Se alguém falasse há alguns anos que você conseguiria ter uma profissão e ganhar um bom salário fazendo gestão de redes sociais, o que você pensaria? Muitas pessoas certamente não se importariam ou então achariam graça.

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Acontece que a internet teve uma evolução muito grande e em um curto espaço de tempo, sendo responsável pela criação de um mercado imenso. Um bom exemplo de profissional que surgiu na última década é o social media, que hoje é fundamental em qualquer empresa que queira ter visibilidade e reputação online.

Despertamos o seu interesse? Quer saber mais sobre a carreira de um social media e o que você precisa para dominar as redes sociais? Então este texto foi feito para você. Acompanhe e aproveite a leitura!

O que significa social media?

Social media significa mídia social, portanto, são canais de comunicação digitais pelos quais ocorrem colaboração, interação e compartilhamento de conteúdos. Ou seja, são canais que não trabalham sozinhos. Eles são somente plataformas que têm a função de “guardar” conteúdos que necessitam da interação das pessoas para que possam ganhar vida.

Exatamente pela mesma razão, passaram a ser poderosos canais para que as marcas possam alcançar um público mais qualificado. Com isso, elas têm a chance de aumentar a percepção de marca com total autoridade e, assim, conquistar sucesso entre os consumidores.

Com o grande avanço da era digital, o social media ganhou uma nova possibilidade: passou a ser uma profissão.

O que faz um social media?

O social media, também conhecido como analista de mídias sociais, é responsável por ações indispensáveis para uma estratégia de marketing. Veja algumas delas:

  • desenvolver um planejamento para as personas de uma marca;
  • elaborar os conteúdos para as páginas;
  • cuidar da reputação da marca nas mídias sociais;
  • fazer o monitoramento das menções e das várias interações de seguidores;
  • definir métricas e objetivos para acompanhar os resultados nas redes;
  • interagir com o público;
  • fazer a gestão de anúncios e dos seus resultados em cada plataforma.

Como é a rotina de um social media?

Veja, a seguir, as tarefas que estão sempre presentes no dia a dia do social media. Elas vão ajudar você a visualizar como funciona o trabalho desse profissional na prática. Confira!

Realização de planejamentos

Na maioria das vezes, a primeira coisa que esse profissional faz ao fechar negócio com um cliente é elaborar um planejamento de mídias sociais. Trata-se de um documento que reúne as principais informações estratégicas da marca, como números internos, concorrentes e público-alvo, seguidas de todas as diretrizes e o posicionamento que serão seguidos nas redes sociais.

Produção de conteúdo

Após compreender qual é a personalidade da marca, de que forma ela vai conversar com os consumidores, como vão ser escolhidas as imagens e quais as interferências do design, aí é o momento em que o social media passa a criar os conteúdos propriamente ditos.

Diálogo e monitoramento

Talvez essa seja a tarefa mais perene e frequente desse profissional. Todos os dias, o social media precisa pincelar os canais de forma minuciosa e cuidar do diálogo com os seguidores. Para isso, ele precisa responder, curtir e interagir com o público.

É bastante difícil que as marcas distantes da audiência se mantenham em evidência. Por essa razão, quanto mais interessante e personalizado for o diálogo da marca com os consumidores, melhores vão ser os resultados conquistados.

Elaboração de relatórios

Assim como acontece na maior parte das áreas de conhecimento, o profissional das mídias sociais também é movido por números. Normalmente, eles geram seus relatórios no começo do mês.

Nesse documento, o social media expõe diversas métricas relevantes como curtidas, comentários, engajamento, alcance, informações estratégicas sobre cidade, gênero e idade e também mensagens diretas do público.

o que faz um social media

Como ser um social media?

Bom, agora que você entende melhor sobre funções e rotina desse profissional, chegou a hora de apresentarmos as características essenciais para ser um social media. Normalmente, esse profissional tem uma graduação na área de comunicação, com um entendimento profundo do impacto que as redes sociais podem ter sobre as marcas.

