Você decidiu que quer seguir a carreira jurídica e já está mais do que pronto para começar a sua graduação. Porém, bateu aquela dúvida: dá para cursar faculdade de Direito EAD? Saiba que, assim como você, muitos vestibulandos também não têm essa resposta.

Extensivo 2023

Por esse motivo, trouxemos este post para explicar a situação dessa formação, falar sobre quais instituições a oferecem e esclarecer quais os cursos da área que estão disponíveis virtualmente. Preparado? Vamos lá!

Existe faculdade de Direito EAD?

Por mais que dezenas e dezenas de áreas já permitam a formação na modalidade a distância, ainda não existe nenhuma graduação em Direito EAD. Isso acontece porque o Ministério da Educação ainda não reconheceu nem credenciou de maneira oficial nenhuma formação desse nível em território nacional.

Para completar, o Decreto nº 9.235/17, do próprio MEC, reconhece que a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) deve sempre se manifestar quando novos cursos de Direito são ofertados — e o órgão é terminantemente contra essa modalidade de ensino.

A OAB, inclusive, já lançou nota no portal institucional alegando que é preciso manter a capacitação dos novos profissionais da área exclusivamente de forma presencial. O objetivo é garantir que esses estudantes realmente:

  • alcancem as competências necessárias para lidar com clientes físicos e jurídicos;
  • desenvolvam a capacidade de oratória e expressão em ambientes diversos (e, por vezes, conflituosos);
  • estejam aptos a defender os próprios atos, respondendo por eles diante da sociedade.
faculdade de direito ead e onde estudar!

Existe pós-graduação de Direito EAD?

Já que falamos sobre faculdade de Direito EAD, não podemos deixar de abordar o cenário da pós-graduação em Direito EAD, uma vez que esse tema pode gerar boas dúvidas, não é mesmo?

Isso, porque as do tipo stricto sensu, que são destinadas à pesquisa e à produção científica, ocorrem apenas no modelo presencial. Portanto, você não encontra mestrado em Direito EAD ou doutorado em Direito EAD.

Afinal, eles contam com muito trabalho de campo, atividades de extensão, levantamento bibliográfico e encontros presenciais de produção individual e em grupo com os orientadores.

Por outro lado, com as pós-graduações lato sensu, a história é diferente (e ponha diferente nisso!). Prova disso é que há uma vasta oferta de cursos de MBA e especialização online.

Isso acontece porque o foco deles sai do espaço acadêmico e é direcionado exclusivamente para o mercado de trabalho. Assim, a sua qualificação gira em torno de uma futura atuação dentro de um campo particular do ramo jurídico (como o Direito Penal ou o Direito Civil).

Para tanto, você estuda de um a seis semestres, tendo uma grande imersão nas atividades desempenhadas nos magistérios, na prática da advocacia, na rotina de delegacias, no mundo corporativo, no setor público e fiscal e por aí vai.

Quais cursos de Direito é possível fazer a distância?

Agora, você deve estar se perguntando se há algum curso EAD de Direito, já que a graduação nessa área só existe no formato presencial. A resposta é positiva.

Para começar, há os cursos livres e de extensão, que podem ser feitos tanto na faculdade onde você estuda quanto em outras instituições universitárias. Geralmente, eles têm até 120 horas de duração e fornecem declaração ou mesmo certificado de participação.

O foco deles é o contato com contextos atuais do mercado de trabalho e o desenvolvimento de técnicas profissionais e habilidades tecnológicas que vão enriquecer o seu currículo e deixá-lo mais preparado para oportunidades de estágio, trainee e emprego.

Já depois de se formar, como dito no tópico anterior, você tem a alternativa de continuar a sua capacitação profissional com uma especialização e/ou um MBA a distância, adquirindo mais conhecimento e um maior preparo para lidar com as atividades jurídicas.

Vale lembrar que há mais de 1.290.000 de advogados no Brasil, segundo balanço virtual da OAB. Portanto, ter um currículo extenso e versátil é fundamental para se dar bem nesse mercado tão disputado.

Como é o curso de Direito?

O curso de Direito é uma formação dividida em 10 semestres, dois a mais do que a média de oito compartilhada pelos bacharelados que você encontra nas instituições de ensino.

Isso acontece porque, ao longo de cada período, os estudantes têm contato com as diversas possibilidades de atuação jurídica, entendendo a utilidade de cada campo para a sociedade e o Estado e o tipo de carreira que pode ser seguido neles. Entre as principais matérias que aparecem nessa graduação, estão:

  • História do Direito;
  • Direito Constitucional;
  • Direito Administrativo;
  • Direito Ambiental;
  • Direito das Famílias e Sucessões;
  • Direito Cibernético;
  • Direitos Humanos.

Fora a diversidade de disciplinas, a grade curricular do curso ainda conta com estágios obrigatórios. Ou seja, todos os alunos devem fazê-los para concluir a formação.

Eles podem ser realizados em empresas conveniadas à faculdade ou cumpridos nas próprias unidades de prática jurídica existentes dentro das instituições de ensino que atendem gratuitamente a população. Sem dúvidas, são muito enriquecedores e valiosos para quem quer ganhar experiência de trabalho.

Eligis - teste vocacional e profissional

Onde estudar Direito?

Não importa o seu estado (São Paulo, Goiás, Ceará, Pará etc.): sempre há uma instituição de ensino — seja pública, seja privada — que disponibiliza o curso de Direito.

Não é à toa que os dados estatísticos do ensino superior de 2019 divulgados pelo Ministério da Educação mostram que essa é a segunda graduação mais ofertada no país, estando presente em 1.235 das 2.608 faculdades em atividade (cerca de 47,35% do total). Abaixo, nós listamos algumas delas:

Como vimos ao longo do texto, ainda não é possível fazer faculdade de Direito EAD. Contudo, você tem a possibilidade de investir em cursos livres, de extensão e de pós-graduação que são nessa modalidade. 

Aproveite essas opções para atualizar o seu currículo e ficar cada vez mais preparado e adaptado para o mercado de trabalho!

Curtiu o nosso post? Então, conheça os detalhes de como é a graduação em Direito e, de quebra, saiba como aproveitar o curso ao máximo!

Extensivo 2023
Você pode gostar também