mulher com fone de ouvindo vendo tela do computador: cursos ead

Você está em busca de curso Enem na SuperProf? Não deixe para fazer isso no último minuto. 

Embora alguns alunos pareçam gostar de estudar no último minuto, é amplamente aceito que (para a maioria de nós) essa não é a melhor maneira de abordar nenhum tipo de prova. 

A hora de começar a prova do ENEM pode ser muito estressante, pois coloca muita pressão sobre os alunos para que tenham um bom desempenho. 

No entanto, há várias coisas que você pode fazer para se preparar de maneira mais eficaz para o exame. 

Inclusive, é importante ressaltar que é um mito que os alunos deveriam estar estudando em um dia por 12 a 14 horas para obter notas altas, e isso não se aplica a todas as situações.

Na verdade, durante esse tempo, é importante se concentrar em quanto você estudou e não em quanto tempo você estudou. 

Neste post, discutiremos algumas dicas importantes para alunos se prepararem para o ENEM e que os ajudarão a estudar de maneira mais inteligente e a se destacar em seus estudos.

Confira!

Como se preparar para o ENEM

Ao começar a preparação para o ENEM, muitos alunos têm dúvidas sobre o que realmente podem fazer para obter bons resultados no momento de fazer a prova. 

Aqui está uma lista com algumas dicas muito importantes para se preparar para fazer o ENEM e obter o melhor resultado possível. 

1. Comece sua preparação cedo

Começar cedo com sua preparação para a prova lhe dará tempo suficiente para revisar tudo o que você já estudou. Portanto, não deixe nada para o último momento e certifique-se de que entendeu bem o assunto. Isso tornará a revisão muito mais fácil.

Você também pode definir um cronograma para gerenciar seu tempo de forma eficaz. Primeiro, anote a data da prova e as matérias que irá estudar. Em seguida, configure seu cronograma de estudos de acordo.

Lembre-se de que você pode querer dedicar mais tempo de preparação a alguns assuntos do que a outros, portanto, tente alcançar um equilíbrio de acordo com sua conveniência.

2. Organize o seu espaço de estudo

Antes de se sentar para se preparar para o ENEM, certifique-se de que tudo ao seu redor está organizado. Você deve ter espaço suficiente para manter suas anotações e livros. 

Além disso, você precisa garantir que sua cadeira seja confortável, que haja iluminação suficiente no ambiente e que não haja nada ao seu redor que possa distraí-lo, como Televisão, por exemplo. 

Ao se preparar para a prova, você precisa se sentir o mais confortável possível e evitar todas as distrações para se concentrar mais nos estudos. Além disso, também precisa organizar todo o seu material de estudo antes de iniciar a preparação.

Portanto, coloque suas anotações em ordem, verifique se você tem todas as apostilas, escreva seus próprios resumos para cada capítulo de seu livro e prepare um esboço do assunto para que possa usá-lo como uma referência de última hora.

Manter tudo em ordem é uma das principais dicas de estudo que os alunos devem ter em mente. Ele oferecerá um ambiente confortável e o ajudará a manter o foco durante a preparação.

3. Revise e pratique questões de provas antigas

Revisar e praticar questões de provas antigas é uma das maneiras mais eficazes de aprender como se preparar para o ENEM. Isso ajuda você a se familiarizar com o formato e a estrutura das perguntas.

Se possível, experimente cronometrar-se ao praticar a prova antiga, isso o ajudará a saber quanto tempo está gastando em cada uma delas.

Você pode obter provas e gabaritos anteriores diretamente pelo site do Governo ou em cursos preparatórios, caso esteja fazendo ou pense em fazer algum para te ajudar com a preparação para a prova. 

4. Defina metas de estudo

Para cada sessão de estudo, estabeleça uma meta para manter o controle do que você está estudando ou revisando. 

Você pode anotar seus objetivos de estudo assim que começar sua sessão de estudo ou pode defini-los no final da sessão para a próxima. 

Aqui estão alguns exemplos de metas de estudo que você pode definir:

  • Vou trabalhar pelo menos cinco equações.
  • Vou examinar e resumir os capítulos 5 e 6. 
  • Vou entender e aprender os conceitos-chave que foram ensinados nas semanas 2 a 4 aulas.

5. Faça uso de diagramas e fluxogramas

Ao revisar ou se preparar para um exame, recursos visuais podem ser realmente úteis. 

Portanto, primeiro tente fazer anotações de tudo o que você sabe sobre um determinado tópico e, em seguida, quando os exames estiverem próximos, compacte essas anotações em um diagrama de uma página.

Ter suas ideias registradas neste formato permitirá que você se lembre facilmente de tudo o que precisa saber durante a realização do exame.

6. Reúna-se com amigos para sessões de estudo

Organizar sessões de estudo com seus amigos é uma das dicas de estudo de exame mais importantes para estudantes, pois ajuda você a obter respostas para todas as suas perguntas e vice-versa. 

No entanto, você precisa ter certeza de não perder tempo e manter o foco em aprender a importância da preparação para os exames.

Estudar com seus amigos ou colegas também é uma ótima maneira de se desafiar e seguir em frente em direção ao seu objetivo.

7. Faça intervalos regulares

Embora possa parecer que estudar por mais horas pode resultar em mais produtividade, na verdade é o oposto. Isso pode te esgotar totalmente, deixando você sem energia para estudar e reter conhecimento. 

Portanto, é essencial fazer pausas regulares para maior retenção de informações e para refrescar sua mente.

Sempre tenha em mente que cada pessoa é diferente, então o que funciona para você pode não funcionar para os outros. Ao criar uma rotina de estudo, considere fazer intervalos quando for melhor para você. 

Por exemplo, se você estudar melhor à noite, faça uma pausa mais cedo. E se você é mais produtivo pela manhã, comece a estudar antes de fazer uma pausa na hora do almoço.

Conclusão

É importante que você considere as dicas para se preparar para o ENEM que foram mencionadas acima para obter o máximo de resultado em sua prova. 

No entanto, pode haver outras coisas que funcionam melhor para você, então explore todas as opções e peça aos seus amigos para descobrir como eles estão se preparando para a prova – algumas das dicas de estudo também podem ajudá-lo.

Caso esteja realizando algum curso preparatório, ou vá iniciar um, converse com os seus professores para tirar as suas dúvidas. Se você está cursando o ensino médio, também busque por orientação de seus professores na escola. 

Esperamos que tenha gostado das dicas e que elas realmente te ajudem a se preparar para a prova. Boa sorte! 

Você pode gostar também