O gestor público é o profissional responsável pela organização dos serviços governamentais, tanto na esfera municipal, quanto na estadual e federal. Ele alinha conhecimentos de administração e empreendedorismo, passando por tecnologia e estratégias, sempre com foco nas melhores decisões.

Extensivo 2023

Entenda mais sobre essa carreira, acompanhando o nosso post!

Qual é o salário de quem faz gestão pública?

Gestores públicos podem chegar a ganhar mais de R$ 20 mil em cargos comissionados ou de carreira, por meio de aprovação em concurso público.

No entanto, a média salarial é R$ 2.688 para quem está começando na carreira.

O que faz um gestor público?

Existem várias atribuições destinadas a um gestor público, como o planejamento e gerenciamento dos processos dentro de um órgão municipal, estadual ou federal. Veja mais ações no dia a dia:

  • coordenação de equipes;
  • introdução de medidas para aumentar a produtividade;
  • coordenação política;
  • controle do orçamento e licitações;
  • organização logística;
  • campanhas públicas.

Áreas de atuação

A atuação de um gestor público é bem ampla, indo desde ONGs até a assessoria política. Ele pode ser assessor de um vereador, deputado, senador e prefeito. Há, ainda, oportunidades em consultorias e, também, nos concursos públicos.

Faculdades de Gestão Pública

Veja algumas faculdades que oferecem o curso de Gestão Pública na modalidade EAD:

Eligis - teste vocacional e profissional

Mercado de trabalho

O Brasil tem mais de 5.000 municípios. Todos eles possuem Câmara, governos estaduais e uma ampla máquina federal. São os locais de trabalho para o gestor público.

Além disso, há as autarquias, ou seja, trata-se de uma carreira promissora, principalmente para quem faz especializações. Dessa maneira, ser gestor público é uma boa opção para quem gosta de organização e tem espírito de liderança.

E aí, curtiu essa profissão? Quer saber se é mesmo a sua cara? Então faça agora o nosso teste vocacional!

Extensivo 2023
Você pode gostar também