Se, de um lado, as empresas querem vender, de outro, os consumidores buscam produtos de qualidade e experiências que estejam sintonizadas com os seus estilos de vida.

Dentro dessa realidade, o analista de marketing é o profissional do momento, pois ele consegue atrair clientes por meio da análise dos dados referentes ao comportamento das pessoas, assim como as respectivas preferências de consumo, independentemente do segmento. Portanto, é um mercado de trabalho em alta.

De olho em seu sucesso profissional, vamos explicar, neste post, como é essa carreira e mostraremos dicas para você se destacar. Ficou interessado? Então não pare de ler!

O que faz um analista de marketing?

Um analista de marketing digital atua para concluir cinco etapas que serão significativas na atração de novos clientes ou na fidelização dos já existentes em uma empresa: planejar, produzir, publicar, promover e analisar. Mas o que são todas essas ações? Vamos explicá-las minuciosamente!

Planejamento

Quando um cliente percebe que o marketing digital é o boom do momento, ele vai atrás de profissionais capacitados para desenvolver determinadas ações que estejam alinhadas aos objetivos da empresa.

Nessa hora, o analista de marketing ouve os problemas que o empresário vem tendo, tanto na captação de novos clientes quanto na fidelização, e faz um planejamento para melhorar os resultados, principalmente na web — isso porque o marketing tradicional já não traz tantas vantagens como no século passado.

Assim, o planejamento é fundamental para mensurar o que será feito e as pessoas que serão atingidas, de acordo com o segmento do cliente. É o momento de criar a persona do negócio. Mas o que é isso?

É quase igual ao público-alvo, mas com informações mais detalhadas sobre os hábitos de consumo, entretenimento, hobbies, entre outras informações que serão imprescindíveis para a criação de conteúdos que sejam atrativos para esse perfil bem específico.

Produzir

Sabendo quem é a persona e os seus principais desejos, chega o momento de produzir conteúdos relevantes, de qualidade e que sejam atrativos. É o que explica a queda de audiência nas mídias tradicionais, como jornal impresso e rádio. Sabe por quê? Pelo fato de as pessoas estarem mais conscientes e confiantes em determinadas marcas.

Publicar

marketing analista

Após saber quais são os objetivos e as metas do cliente e de seus potenciais clientes, chega o momento de publicar as informações, sempre com foco no marketing de atração. O local de destino dos conteúdos será de acordo com as personas.

Se for uma loja de esportes radicais, oInstagrame o blog do cliente resolverão. Já para uma empresa de Recursos Humanos, nada melhor do que o LinkedIn.

Promover

É o momento do investimento. Afinal, as redes sociais querem impulsionamentos, que são poderosos em determinadas situações. Campanhas de fidelização e acompanhamento são extremamente bem-vindas!

Analisar

Vivemos a época dos dados. Não, nada a ver com o jogo de roleta. São os dados reais obtidos por meio dos softwares e inteligência artificial, que monitoram tudo o que acontece com os clientes de um analista de marketing.

Sendo assim, por meio do Google Analytics, por exemplo, é possível observar quais foram os principais tráfegos nas páginas, o que resultou em vendas e o número de acessos. Com as informações, as tomadas de decisões são bem mais certeiras.

Perfil do analista de marketing

O analista de marketing é um profissional da área de comunicação. Portanto, a pessoa tem que gostar de Humanas e também de tecnologia. Dominar as regras da Língua Portuguesa e softwares é essencial para o sucesso nessa carreira profissional.

Como você terá que conversar com muitas pessoas, é imprescindível que seja uma pessoa comunicativa, bem flexível, que goste de conversar e, também, de ler e escrever.

Trata-se de uma área em constante transformação, ou seja, você sempre terá que se atualizar, buscando novos conhecimentos. Inclusive, a atuação pode acontecer sem a necessidade de um curso superior, pois existem tecnólogos em marketing.

Além disso, o profissional tem que ser disciplinado, para saber respeitar os prazos, e também antenado em tudo o que acontece em vários segmentos de negócios. Afinal, os clientes serão diversificados.

Áreas de atuação do analista de marketing

Com o boom da internet, as áreas de atuação de um analista de marketing estão em vários setores. Podemos citar a questão da gestão das mídias sociais, da produção de conteúdo, entre outras. Veja alguns setores que estão em alta:

  • SEO;
  • redes sociais
  • mídia paga
  • estratégias de inbound marketing;
  • marketing de conteúdo;
  • análise de mensuração de resultados;
  • e-mail marketing;
  • campanhas promocionais online e offline.

Cursos de marketing

Se fossemos inserir todas as instituições de ensino que oferecem cursos de marketing, estaríamos sendo injustos, pois existem inúmeras.

Então, saiba que você pode cursar tanto no nível técnicoquanto superior na área. O que tem um peso grande é sua experiência e a vontade de aprender cada vez mais.

Dedique-se e tenha paciência, pois se trata de uma área que necessita de investimento, tanto de tempo quanto de conhecimento. Porém, depois que você estiver bem envolvido, certamente conseguirá clientes.

Inclusive, existem várias plataformas que auxiliam na geração de renda, ou seja, é possível viver disso ou, até mesmo, obter uma renda extra.

Quanto ganha um analista de marketing?

O salário de um analista de marketing depende de inúmeras variáveis, pois muitos são freelancers. Quem atua com carteira assinada em determinada agência geralmente ganha uma médiade R$ 1.800, no interior, e R$ 3.500, nas capitais, mas esses valores também não são iguais, de acordo com as várias regiões do Brasil.

Já quem é dono de uma agência ou já captou uns 20 clientes fixos pode desfrutar de uma renda mensal de até R$ 10.000. Tudo dependerá da gestão de marketing. Se os clientes estiverem satisfeitos e observarem avanços em suas vendas, investirão mais.

Eligis - teste vocacional e profissional

Mercado de trabalho

Ao contrário de inúmeras profissões, o analista de marketing foi beneficiado com o isolamento social imposto pelo combate ao coronavírus. Isso porque é uma profissão que pode ser exercida de qualquer lugar que tenha acesso à internet.

Assim, podemos afirmar que o mercado de trabalho está em plena expansão, pois o mercado online só cresce e promete muito para os próximos anos, inclusive para quem produz conteúdo de qualidade e inédito.

Portanto, se você quer ser um analista de marketing, não deixe de buscar os conhecimentos necessários. Pode ser em uma faculdade de Publicidade e Propaganda, Design, Jornalismo, ou em cursos específicos na área. No mais, invista em seu potencial e acredite em seus sonhos!

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