Você pode pensar que nove anos vão demorar muito para passar, mas a realidade tem mostrado que não. Daqui a 2030 é um pulo, e muita gente poderá estar bem empregada ou ganhando dinheiro se investir nas profissões do futuro. Grande parte dessas oportunidades estará nos segmentos de tecnologia e saúde.

Com o objetivo de conscientizá-lo sobre as tendências do mercado de trabalho, elaboramos este post com dicas imperdíveis. Confira!

11 Possíveis profissões do futuro: confira!

O futuro é agora. Diante das inúmeras mudanças impostas pelo coronavírus, o mercado de trabalho está com novas dinâmicas, e as profissões tiveram que se readequar para conseguir sobreviver diante da pandemia.

Assim, existe uma forte tendência de que a tecnologia continuará dominando o cenário por muitos anos, ou seja, trata-se de um segmento que terá vagas garantidas. Veja a seleção especial que fizemos de olho em seu sucesso profissional.

1. Desenvolvedor de softwares

Com o universo digital bombando, nada melhor do que um desenvolvedor de softwarepara colocar em prática ideias que vão influenciar o surgimento de novos aplicativos, programas de computador e outros tipos de sistemas.

Nessa área, estão profissões que pagam bem, como Engenharia da Computação, Ciência da Computação ou cursos tecnólogos específicos.

É importante entender e dominar a linguagem de programação, com vasta prática para se destacar no mercado.

2. Especialistas em Experiência do Usuário (UX)

Também conhecido como Customer Sucess ou Sucesso do Cliente, esse profissional já está sendo muito valorizado, e tudo indica que essa tendência irá continuar para os próximos anos.

Isso porque o nível de competitividade está muito alto entre as empresas, pois não há mais espaço para erros ou perdas de clientes. Assim, esse profissional atua para garantir uma comunicação eficaz, melhorando os resultados.

Com boas experiências em todas as etapas da jornada de compra, o cliente é fidelizado, aspecto fundamental nas vendas online.

3. Analista de Big Data

Estamos em um momento em que os dados estão sendo importantíssimos nas tomadas de decisões e na análise dos comportamentos dos clientes.

Por isso, o analista de Big Datatem espaço garantido pelo fato de ser o responsável pelas análises das informações em processos estatísticos baseados em fontes confiáveis.

Afinal, os dados estão sendo captados a todo momento de acordo com a rotina dos clientes na web, com a disponibilidade de um volume imensurável.

4. Especialista em Segurança da Informação

Diante de sua importância na atualidade, as informações e sistemas continuarão necessitando de segurança, ou seja, é uma das profissões em alta.

Afinal, as empresas não podem perder os seus dados e ainda vão precisar seguir as diretrizes da Lei Geral de Proteção dos Dados (LGPD), que começa a vigorar em agosto de 2021.

Assim, profissionais desse segmento terão um vasto mercado para crescerem e obterem sucesso.

5. Analista de Marketing Digital

O Marketing Digital é uma das profissões do futuro que já está em destaque no mercado pelo fato de as empresas buscarem cada vez mais visibilidade no mundo digital.

Além disso, o analista de Marketing Digital ajuda as companhias a melhorar o relacionamento com os clientes, a vender mais e ainda a captar novos consumidores, fidelizando-os.

Outra função importantíssima do profissional é o acompanhamento das métricas e resultados dos investimentos, fazendo com que a empresa ganhe competitividade.

6. Analista financeiro

Entre as profissões na área de finanças que estão em alta, podemos citar o analista, responsável pela gestão de pequenas, médias e grandes empresas.

Isso porque a concorrência acirrada está influenciando decisões cada vez mais assertivas, ou seja, não há mais espaço para erros no mercado.

Portanto, oanalista financeiro atua com cálculos e decisões que a inteligência artificial ainda não é capaz de fazer.

profissões do futuro

7. Gestor ambiental

Muitas consequências negativas que estão acontecendo com a humanidade são por conta do descaso com o meio ambiente. Diante da necessidade de preservação e recuperação de áreas degradadas, o gestor ambiental faz parte das profissões do futuro.

Assim, tem presença garantida em empresas e na administração pública, sem falar em ONGs, associações, comunidades e afins.

O profissional de Gestão Ambiental também pode prestar consultorias e palestras, sendo fundamental para garantir um futuro melhor para as próximas gerações.

8. Terapeuta

A constante busca por qualidade de vida é uma realidade que irá permanecer nos próximos anos, principalmente agora, após a pandemia do coronavírus.

As pessoas estão mais conscientes e preocupadas com a saúde tanto física quanto mental e emocional. Podemos citar ainda os problemas ocasionados pelo estresse e má alimentação.

Assim, terapeutas e profissionais de saúde, como psiquiatras e enfermeiros, serão muito úteis para auxiliar a população.

9. Walker Talker

Ao contrário dos cuidadores de idosos, quem é Walker Talker apenas conversa com os idosos por meio de uma plataforma online.

Sabendo-se que a expectativa de vida da população está cada vez maior, sempre haverá a necessidade de profissionais que possam ouvir e conversar com os idosos.

São eles que ocupam uma lacuna existente principalmente nos grandes centros urbanos, onde muitas pessoas com mais de 65 anos vivem sozinhas e até mesmo sem familiares.

10. Especialista em e-commerce

O comércio online é o que mais cresce no Brasil e no mundo. Após o início da pandemia, aumentou ainda mais, ou seja, trata-se de uma tendência das profissões do futuro.

Com o aumento da competitividade, somente quem é especialista e sabe montar um e-commerce alicerçado em boas práticas conseguirá se manter.

Por isso, o especialista tem um vasto campo de atuação e certamente ainda terá muitos anos de existência.

11. Professor online

A reformulação das aulas para o universo online em razão da pandemia fez com que muitos educadores descobrissem uma nova alternativa de trabalho: as aulas na web.

Já há plataformas de preparação para o Enem, com aulas de reforço e até mesmo para concursos públicos.

Possivelmente, até 2030, os cursos EAD vão aumentar consideravelmente, abrindo um campo de atuação bem promissor para professores.

Portanto, como você viu ao longo deste post, há inúmeras oportunidades para quem escolher profissões do futuro. Dessa maneira, nada melhor do que sempre investir em educação e na busca constante do conhecimento.

E você, ainda não sabe que profissão seguir? Então aproveite e faça o nosso teste vocacional!

Eligis - teste vocacional e profissional
Você pode gostar também