O cientista da computação é, sem dúvidas, uma das profissões mais promissoras no ramo da tecnologia. Isso porque a atual tendência das empresas em digitalizar determinados processos faz com que a demanda por esse profissional seja cada vez maior.

Extensivo 2023

O que faz um cientista da computação? 

Basicamente falando, a função do cientista da computação é a de examinar e criar sistemas relacionados à informática. Em outras palavras, é de responsabilidade desse profissional encontrar soluções computacionais, as quais podem envolver hardware, software e demais sistemas de programação.

Quanto ganha um cientista da computação?

Como já destacamos antes, essa área atualmente está bem valorizada no mercado, oferecendo, assim, bons salários.

De acordo com um dos principais sites de emprego do Brasil, a média salarial de um cientista da computação é de R$ 6.751,00.

Eligis - teste vocacional e profissional

Onde estudar Ciências da Computação?

Veja, a seguir, algumas das universidades que oferecem o curso de Ciências da Computação:

  • Universidade Federal de Minas Gerais — UFMG;
  • Universidade Federal Fluminense — UFF;
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul — UFRGS;
  • Universidade Federal de Pernambuco — UFPE.

Carreira do cientista da computação

É muito comum o cientista da computação iniciar a sua carreira em uma empresa do mercado privado (mais precisamente no ramo de Tecnologia da Informação — TI) e, posteriormente (depois de alguns anos de experiência na área), atuar como consultor, abrindo o seu próprio negócio.

Após a leitura deste post, é compreensível entender o porquê de a ciência da computação ser um ramo tão valorizado. Cabe enfatizarmos, ainda, que o estudante que deseja ingressar nessa área precisa ter boas habilidades com programação de computadores e gostar muito de tecnologia.

Achou interessante o post explicando rapidamente o que faz um cientista da computação? Então leia agora tudo sobre o curso de Engenharia da Computação!

Extensivo 2023
Você pode gostar também