Em crescimento mesmo antes da pandemia, o ensino a distância certamente já é uma tendência duradoura em todos os níveis de aprendizado. Com as novas tecnologias, é possível fazer cursos de outros países em um clique, ou seja, as possibilidades realmente aumentaram significativamente. Dentro desse contexto, muita gente está optando pelo Mestrado à distância.

Quer saber mais sobre essa oportunidade? Então venha conosco e fique bem-informado!

O que é Mestrado?

O Mestrado é uma pós-graduação stricto sensu, ou seja, direcionada à pesquisa científica e treinamento avançado, com uma duração que varia de dois a quatro anos. A modalidade também engloba o Doutorado.

É importante informar que existe a pós-graduação lato sensu. Nesse caso, a formação é voltada ao mercado de trabalho em cursos que duram cerca de 360 horas, como o MBA.

Como o foco é a pesquisa, o Mestrado é fundamentado em uma tese que defende determinado ponto de vista sobre algum tema específico, incluindo referências bibliográficas ou depoimentos.

Assim, o aluno precisa se dedicar integralmente aos estudos, pois a monografia precisa ser muito bem escrita e com citações coerentes à linha de defesa.

Além disso, as aulas são ministradas e existe um professor orientador que ajude na produção científica ao longo do processo.

Inclusive, é possível conseguir bolsas de auxílio financeiro, tendo em vista que é bem difícil conciliar um Mestrado com um trabalho paralelo.

Mestrado à distância: como funciona?

O Mestrado a distância segue a mesma dinâmica das aulas EAD tão comuns na atual realidade de combate ao coronavírus.

As aulas são transmitidas em plataformas digitais e as orientações acontecem em chats, unindo alunos e professores. Para isso, o estudante faz um cadastro em um local chamado Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

Nele, é possível ter acesso aos textos, orientações, aulas em vídeo, lista de tarefas, entre vários canais de interação, facilitando a comunicação necessária para a condução do projeto científico.

O Mestrado à distância tem o reconhecimento do Ministério da Educação (MEC)e é avaliado e coordenado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Geralmente, as instituições disponibilizam um polo de atendimento para encontros presenciais, onde os alunos se reúnem para diferentes fins, como desenvolvimento de alguma atividade de pesquisa.

mestrado a distância

Vantagens

Fazer um Mestrado à distância apresenta várias vantagens pelo fato da dinâmica ser flexível, ou seja, é possível economizar tempo e dinheiro, pois não há gastos com deslocamentos, estadia em outras cidades ou alimentação.

Outro aspecto positivo é que o acompanhamento e revisões são constantes, com tutores online sempre à disposição para tirarem dúvidas e debates.

O diploma é reconhecido e tem o mesmo valor do que um presencial, ponto que auxilia na melhora da remuneração, abrindo um leque de oportunidades, como a docência no ensino superior.

Mestrado à distância: cursos

É possível fazer Mestrado à distância em várias áreas do conhecimento humano. Entre elas, podemos citar:

Mestrado profissional a distância

Para cursar um Mestrado a distância, o aluno tem que preencher alguns pré-requisitos, tais como:

  • análise do currículo;
  • conclusão do ensino superior;
  • apresentação de um projeto resumido de pesquisa;
  • prova escrita com temas ligados à área;
  • entrevistas com os avaliadores;
  • prova de proficiência em língua estrangeira (inglês ou espanhol).

Além das vantagens descritas acima, um Mestrado a distância supre algumas dificuldades que determinados alunos teriam em um curso presencial, como no caso do deslocamento para alguém que tenha determinada deficiência física.

Situação que auxilia também quem reside em cidades pequenas ou distantes de uma Universidade. Portanto, trata-se de uma alternativa que contribui para ampliar a busca pela excelência nos estudos, democratizando ainda mais as especializações.

Onde cursar Mestrado à distância?

Existem inúmeras instituições de ensino que oferecem Mestrado à distância no Brasil. Veja algumas delas:

  • Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL);
  • Centro Educacional Anhanguera;
  • Universidade Estácio de Sá;
  • Universidade de Franca;
  • Universidade Cidade de São Paulo (UNICID).

Além disso, é possível ingressar até mesmo em instituições sediadas no exterior. Afinal, o Mestrado à distância tem essa facilidade em razão da flexibilidade para o cumprimento da carga horária.

No entanto, muitas Universidades somente oferecem a modalidade no modelo semipresencial, como na Universidad Del Museo Social Argentino e na Pontificia Universidad Católica Argentina.

Já nos Estados Unidos, muitas instituições de ensino oferecem Mestrado EAD, inclusive com aulas em português, dependendo da faculdade. Seguem algumas:

  • Ambra College;
  • Florida Internacional University;
  • Stanford University;
  • Washington University in St. Louis.

Outras oportunidades de Mestrado na modalidade semipresencial se encontram no Paraguai, Uruguai e Portugal. Nesse último caso, a vantagem é que o idioma se assemelha muito com o nosso.

Mas é preciso se deslocar pelo menos duas vezes ao ano até Portugal para comparecer às aulas de uma forma mais intensiva. Lá, é possível ingressar nas seguintes instituições de ensino:

  • Universidade do Minho;
  • Universidade Nova de Lisboa;
  • Universidade Autônoma de Lisboa;
  • Universidade Portucalense.

Ensino à distância: tendência do mercado

O Mestrado à distância é apenas um dos inúmeros setores da educação que vem se adaptando aosrecursos tecnológicos. Agora, o EAD está popularizado e deve aumentar ainda mais nos próximos anos. Afinal, as escolas se adaptaram assim como as faculdades.

Dessa maneira, a dica é pesquisar se a instituição escolhida tem credibilidade, se é reconhecida pelo MEC, e como é a avaliação no mercado de trabalho.

É importante também investir em um bom computador ou notebook porque há algumas ferramentas no ensino a distância que não são tão adequadas para serem acessadas por um celular ou smartphone.

Ao se dedicar a um Mestrado a distância, inúmeras oportunidades se abrem, principalmente na pesquisa científica, trazendo motivação na carreira, independentemente de qual área seja.

Portanto, vale a pena seguir esse caminho após a conclusão de uma faculdade, pois o alto nível de competitividade vem exigindo que os profissionais se capacitem cada vez mais.

E o Mestrado à distância é uma excelente maneira de você se diferenciar, conquistando ainda networking e um novo olhar sobre a profissão.

E você? Sonha em fazer um mestrado, mas ainda não sabe qual curso escolher? Então, aproveite e faça o nosso teste vocacional de olho em uma escolha de acordo com a sua personalidade!

Eligis - teste vocacional e profissional
Você pode gostar também