Academicamente falando, o curso de Biomedicina é uma das áreas mais recentes da saúde, a qual só foi viabilizada com os consideráveis avanços na tecnologia de análise biomolecular. Entretanto, mesmo se tratando de uma formação bem-moderna e atual, poucos estudantes sabem o que faz um biomédico.

Extensivo 2023

O que faz um biomédico?

De uma forma geral, a função do biomédico é a de pesquisar os fatores biológicos que envolvem as causas e a cura de todas as doenças e enfermidades que acometem os seres humanos. Fazendo uma analogia, é como se ele fosse um médico a nível molecular, sendo, assim, um especialista em agentes patógenos.

O que faz um biomédico criminal?

Já o biomédico criminal atua em um ramo da biomedicina responsável por dar suporte científico para as autoridades solucionarem crimes, por meio de laudos técnicos com embasamento biológico.

Eligis - teste vocacional e profissional

O que faz um biomédico perito criminal?

Entre as funções de um biomédico perito criminal, podemos citar:

  • elaborar relatórios técnicos contendo informações a nível molecular;
  • realizar testes de DNA e solucionar casos a partir do cruzamento de dados biológicos;
  • examinar exames toxicológicos, com o intuito de identificar substâncias ilícitas no sangue.

Onde estudar Biomedicina?

Veja, agora, algumas das principais universidades que oferecem o curso de Biomedicina:

  • Universidade Federal de Minas Gerais — UFMG;
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro — UFRJ;
  • Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais —PUC/MG.

Desse modo, agora que já sabe o que faz um biomédico, bem como a sua atuação na parte criminalística, pode falar com propriedade que essa profissão é essencial para a solução de vários casos criminais, principalmente aqueles que envolvem a análise de material genético.

Vai fazer o vestibular este ano, mas ainda não se decidiu quanto ao curso? Então leia sobre o que é um teste vocacional e de que forma ele pode ajudar você nessa escolha!

Extensivo 2023
Você pode gostar também