Uma das maiores dúvidas dos jovens que terminaram o Ensino Médio é sobre a escolha da carreira. Com tantos desafios no mercado de trabalho, decidir sobre a melhor profissão para o seu perfil é fundamental para uma vida profissional de sucesso. Se você gosta da área da saúde, um teste vocacional de enfermagem pode ajudar nesse momento.

Extensivo 2023

Cada profissão tem características particulares, e, durante a graduação, você terá a oportunidade de desenvolver e aprimorar algumas competências que serão essenciais para a sua rotina de trabalho. Continue a leitura e confira se o Curso de Enfermagem é a melhor opção para você!

Teste vocacional: enfermagem

Afinal,o que é um teste vocacional? A ferramenta funciona como uma análise de personalidade, visando a identificar características que podem ser associadas a uma carreira ou área profissional. O teste vocacional de enfermagem age da mesma forma, mas é específico para o curso em questão.

Em geral, esses testes são desenvolvidos com base na teoria das Inteligências Múltiplas, desenvolvida pelo psicólogo Howard Gardner. As perguntas são criadas com o objetivo de fazer você refletir e conhecer um pouco mais sobre a profissão.

O resultado apresentado no teste vocacional não é definitivo, mas ajuda a nortear a sua decisão. Você pode utilizá-lo para reforçar suas ideias ou descobrir novas possibilidades, mas é importante sempre priorizar seus gostos e suas metas no momento de escolher sua profissão.

Agora que você já sabe o que é teste vocacional, é hora de fazer o seu teste com o App da Orientu para ajudar na sua escolha!

Habilidades e competências da profissão

O enfermeiro precisa desenvolver diversas habilidades e competências durante a faculdade e aprimorá-las ao longo da carreira. Confira algumas características que são fundamentais para o bom desempenho do profissional.

Ética

Ética é fundamental na vida do profissional de enfermagem. A garantia do sigilo das informações e o respeito à privacidade estão entre as principais determinações descritas pela Ordem dos Enfermeiros.

Cuidado com o próximo

As principais missões do enfermeiro são cuidar do próximo e promover a saúde da população. É seu dever participar de ações que objetivam o bem-estar das pessoas, por meio do tratamento e da prevenção de doenças.

Por isso, saber lidar com diferentes pessoas, ter cuidado e paciência no atendimento aos pacientes e gostar desse contato é fundamental para a qualidade do trabalho.

Responsabilidade e organização

Gerir o tempo de forma eficaz, ter organização e manter os procedimentos médicos em ordem são essenciais na rotina do enfermeiro. Afinal, outras pessoas dependem diretamente do trabalho desse profissional.

Eligis - teste vocacional e profissional

Empatia e respeito

Lidar com pessoas exige respeito. Se você pretende atuar na área da saúde, precisa ter isso sempre em mente, porque será necessário tratar com indivíduos já fragilizados por sua condição.

Então, uma característica que não pode faltar em nenhum enfermeiro é a capacidade de se colocar no lugar do outro, assim como respeitar as escolhas do paciente. Além disso, a tolerância às diferenças, como costumes, valores e crenças espirituais, também é muito importante.

Trabalho em equipe

A colaboração com outros profissionais e a boa relação em equipes multidisciplinares são fatores que fazem a diferença na carreira do enfermeiro. Assim, a facilidade de se comunicar e de lidar com diferentes posicionamentos são habilidades trabalhadas desde os primeiros anos de faculdade.

Liderança

O enfermeiro deve estar pronto para delegar tarefas, assumir a liderança e supervisionar o trabalho de outros profissionais. Essa habilidade pode ser facilmente desenvolvida com treinos comportamentais.

Perfil do enfermeiro

Conhecer operfil profissional do enfermeiro é fundamental para saber se a área combina com você.

Gostar de atender pessoas

Essa é uma das principais características do enfermeiro. Então, você deve perguntar-se se gosta de atender pessoas. A profissão também exige uma boa comunicação, a fim de demonstrar tranquilidade, clareza e confiança ao conversar e explicar os procedimentos aos médicos, pacientes e familiares.

Ter raciocínio humanizado

Como muitos pacientes apresentam um estado de saúde delicado, é fundamental que o enfermeiro possa prestar uma assistência humanizada e atenciosa, o que faz toda a diferença para o bem-estar das pessoas. Para isso, o profissional deve ser paciente e mostrar empatia, com o objetivo de acolher e oferecer um atendimento de qualidade.

Ter estabilidade emocional

A pressão durante o Curso de Enfermagem e no dia a dia profissional é muito comum. É fundamental ter estabilidade emocional para manter a calma e lidar com situações delicadas.

Carreira do profissional

O enfermeiro promove, restabelece e mantém a saúde das pessoas, sempre em conjunto com outros profissionais, como médicos,fisioterapeutas e nutricionistas. Ele é fundamental em hospitais e centros de saúde e pode atuar prestando atendimento domiciliar.

O profissional é responsável por alimentar, administrar medicamentos, alimentar e fazer os curativos nos pacientes. Também é possível atuar na saúde coletiva, fazendo trabalhos educativos ou prevenindo doenças.

Entre as áreas da enfermagem que você poderá escolher, estão:

  • geral – comandando equipes de auxiliares e técnicos;
  • geriátrica – atendendo idosos;
  • obstétrica – prestando assistência a gestantes, lactantes e parturientes, acompanhando nos exames e auxiliando os médicos no parto;
  • pediátrica – acompanhando e analisando o desenvolvimento das crianças, bem como orientando os pais nos cuidados com o recém-nascido e incentivando o aleitamento materno;
  • enfermagem do trabalho – acompanhando programas de manutenção e prevenção da saúde dos funcionários e dando atendimento nos ambulatórios de empresas.

Faculdade de Enfermagem

É possível cursar Enfermagem em faculdades públicas e privadas de todo o Brasil. Parte da grade curricular do curso é composta por matérias generalistas da área da saúde, para que os alunos entendam o funcionamento e a estrutura do organismo humano. Algumas disciplinas que fazem parte desse grupo são:

  • Fisiologia;
  • Genética;
  • Anatomia;
  • Biologia Celular;
  • Histologia.

No entanto, a maior parte das disciplinas preparam os estudantes para o exercício de sua profissão. Entre os temas abordados, estão: saúde da família, cuidado com idosos, crianças e pessoas em situação de risco etc.

Fazer um teste vocacional de enfermagem é fundamental para entender se você se identifica com a profissão. A carreira é muito importante porque lida diariamente com pessoas e promove o bem-estar delas. É comum encontrar pacientes que estão em posições extremamente vulneráveis. Por isso, esse cuidado resulta em grandes desafios.

Faça agora o seu teste vocacional de enfermagem!

teste vocacional da Orientu possui uma abordagem que une as melhores práticas de orientação profissional com a tecnologia. Para ter uma ideia, a nossa metodologia já ajudou mais de 1 milhão de pessoas em suas decisões profissionais, através de uma experiência única e que torna esse momento tão difícil em algo muito mais simples, prático e efetivo.

Para saber se você tem o perfil para cursar Enfermagem, você pode fazer o seu teste vocacional grátis com a gente! Em poucos minutos você terá o resultado em mãos.

Gostou de saber mais sobre o assunto? Para ajudar ainda você na sua decisão de carreira, saiba que a Orientu agora tem uma Trilha de Orientação Profissional com diversos conteúdos exclusivos para ajudar você a fazer a melhor escolha. Saiba mais!

Extensivo 2023
Você pode gostar também