Já se questionou a respeito do que é graduação e pós-graduação? Você não é o primeiro! Afinal, tanto uma quanto a outra possibilitam diferentes formações e futuros profissionais. Por esse motivo, resolvemos tirar suas dúvidas sobre elas. Acompanhe!

Extensivo 2023

O que é graduação?

A graduação é um período de formação teórica, prática e/ou experimental que lhe proporciona o conhecimento e as competências para desempenhar uma profissão de maneira legalmente responsável, ética e dentro dos rigores técnico e científico da categoria.

Dependendo do curso escolhido por você e também da modalidade na qual ele se enquadra (bacharelado, licenciatura e tecnólogo), a sua graduação pode durar de dois a seis anos.

O que é pós-graduação?

Após se formar, você pode fazer uma pós-graduação para se capacitar ainda mais como um profissional de excelência e conquistar melhores oportunidades na carreira. Para tanto, dá para seguir por dois caminhos. Veja!

Stricto sensu

A pós-graduação stricto sensu é formulada para quem deseja ter uma imersão no desenvolvimento de pesquisas e estudos científicos e ampliar a própria atuação como docente para os centros universitários. Os cursos aqui (mestrado e doutorado) duram, em média, entre dois e quatro anos.

Eligis - teste vocacional e profissional

Lato sensu

“O que é pós-graduação lato sensu?”, você deve estar pensando. Por isso, saiba que ela têm foco na segmentação profissional e/ou no desenvolvimento de perfil gerencial nas mais diversas áreas do mercado de trabalho. Os cursos aqui (especialização e MBA) têm duração mínima de 360 horas.

Como fazer uma graduação?

É simples: você deve passar pelo processo seletivo de uma instituição do ensino superior. Geralmente, ele consiste no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou no vestibular — que pode ser tradicional ou agendado.

Viu só como o ensino superior é cheio de possibilidades e oportunidades? Por isso, aproveite e veja quais são as melhores faculdades do país!

Extensivo 2023
Você pode gostar também