Já se questionou sobre o que faz um assistente administrativo? Essa pode parecer uma questão simples, mas, mesmo esse cargo sendo bastante comum em muitas empresas de pequeno, médio e grande portes, a verdade é que ainda há quem desconheça a função dele. Por isso, vamos dedicar este post ao tema. Confira e descubra tudo!

O que faz um assistente administrativo?

O assistente administrativo presta suporte ao departamento de administração dentro de organizações públicas ou privadas, em especial às atividades exercidas pelos analistas e gerentes do setor, tornando-as mais ágeis e otimizando o tempo de conclusão delas.

É por isso que ele participa na produção de relatórios internos, na realização de negociações com parceiros e fornecedores, na controladoria de recursos financeiros, no repasse de arquivos impressos e online para outros núcleos da organização etc.

Áreas de atuação de um assistente administrativo

Por ser uma área muito ampla, é possível atuar como assistente administrativo em diferentes segmentos da administração. A seguir, você confere algumas delas!

Assistente administrativo financeiro

Atua realizando tarefas diárias que envolvem contabilidade, prestação de contas, pagamento para serviços externos, auditoria interna das finanças, formulação de cota para despesas de outros departamentos e muito mais.

Eligis - teste vocacional e profissional

Assistente administrativo de RH

É responsável por atividades relacionadas aos funcionários da empresa, como processos de seleção e recrutamento, medidas internas para melhoria do ambiente de trabalho, gerenciamento das despesas legais com contratação e desligamento de profissionais etc.

Assistente administrativo de marketing

Atua com o desenvolvimento de ações para divulgação da marca no mercado, promoção de imagem institucional, campanhas publicitárias, criação de linhas de novos produtos e serviços, análise de competitividade de companhias concorrentes etc.

Formação de um assistente administrativo

Para ser um assistente administrativo, não há muito segredo: você deve fazer um curso de Administração, que dura quatro anos. O interessante é que ele não é uma graduação em tempo integral, o que lhe permite já trabalhar na área enquanto você se forma, e pode ser realizado nas modalidades presencial, semipresencial e EAD.

Como você leu, a carreira de assistente administrativo conta com várias possibilidades de atuação e sucesso profissional. Por isso, vale a pena conferir quanto ele ganha por mês!

Campanha Always On Cronograma
Você pode gostar também