Se você é uma pessoa criativa, ligada nas novidades da TV, do cinema e das plataformas de streaming, gosta de arte e se interessa pelo universo do marketing digital, talvez a faculdade de publicidade seja uma boa opção para a carreira.

Um dos pontos fortes de escolher o bacharelado em Publicidade e Propaganda é a possibilidade de atuar em várias áreas. Hoje, o publicitário formado tem muitos caminhos que podem ser seguidos, e você vai conhecer as melhores instituições para quem deseja alcançar um lugar de destaque nessa carreira.

Confira, com mais detalhes, como é a faculdade, as melhores instituições, como escolher um bom curso e o que o mercado de trabalho reserva ao profissional. Vamos lá!

Como é a faculdade de Publicidade e Propaganda?

A faculdade de Publicidade prepara o aluno para atuar em agências de publicidade e outras empresas que lidam com propaganda, marketing, canais de divulgação, design gráfico, assessoria e muitas outras atividades relacionadas às áreas de criação e comunicação.

Geralmente, o curso tem duração de 4 anos e pode ser encontrado nas modalidades presencial e a distância.

Além de aprender sobre todas as áreas de atuação, as disciplinas aliam teoria e prática para um bom aprendizado.

Como a carreira é bastante ampla, o recomendável é que o aluno invista na especialização, após a formatura, em estágios e cursos extracurriculares, durante a graduação, para encontrar oportunidades mais alinhadas com o que deseja. 

Grade curricular da faculdade de Publicidade

O nome de algumas disciplinas e, até mesmo, das próprias matérias podem variar de uma instituição para outra.

Mesmo assim, geralmente, a grade da faculdade de Publicidade apresenta o seguinte formato:

  • Análise do discurso;
  • Atividades complementares;
  • Computação gráfica;
  • Comunicação de marketing em meios digitais;
  • Comunicação integrada organizacional;
  • Construindo uma carreira de sucesso;
  • Criação e produção publicitária em rádio;
  • Criação publicitária;
  • Criação publicitária para tv e cinema;
  • Cultura digital;
  • Desenvolvimento de carreira;
  • Design thinking;
  • Direção de arte;
  • Empregabilidade;
  • Estética e história da arte;
  • Fotografia aplicada à publicidade e propaganda;
  • Gerenciamento de marcas;
  • Gestão e planejamento de mídia;
  • Gestão mercadológica na era digital;
  • Legislação e ética na comunicação;
  • Marketing digital;
  • Mindset ágil;
  • Novas tecnologias aplicadas à comunicação;
  • Pensamento científico;
  • Pesquisa em comunicação e comportamento do consumidor;
  • Planejamento e gestão estratégica;
  • Produção gráfica;
  • Produção publicitária para tv e cinema;
  • Projeto de vida;
  • Propaganda política;
  • Redação publicitária geral;
  • Sistemas brasileiros de comunicação;
  • Sociedade brasileira e cidadania;
  • Teoria da comunicação.

Melhores faculdades de Publicidade e Propaganda

Para desenvolver esse índice, realizamos uma pesquisa no site do MEC e escolhemos o Enade como indicativo para revelar as melhores faculdades de Publicidade e Propaganda.

A nota do Enade é um dos índices de desempenho utilizados para medir a qualidade do curso em questão. Por isso, os estudantes são avaliados no primeiro e no último ano. Dessa forma, faz-se um balanço sobre a evolução dos conhecimentos da turma durante o período.

As faculdades garantem pontuação que vão de 1 a 5. Filtramos instituições com conceito do Enade 4 e 5. Confira algumas das opções que apareceram na listagem:

  • Centro Universitário de Várzea Grande (Univag);
  • Centro Universitário do Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb);
  • Centro Universitário Nossa Senhora Do Patrocínio (Ceunsp);
  • Faculdade de Comunicação Pitágoras Unidade Guarapari (Pit Guarapari);
  • Faculdade Pitágoras De Divinópolis (FPD);
  • Faculdade Pitágoras de Londrina;
  • Faculdades Integradas de Três Lagoas (Aems);
  • Instituto Superior e Centro Educacional Luterano – Bom Jesus (Bom Jesus/Ielusc);
  • Universidade Católica de Brasília (UCB);
  • Universidade Católica de Pernambuco (Unicap);
  • Universidade de Fortaleza (Unifor);
  • Universidade Federal do Ceará (UFC);
  • Universidade Federal Do Rio Grande Do Norte (Ufrn);
  • Universidade Pitágoras e Unopar;
  • Universidade Salvador (Unifacs);
  • Universidade Veiga De Almeida (UVA).

