Profissão do setor público que atrai a atenção de vários estudantes em todo o Brasil, o delegado, sem dúvidas, é uma posição de destaque e poder dentro do funcionalismo público. Entretanto, para se tornar um delegado, a trajetória é longa e requer muita dedicação e competência profissional.

Extensivo 2023

Mas você já sabe quanto ganha um delegado e o que ele faz? Veja em seguida!

Quanto ganha um delegado federal? 

Esse é o delegado que é mais bem remunerado dentro das possibilidades da delegacia em geral, até porque exige a aprovação em um concurso público extremamente concorrido, onde apenas os mais qualificados têm chances de aprovação.

O salário de um delegado federal é por volta de R$ 11.000,00 iniciais, com a possibilidade de aumentar esse valor conforme os anos de atuação.

Eligis - teste vocacional e profissional

Quanto ganha um delegado civil?

Já o delegado civil recebe valores inferiores, mas, ainda assim, é uma boa remuneração mensal. O delegado civil tem o seu salário fixado por estado, ou seja, varia bastante. Mas, para termos uma ideia, a remuneração média desse profissional no Brasil é por volta de R$ 9.000,00.

O que faz um delegado?

Dentre as funções de um delegado, podemos citar:

  • chefiar a gestão de uma delegacia ou uma corporação policial;
  • investigar e reprimir a criminalidade;
  • manter contato institucional com juízes criminais;
  • garantir que a delegacia preste todos os devidos serviços públicos de segurança à comunidade.

Como se tornar um delegado?

Para se tornar um delegado, é necessário, primeiramente, ser formado em Direito e passar na prova da OAB. Posteriormente, o profissional precisa realizar um concurso público específico para a delegacia, o qual pode ser a nível federal ou estadual.

Portanto, por se tratar de um cargo que envolve grandes responsabilidades, o salário de um delegado naturalmente alcançará maiores valores. Talvez esse seja o motivo de essa profissão ser cobiçada por muitas pessoas, as quais geralmente passam anos estudando para conseguir chegar lá.

Agora que você já sabe mais sobre a carreira profissional de um delegado, veja também como é área da gestão de políticas públicas!

Extensivo 2023
Você pode gostar também