional agrônomo que essas empresas conseguem aperfeiçoar seus métodos de produção sem que isso represente, necessariamente, custos elevados.

agronomia

Exemplo de atuação da Agronomia

Durante décadas, um dos maiores problemas ambientais da agropecuária brasileira era o seu desperdício de água, principalmente quando se tratava de irrigação de grandes propriedades rurais.

Com o passar dos anos e a crescente necessidade de métodos mais econômicos e eficientes para a irrigação, a ciência agronômica desenvolveu a irrigação de precisão, que nada mais é do que um sistema que distribui a canalização da água em meio à plantação e regula a vazão da água de forma inteligente.

Esse é apenas um exemplo de solução agropecuária desenvolvida pela Agronomia. Todos representam benefícios para os produtores, a sociedade e, acima de tudo, o meio ambiente.

Curso de Agronomia

Sendo ofertado na modalidade bacharelado, o curso de Agronomia, geralmente, pode ser concluído em 5 anos (ou 10 semestres letivos) e é composto por disciplinas de várias áreas da ciência, desde exatas até humanas.

Como exemplos de matérias que são estudadas nessa graduação, podemos destacar:

  • Bioquímica;
  • Cálculo I;
  • Física Aplicada à Agricultura;
  • Agrometeorologia e Climatologia;
  • Hidráulica para Irrigação;
  • Mecanização Agrícola;
  • Sociologia Rural;
  • Zoologia e Parasitologia Aplicada à Agronomia;
  • Administração e Gestão da Empresa Rural;
  • Extensão Rural e Desenvolvimento;
  • Zootecnia Aplicada.
Eligis - teste vocacional e profissional

Onde estudar

Disponibilizado tanto poruniversidades públicas quanto pelas particulares, são exemplos de instituições que oferecem o curso de Agronomia:

  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí;
  • Universidade Federal de Campina Grande;
  • Universidade do Estado de Mato Grosso;
  • Universidade Estadual do Rio Grande do Sul;
  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão;
  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina;
  • Universidade Federal da Paraíba;
  • Universidade Norte do Paraná;
  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo;
  • Centro Educacional Anhanguera.

O que é Engenharia Agronômica?

A Engenharia Agronômica apresenta muitas semelhanças com a Agronomia, até porque ela também é uma área voltada para dar suporte técnico à agropecuária. Contudo, a sua principal diferença é que ela é mais focada no desenvolvimento de tecnologias, seja para a mecanização agrícola, seja para criação de melhores fertilizantes.

Outro ponto interessante é que a Engenharia Agronômica é um curso com características mais predominantes da área de exatas, ou seja, matérias que envolvem cálculos matemáticos e conceitos físicos fazem parte de, praticamente, toda a grade curricular do curso.

Mercado de trabalho

Como já destacamos, a Agronomia tem um enorme espaço na economia do país, fato que garante ótimas possibilidades de emprego para os profissionais do ramo.

Em relação às melhores regiões para o mercado de trabalho em Agronomia, sem dúvidas, Centro-Oeste e Sul lideram, até porque nesses locais há uma maior concentração de produção agropecuária do país.

Para sermos ainda mais precisos, estados como Mato Grosso, Goiás, Rio Grande do Sul e Santa Catarina são os principais polos agrícolas do país, o que implica na atuação de várias empresas desse ramo e, consequentemente, na abertura de mais vagas para os agrônomos.

Áreas de atuação 

Por se tratar de uma ciência multidisciplinar, é esperado que a Agronomia apresente várias ramificações e possibilidades no mercado de trabalho.

Desse modo, ganham destaque:

  • combate a pragas — atuando com o desenvolvimento de defensivos agrícolas mais eficientes e menos agressivos;
  • processamento de produtos agropecuários — visando otimizar processos de produção e reduzir perdas;
  • administração rural — realizando a gestão de uma propriedade rural;
  • mecanização agrícola — trabalhando com a manutenção e o desenvolvimento de máquinas agrícolas;
  • nutrição animal — pesquisando os melhores alimentos para o rebanho;
  • manejo do solo — garantindo que o solo se mantenha nutrido para a produção rural.

Agronomia: salários

De acordo com um dos principais portais de vagas e empregos do Brasil, aremuneração média de um agrônomo pode variar de R$ 2.578,00 (para quem está em início de carreira) até cerca de R$ 5.560,00 (para os profissionais com mais anos de experiência no mercado).

Vale ressaltar, ainda, que essa faixa salarial é apenas uma estimativa, visto que há vários outros parâmetros que interferem nesses valores, como porte da empresa, custo de vida da cidade e qualidade da formação do agrônomo.

Após a leitura deste post, fica mais simples de entender o que é Agronomia, como esse curso funciona e quais são as principais possibilidades para o mercado de trabalho. 

Tenha em mente, também, que esse curso é composto por disciplinas de várias áreas; ou seja, para ingressar nessa graduação, oestudante precisa levar em consideração que verá desde matemática até sociologia rural.

Agora que você já sabe como é a área da Agronomia, leia, também, sobre o que é umteste vocacional e descubra qual é o seu perfil profissional!

Extensivo 2023
Você pode gostar também