Quanto custa uma faculdade de Publicidade?

Nas instituições públicas de ensino superior, geralmente, não se cobra mensalidade. Nas particulares, tudo vai depender da faculdade de Publicidade, cidade em que se localiza, período, descontos praticados ou bolsas de estudos concedidas e se o estudante está interessado na modalidade presencial ou a distância.

Por exemplo, na Estácio, em São Paulo, o aluno que inicia o curso em 2021 começa pagando apenas R$ 49,00 por mês, durante um semestre. Depois, é necessário verificar as condições de pagamento com a instituição.

Já no campus da Unicesumar, em Maringá, o valor praticado no primeiro semestre de 2021 foi de R$ 1.468,53.

Na ESPM do Rio de Janeiro, o valor é de R$ 3.175,00, e na unidade de Porto Alegre, a mensalidade é de R$ 3.099,00.

Todos os valores aqui citados foram pesquisados no primeiro semestre de 2021, portanto, não se esqueça de verificar a informação quando for escolher a instituição ideal para você.

faculdade de publicidade

Onde estudar Publicidade e Propaganda?

Você pode optar por uma faculdade de publicidade da nossa lista, ou qualquer outra instituição autorizada pelo MEC, já que o Enade não é o único índice que define a qualidade do ensino.

Na hora de fazer a sua escolha, dê uma olhada no corpo docente e na estrutura dos centros de ensino.

É importante ter aulas com pessoas qualificadas, tanto na teoria, quanto na prática. Além disso, os laboratórios e as aulas práticas devem proporcionar uma boa base para desempenhar um bom trabalho, encontrar bons estágios e, futuramente, bons empregos. 

Mercado de trabalho para o publicitário

O mercado de trabalho para o publicitário é tão amplo e promissor quanto a variedade de áreas de atuação da profissão. Tanto o salário quanto as ofertas disponíveis variam.

É inegável que, no ramo da publicidade e propaganda, o marketing digital tem ganhado cada vez mais espaço.

Na produção de conteúdo para a internet, as agências demandam redatores, produtores audiovisuais, designers, profissionais responsáveis pelo planejamento e gestão das mídias sociais, o famoso social media.

Esses profissionais também trabalham na criação de peças para televisão, jornal, revistas, outdoor, panfletos, placas, eventos, entre outros canais de divulgação, mas o digital tem sido a menina dos olhos de quem trabalha no ramo da comunicação. Dito isso, com base no portal Salário, veja as possibilidades:

Designer gráfico

  • Teto salarial: R$ 6.809,88;
  • Média salarial: R$ 2.642,79;
  • Número de contratações: aumento de 75,56%, entre abril de 2020 e março de 2021;
  • Registro de maiores salários: São Paulo (SP), Osasco (SP), Campinas (SP).

Analista de marketing

  • Teto salarial: R$ 8.240,97;
  • Média salarial: R$ 3.298,22;
  • Número de contratações: aumento de 75,7% entre abril de 2020 e março de 2021;
  • Registro de maiores salários: São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Barueri (SP).

Redator

  • Teto salarial: R$ 7.245,30;
  • Média salarial: R$ 2.714,85;
  • Número de contratações: aumento de 80.43% entre abril de 2020 e março de 2021;
  • Registro de maiores salários: São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF).

Produtor audiovisual

  • Teto salarial: R$ R$ 7.024,79;
  • Média salarial: R$ R$ 2.778,27;
  • Número de contratações: aumento de 85.71% entre abril de 2020 e março de 2021;
  • Registro de maiores salários: Barueri (SP), São Paulo (SP), Brasília (DF).
Eligis - teste vocacional e profissional

Vale destacar que essas são apenas algumas possibilidades para trabalho CLT, ou seja, de carteira assinada. Muitos publicitários trabalham como Pessoa Jurídica, em regime freelancer, o que costuma maximizar os ganhos.

A faculdade de publicidade é uma boa pedida para aqueles que buscam uma carreira onde o principal instrumento de trabalho é a criatividade, em uma rotina bastante agitada.

Quem embarca na profissão deve ter consciência de que é preciso acompanhar a evolução e as tendências do mercado, entregando projetos inovadores para trazer bons resultados aos clientes.

Se você ainda não sabe se quer cursar publicidade, mas está em busca de boas instituições, saiba mais sobre as melhores faculdades do Brasil.

Campanha Always On Cronograma
Você pode gostar também