Antes de escolher uma carreira, é interessante conhecer qual é a média salarial. Afinal, a remuneração também é algo essencial, não é mesmo? Por esse motivo, resolvemos trazer este post contando quanto ganha um bombeiro.

Além disso, trouxemos mais alguns detalhes sobre a profissão, como a diferenciação entre bombeiro civil e militar, e ainda como fazer para se tornar um. Se você acha que essa carreira tem tudo a ver com você, continue a leitura e confira!

O que faz o bombeiro?

Geralmente, quando pessoas pensam na atuação do bombeiro, logo a relacionam com a contenção de incêndios em carros, propriedades públicas e privadas.

Entretanto, não é somente essa a responsabilidade do profissional. Ele também faz vistorias em estabelecimentos e em outros locais para montar o laudo de segurança, permitindo ou não o funcionamento, ou a promoção do evento, por exemplo.

Também realiza treinamentos na corporação e precisa estar apto para atender as mais diversas ocorrências, como:

  • casos de afogamento (rio, mar, cachoeira, piscina etc.);
  • busca por vítimas e corpos em tragédias;
  • primeiros socorros;
  • resgate em altura.

Outra atuação do bombeiro é oferecer orientações junto à comunidade. Para isso, realiza palestras em escolas, empresas e formação de bombeiros mirins.

Quanto ganha um bombeiro?

Antes de mais nada, é preciso dizer que existem duas formações de bombeiros no país: o civil e o militar. Enquanto o primeiro é contratado por instituições privadas, o segundo faz parte do Corpo de Bombeiros, que se trata de uma organização militar. A seguir, confira quanto ganha cada um.

Quanto ganha um bombeiro militar?

O salário do bombeiro militar varia de acordo com o estado e o cargo ocupado (soldado, oficial ou capitão). Por isso, pode ir desde 2 mil reais até mais de 4 mil reais por mês. Entretanto, podemos dizer que a média salarial nacional é de pouco mais de 4,2 mil reais.

Quanto ganha um bombeiro civil?

O salário do bombeiro civil também apresenta grande variação, pois depende da experiência, do porte da empresa e do estado de atuação. Um iniciante ganha pouco mais de 1,5 mil reais, enquanto um mais experiente pode ganhar quase 2,3 mil reais mensais. A média nacional gira em torno de 1,9 mil reais por mês.

quanto um bombeiro ganha

Quanto ganha um bombeiro nos EUA?

Uma grande curiosidade de quem pretende seguir carreira fora do Brasil é quanto ganha um bombeiro nos EUA. O salário anual do profissional varia de acordo com o estado de atuação, podendo ir de 30 mil a 50 mil dólares. Dependendo do cargo ocupado na corporação, pode chegar a 70 mil dólares por ano. 

Como se tornar um bombeiro?

Para se tornar um bombeiro, é preciso, primeiramente, considerar as possibilidades dentro da profissão. Afinal de contas, é possível ser bombeiro militar ou civil. Por isso, antes de decidir, é preciso estar por dentro do assunto.

Para ser bombeiro militar, é preciso passar por um concurso público, ter ensino médio completo para a função de soldado e ensino superior completo para a função de oficial. Além disso, é necessário ter habilidades específicas, como saber nadar. Veja outras exigências:

  • passar nos exames de aptidão física, saúde, investigação social e psicotécnico;
  • ser brasileiro (naturalizado ou nato);
  • ter entre 18 e 30 anos;
  • ter altura mínima de 1,55m para mulheres e 1,60m para homens;
  • não ter tatuagens que sejam ofensivas ou extremistas;
  • ter habilitação para dirigir nas categorias B ou E;
  • estar em dia com as obrigações militares e eleitorais.

o bombeiro civil precisa se formar em cursos específicos da área, em instituições de ensino credenciadas. No próximo tópico, falamos mais sobre esses cursos.

Cursos para ser bombeiro

Assim como os processos, os cursos para ser bombeiro civil ou militar são diferentes. Confira!

Bombeiro Civil

O bombeiro civil é um profissional de formação técnica, ou seja, não é necessário ter faculdade. O curso oferece disciplinas teóricas e práticas e deve conter 200 horas/aula. Para conseguir o certificado, é necessário que o aluno tenha, pelo menos, 80% de aproveitamento ao longo dos dois anos de duração do curso.

Além disso, é necessário ter o ensino fundamental completo, 18 anos ou mais e atestado médico favorável. Existem duas formações. Na básica, o estudante aprende o combate ao fogo direta e indiretamente. Já a técnica em prevenção e combate em incêndio tem seu foco em formar líderes.

Há também o bombeiro-mestre, graduado em engenharia e especializado na área. Quando finalizados os treinamentos, o bombeiro civil certificado pode atuar em empresas privadas, eventos, edificações ou como voluntário. Lembrando que não há qualquer vínculo militar.

Bombeiro militar

O candidato que é aprovado no concurso público para bombeiros pode fazer carreira como praça ou oficial. Como praça, ele precisa realizar um curso para formação de praças no qual aprende técnicas de combate a incêndios, de salvamentos e de outras atuações. É a primeira graduação dentro do Corpo de Bombeiros.

Já como oficial, o candidato deve ter ensino superior completo e fazer o curso de formação de oficiais. Ele entra como cadete e, após a aprovação no curso, exerce a função de tenente em que lidera as patentes inferiores, como cabo e soldado. A formação leva 2 anos para ser concluída, com estágio de 6 meses antes de atuar.

Onde estudar?

Existem diversas instituições de ensino pelo país que oferecem o curso de bombeiro civil. É importante escolher uma que seja reconhecida e que ofereça um ensino de qualidade. O SENAC, por exemplo, é uma delas. Se a sua intenção é se tornar um bombeiro militar e seguir carreira como oficial, é importante fazer uma faculdade.

Você pode optar pelo ensino presencial ou EAD, ou seja, a distância. Os diplomas de ambas as modalidades têm validade por todo o território nacional, desde que a faculdade seja reconhecida pelo MEC (Ministério da Educação).

Se você se interessa em fazer uma faculdade, temos algumas sugestões de instituições com mensalidades acessíveis e que contam com polos espalhados pelo país. Veja algumas delas:

  • ANHANGUERA — Centro Educacional Anhanguera;
  • Cruzeiro do Sul Virtual;
  • UNOPAR — Universidade Norte do Paraná;
  • UNICID — Universidade Cidade de São Paulo.

Agora que você sabe quanto ganha um bombeiro, já tem mais alguns dados que contribuem para a escolha da sua profissão. Como pode conferir, existe mais de uma possibilidade de atuação e diferentes caminhos para se tornar um profissional.

Ainda não sabe qual carreira seguir? Então, aproveite que já está por aqui e conheça o teste vocacional que pode te ajudar nessa missão!

Eligis - teste vocacional e profissional
Campanha Always On Cronograma
Você pode gostar também