Outra característica importante é a criatividade. É necessário saber que os conteúdos relevantes são aqueles capazes de atrair a atenção do público para um tipo de interação. Para tanto, é preciso ser criativo, desenvolvendo campanhas que envolvam os potenciais clientes para iniciar um diálogo.

Além disso, é imprescindível que o profissional seja analítico. O social media vai ter um grande e constante envolvimento com a análise de números e de dados, mas ele precisa ser capaz de interpretá-los corretamente para poder transformar os valores em abordagens eficientes e estratégicas.

Por fim, outra característica essencial para ser um social media é ter empatia, isso porque estamos falando de um profissional que vai trabalhar frequentemente com uma interação próxima aos clientes.

Logo, é fundamental que ele aceite e entenda as reclamações para que possa aumentar o engajamento e transformar a percepção do público em torno da marca.

O social media é um profissional que precisa se colocar sempre no lugar dos clientes para tentar compreender as razões de algumas reclamações e, assim, ser rápido na resolução dos problemas.

Curso de social media

Embora não exista um curso específico de social media, há várias graduações que podem formar um excelente e qualificado profissional para atuar nessa área. Veja alguns exemplos de cursos:

Além do mais, essas graduações também ajudam a conquistar mais oportunidades no mercado de trabalho. Afinal de contas, são cursos que preparam o profissional não somente para ser um social media, mas também para várias outras áreas.

Social media: salários

O salário de um social media pode variar conforme a importância do cargo ocupado e a experiência. A média salarial é de R$ 1.746,38. Já o salário de um analista de mídias sociais normalmente gira em torno de R$ 3.969,00.

A remuneração sempre vai depender de alguns fatores: se o profissional é autônomo, se trabalha em agência ou se é terceirizado, por exemplo. Enfim, o salário pode ser maior, conforme mais especializado e capacitado o social media for.

Mercado de trabalho para o social media

O mercado de trabalho para o social media está em uma ascensão constante. Afinal, na era da informação, é cada dia maior a quantidade de usuários presentes nas mídias sociais. No entanto, é importante deixar claro que, assim como é uma carreira em alta, também é muito disputada.

Portanto, a dica valiosa aqui é estar sempre se atualizando e jamais se acomodar. O profissional que está iniciando, por exemplo, pode conquistar uma oportunidade mais facilmente em pequenas empresas e startups. Agora, os profissionais mais avançados conseguem empregos até mesmo em empresas que contam com setor interno exclusivo para tais demandas.

O mais interessante dessa profissão é que ela não é restrita apenas para o mercado corporativo. O profissional de social media também pode atuar como freelancer ou até se tornar um MEI (Microempreendedor Individual).

Onde estudar?

Se você ficou interessado em alguns dos cursos citados aqui, como Comunicação social, Jornalismo, Marketing e Publicidade e propaganda, o mais recomendado é apostar em universidades e faculdades bem avaliadas pelo MEC (Ministério da Educação). Vale lembrar que algumas dessas instituições de ensino ofertam bolsas de estudo para os estudantes. Veja algumas:

  • Universidade Norte do Paraná (UNOPAR);
  • Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA);
  • Universidade Cidade de São Paulo (UNICID);
  • Cruzeiro do Sul Virtual (a distância);
  • Universidade de Franca (UNIFRAN).

Bom, podemos ressaltar que o social media é um profissional essencial para assegurar a gestão das mídias sociais de maneira eficiente. Além disso, embora seja indicado ter uma qualificação que ajude a desenvolver estratégias mais sólidas, saiba que também é possível conquistar as habilidades tão necessárias com muita prática e leituras produtivas.

E aí, gostou do texto e quer continuar aprendendo em nosso blog? Aproveite a visita e leia também o texto “Curso de Marketing Digital: confira tudo sobre a área!”.

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