A internet chegou há pouco mais de 20 anos e revolucionou nossas vidas em vários setores, inclusive na educação. No começo, o ensino a distância era visto com desconfiança. Porém, hoje, ele é não só valorizado, mas muito bem aceito pelo mercado.

Extensivo 2023

É possível encontrar desde um curso técnico gratuito EAD até uma pós-graduação em faculdades renomadas.

Se você deseja entrar nessa onda e estudar em casa, confira a lista que preparamos com os melhores cursos EAD gratuitos com certificado para turbinar o seu currículo. Boa leitura!

Veja 11 cursos EAD gratuitos com certificado

Na hora de procurar bons cursos gratuitos EAD (on-line) com certificado, você deve avaliar a instituição de ensino e checar se ela é bem conceituada. Afinal, de nada adianta encher seu currículo de formações EAD de escolas que não têm credibilidade.

Sendo uma faculdade bem avaliada pelo MEC, como a Anhanguera EAD, ou uma escola técnica de qualidade reconhecida, como a que oferece os cursos EAD gratuitos Senai, as opções são muitas! Conheça algumas delas, a seguir.

Desenvolvimento da Carreira

Oferecido pela Aliança Brasileira pela Educaçãoem parceria com a Cogna, esse curso livre tem duração de 20 horas. Seu objetivo é mostrar que existem passos a serem seguidos para se alcançar um resultado e que o sucesso profissional não depende de sorte ou azar.

Nesse portal, há outros cursos em várias áreas, como saúde e educação, além de um núcleo especializado em cidadania, com temas que vão de Direito Penal a Meio Ambiente.

Introduction to Psychology

Por meio da Coursera, uma plataforma conveniada com mais de 200 universidades do mundo todo, você pode fazer gratuitamente esse curso da renomada Yale University.

Com duração de 15 horas, ele oferece uma análise científica da mente humana para nível iniciante. O curso está em inglês, mas há legendas em português.

Também é possível, na Coursera, aprender coreano, matemática, estratégias de vendas e muito mais!

Noções Básicas de Computadores

Essa é uma das formações que o Brasil Mais Digital oferece em parceria com a Microsoft. Sim, a gigante da informática explica os componentes do computador, como funcionam e, ainda, explora a forma como essa máquina modificou hábitos de vida pessoal e de trabalho.

Seguindo essa trilha de aprendizagem, você pode cursar também:

  • A Internet, os Serviços de Nuvem e a World Wide Web;
  • Programas de Produtividade;
  • Estilos de Vida Digitais;
  • Aprendendo a Programar.
homem focado estudando no computador: cursos EAD gratuitos com certificado

Os Desafios da Prospecção em Vendas

Representantes comerciais ou qualquer pessoa que trabalhe ou deseje atuar com vendas é o público-alvo desse curso oferecido pelo Ietec (Instituto de Educação Tecnológica). São apenas 2 horas de formação, mas com excelentes dicas de comportamento e reflexões sobre a atividade.

O Instituto é especializado em cursos de pós-graduação nas áreas de negócios, contabilidade e engenharia. Por isso, a qualidade do EAD em cursos gratuitos é a mesma dos pagos. Essa é uma chance de aprimorar o conhecimento e enriquecer o currículo, mesmo que você ainda esteja cursando a graduação.

Dengue: Casos Clínicos para Atualização do Manejo

Essa é uma das formações mais procuradas por profissionais de saúde entre os cursos EAD gratuitos do Ministério da Saúde, com mais de 20 mil matriculados só em maio de 2021.

Existem diversas outras opções oferecidas pela Rede UNA-SUS (Universidade Aberta), em modalidades como extensão, aperfeiçoamento, especialização e até mestrado.

  • Avaliação Multidimensional da Pessoa Idosa;
  • Políticas Públicas de Saúde;
  • Epidemiologia: Conceitos e Aplicabilidade no SUS.

Cursos EAD gratuitos do Senai

De modo geral, as instituições do chamado Sistema S (Senai, Sesi, Senac, Senat, entre outras) estão entre as mais procuradas por quem quer fazer cursos EAD gratuitos com certificado.

Embora essas organizações ofereçam cursos técnicos pagos, existe uma ampla oportunidade de formação complementar, inclusive para estudantes de outras escolas.

Veja algumas das áreas e dos cursos que podem ser feitos no Senai em todo o país.

Automação

  • Desvendando a Indústria 4.0.

Construção Civil

  • Desenho Arquitetônico;
  • Projeto de Hidráulica com as Bibliotecas BIM Amanco Wavin.

Gestão

  • Empreendedorismo;
  • Privacidade e Proteção de Dados (LGPD);
  • Propriedade Intelectual;
  • Segurança do Trabalho.

Logística

  • Logística: 5s e Almoxarifado.

Meio Ambiente

  • Consumo Consciente de Energia;
  • Educação Ambiental.

Metalmecânica

  • Metrologia.

Tecnologia da Informação

  • Tecnologia da Informação e Comunicação;
  • Introduction to Cybersecurity;
  • Cybersecurity Essentials;
  • Desvendando o BIM: Building Information Modeling;
  • Desvendando o Blockchain;
  • Get Connected.

Telecomunicações

  • HCIA – 5G: Indústria de Aplicações HUAWEI.

Listamos aqui alguns cursos gratuitos com duração de até 20 horas e que emitem certificado de conclusão.

Na plataforma do Senai, porém, você vai encontrar mais opções de cursos EAD gratuitos Senai com duração maior (40 ou 70 horas) e valores satisfatórios. Já pensou em pagar menos de 100 reais por uma formação de iniciação profissional em Panificação, Vestuário ou Robótica?

Sem contar que, nessa linha e com a mesma qualidade, também há a formação do Senac EAD com cursos gratuitos.

Como funciona o ensino a distância?

Para obter um certificado de um dos cursos EAD gratuitos, é preciso ter uma boa conexão com a internet e um equipamento básico. Em alguns casos, o aparelho celular pode servir para assistir às aulas.

Após se inscrever no site e no curso escolhido, a plataforma vai liberar seu acesso aos módulos ou às aulas. O estudante pode assistir tudo de uma vez, no caso de um curso de curta duração, ou ir cumprindo as etapas pouco a pouco — tudo vai depender do tipo de curso e da sua disponibilidade.

Alguns cursos exigem uma pontuação mínima em uma prova final; outros já optam por avaliações parciais, ao término de cada módulo, mas a grande maioria dos cursos gratuitos EAD com certificado disponibilizam-no assim que todo o conteúdo é cumprido pelo aluno.

Depois, é só pegar o link e imprimir ou postar no seu LinkedIn.

O ensino a distância chegou para ficar e, depois da pandemia, tornou-se uma forma de acesso ainda mais relevante para a população. É claro que nem todos os cursos se encaixam nesse perfil.

Não é possível, por exemplo, fazer uma faculdade de Direito EAD ou uma graduação em Medicina, embora muitas engenharias já funcionem no modelo semipresencial, que une o presencial ao EAD.

Seja um curso técnico EAD gratuito, seja uma iniciação profissional, ou até uma graduação, os cursos EAD gratuitos com certificado estão à sua disposição! Não sabe ainda o que fazer? 

Confira os tipos de profissão para ajudar você a encontrar a sua!

Extensivo 2023
Você pode gostar também