Muitos vestibulandos já ouviram falar sobre o curso de Teologia nas escolas, na mídia ou mesmo nas comunidades religiosas que frequentam com a família. Porém, a verdade é que são poucos os que conseguem dizer com precisão como é essa formação e para que tipo de carreira ela prepara o universitário.

Extensivo 2023

Com isso, é de se esperar que vários deles fiquem em dúvida se essa é uma boa alternativa de graduação e se vale a pena investir na profissão. Por esse motivo, resolvemos descomplicar o assunto e ajudá-lo a entender o que, de fato, é essa área e o que se esperar dela. Acompanhe e saiba mais!

O teólogo é o profissional que se dedica ao estudo e à pesquisa das religiões. Porém, ele não apenas cataloga e traça as estruturas internas de cada crença. É um trabalho mais profundo que isso.

Ele busca analisar as religiões considerando o contexto de formação delas e os aspectos sociais, culturais, linguísticos e éticos que proporcionaram sua origem.

Além disso, o teólogo faz uma investigação histórica de como determinadas correntes influenciaram o curso de vários eventos (das guerras à expansão de países no mundo) e contribuíram para o cenário atual no Ocidente e no Oriente. É uma profissão muito desafiadora e que requer um empenho imersivo constante no trabalho.

Curso de Teologia

O curso de Teologia é um bacharelado, o que significa que você terá contato, de forma generalista, com diferentes conteúdos e segmentos da profissão ao longo da sua formação. Assim, ao se formar, você estará apto a trabalhar em diferentes cargos e setores do mercado.

Um ponto interessante dessa graduação é que, dependendo da instituição de ensino escolhida, a duração dela pode variar para mais ou menos tempo. Em algumas faculdades, ela será de quatro anos.

Já em outras, pode durar cerca de seis ou sete semestres. Na grade curricular costumam constar disciplinas como as que são apresentadas abaixo. Veja!

Eligis - teste vocacional e profissional

Teologia Bíblica

Por meio dessa disciplina, os estudantes se aprofundam na análise antropológica e no detalhamento crítico-reflexivo dos textos presentes tanto no Antigo Testamento quanto no Novo Testamento.

Teologia Católica

Aqui, são discutidos os sacramentos, dogmas, a eucaristia e os sistemas de divisão e/ou centralização de poder dentro da corrente religiosa ao longo da história e diante dos processos de reformulação que a Igreja passou no período moderno.

História da Igreja no Brasil

Nessa matéria, é apresentado o processo de inserção de matrizes religiosas externas às praticadas pelos povos indígenas no território nacional e como elas dialogavam com o cenário político, colonial e escravocrata.

livro curso de teologia

Curso de Teologia a distância

Além da possibilidade de estudar presencialmente, você tem a opção de se matricular em um curso de Teologia online. Essa é uma alternativa que tem crescido muito entre os estudantes universitários pela comodidade e flexibilidade que ela traz.

Por exemplo, você acompanha os conteúdos de cada disciplina, faz atividades e interage com professores e colegas sem precisar sair de casa. Para completar, pode definir os dias e horários em que prefere assistir às aulas e rever as matérias do semestre, tudo de acordo com o seu ritmo de aprendizado e as suas preferências na hora de estudar.

Ou seja, essa modalidade proporciona muito mais autonomia para o estudante. Como se isso não fosse o bastante, ao fazer um curso de Teologia EaD é possível otimizar os horários livres e aproveitar para já se inserir no mercado de trabalho, ganhando experiência profissional e se tornando independente financeiramente.

Onde estudar Teologia?

Conforme mostra o levantamento de 2019 do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), nenhuma universidade federal ou estadual do país oferece o curso de Teologia. Para se matricular, é necessário prestar vestibular para uma instituição particular. Ao todo, há 152 que disponibilizam essa formação. Entre elas, estão:

Outro dado interessante que o órgão traz diz respeito ao número de vestibulandos que se candidataram a uma vaga nesse curso em todo o território nacional. Em 2019, foram 53.122 inscritos. No entanto, apenas 30.286 garantiram uma vaga. 

Curso de Teologia grátis

“Se essa graduação só é encontrada em faculdades particulares, isso significa que não há curso de Teologia grátis, não é mesmo?”, você deve estar se questionando. Por isso, saiba que a resposta é que, infelizmente, não há essa opção. No entanto, não se desespere antes do tempo preocupado se terá ou não como arcar com as mensalidades dessa formação, ok?

O motivo disso é que muitas instituições oferecem soluções para essa questão. Por exemplo, elas aceitam o ProUni e o Fies que são as modalidades de bolsa e financiamento estudantil, respectivamente, disponibilizados pelo Governo Federal.

Além disso, algumas faculdades permitem financiamentos privados, ofertam sistemas próprios de parcelamento das mensalidades e contam com convênios com instituições (como o Quero Bolsas e o Educa Mais Brasil) que dão bolsas parciais para estudantes nos mais diferentes cursos.

Isso sem mencionar que há instituições que dão descontos e bolsa por mérito acadêmico ao longo da sua graduação. Portanto, não faltam alternativas para facilitar o seu ingresso no ensino superior.

Mercado de trabalho

O teólogo tem boas oportunidades no mercado. Muitos atuam, prioritariamente, em instituições de ensino superior, em centros de pesquisa religiosa, em redes de evangelização e organizações assistenciais.

Contudo, não é difícil encontrar aquele que exploram outros setores e fazem carreira em companhias editoriais e em agências de assessoria sobre a história da religião para produtoras audiovisuais.

Quanto à remuneração mensal do teólogo, a pesquisa nacional do site Salário mostrou que ela não fica a desejar. O valor é de, aproximadamente, R$ 3.183,44 para uma das jornadas de trabalho mais curtas do mercado: apenas 29 horas por semana. Bem interessante, não é? Além disso, com os anos de profissão, você pode alcançar um vencimento de R$ 7.563,56.

Deu para ver que fazer um curso de Teologia pode não só ser uma boa oportunidade para aprender mais sobre a sua própria fé, mas também para conhecer a história da humanidade e como ela foi (e é) moldada ao longo do tempo.

De quebra, ao se formar, você ainda tem um vasto mercado para explorar e boas expectativas salariais. Portanto, é hora de começar a considerar sua vocação para esse campo!

Extensivo 2023
Você pode gostar também