Quando consideramos fazer um curso, é preciso buscar mais informações sobre ele e as instituições que o disponibilizam. Por falar nisso, você já pensou em fazer faculdade de Marketing? A área está em constante crescimento.

Dessa maneira, quanto melhor for a sua formação, mais oportunidades de bons empregos surgirão. Por isso, é imprescindível escolher uma das melhores faculdades de marketing para estudar. 

Ainda não sabe quais são? Não tem problema, nós ajudamos nessa missão! Em nosso post, contamos mais sobre o curso e as instituições mais renomadas do país. Vamos lá?

O curso de Marketing 

Se você pretende trabalhar identificando as melhores oportunidades do mercado para planejar e executar estratégias, a fim de melhorar a imagem de uma marca ou empresa, o curso de Marketing é o ideal

O profissional de marketing é aquele que ajuda o cliente a ser mais competitivo, fidelizar o seu público, aumentar o alcance do produto/serviço e o faturamento.

O marketing digital também faz parte dessa área. Nesse caso, por meio de mídias sociais e outras ferramentas da internet, o profissional consegue levar as informações do cliente ao público-alvo, com a intenção de converter em vendas. 

Sendo assim, o curso de Marketing é que vai preparar o aluno para desempenhar todas essas funções. Você sabia que ele pode receber alguns nomes diferentes, dependendo da instituição de ensino? Veja:

  • Comunicação e Marketing;
  • Propaganda e Marketing;
  • Marketing Estratégico.

Faculdade de Marketing 

Embora existam cursos livres no ramo, é a faculdade de Marketing que dará uma base para alcançar oportunidades ainda maiores. Isso porque, hoje em dia, as empresas preferem contratar profissionais especializados. A seguir, confira sobre os dois graus disponíveis do curso.

faculdade de marketing

Bacharelado em Marketing

O Bacharelado em Marketing abrange matérias mais básicas, como matemática, logística, sociologia e economia. Assim, ele dá uma formação básica para, depois, ensinar as disciplinas mais específicas, como estratégias mercadológicas, comunicação, comportamentos de compra e relacionamento com clientes.

Além disso, também ensina algumas noções de administração, para que o profissional tenha conhecimento para gerenciar projetos, definir preços e elaborar orçamentos, por exemplo. 

O estudante também aprende diversas áreas do marketing, como internacional, de serviços, digital e outras.

O curso aborda temas de desenvolvimento e posicionamento de marcas, publicidade e propaganda, legislação das atividades de comercialização e muito mais. 

Na parte prática, o aluno é estimulado a fazer projetos de marketing. Lembrando de que é necessário entregar o TCC (trabalho de conclusão de curso) para se formar.

Eligis - teste vocacional e profissional

Tecnólogo em Marketing

O curso Tecnológico em Marketing forma o profissional chamado de tecnólogo. Ele também é de nível superior, porém a grade curricular é focada em disciplinas mais específicas. Ele é ideal para quem quer entrar logo no mercado de trabalho, já que tem a metade da duração de tempo do bacharelado.

Vale lembrar de que, se você deseja seguir carreira acadêmica, como atuar em pesquisas ou dar aulas, pode ser mais interessante optar pelo bacharelado. Não que, como tecnólogo, você não possa especializar-se posteriormente.

Porém, no bacharelado, o aluno tem matérias voltadas para iniciação científica, o que pode ser um diferencial na área.

Faculdade de Marketing: quanto tempo?

Você sabe quantos anos são necessários para se formar em Marketing? Isso vai depender da modalidade de grau que você escolher! O bacharelado e tecnológico têm durações bem diferentes. Veja, a seguir:

  • bacharelado — tem duração de 4 anos, pois aborda disciplinas mais generalistas, mais matérias teóricas e voltadas para iniciação científica;
  • tecnológico — dura 2 anos, já que concentra os conteúdos mais específicos, a fim de promover uma formação rápida e de qualidade.

Faculdade de Marketing: preço

O valor do curso de Marketing em instituições de ensino privadas pode variar dependendo da região, do turno, da modalidade e, até mesmo, do prestígio da faculdade. Para você ter uma ideia, o preço médio fica em torno de 500 a 700 reais. Entretanto, na modalidade EAD, você pode encontrar mensalidades a partir de 260 reais.

Faculdade de Marketing Ead

Não tem nenhuma faculdade de Marketing perto de onde você mora e mudar-se é fora de questão? Não desanime! Você pode estudar marketing mesmo assim. Basta escolher uma instituição que oferece o ensino a distância.

Nessa modalidade, o aluno estuda por meio de videoaulas e conteúdos on-line. Depois, só precisa ir até um dos polos da instituição para fazer as provas. Quanto à validade do diploma, pode ficar tranquilo. Desde que a faculdade seja reconhecida pelo MEC (Ministério da Saúde), o diploma tem o mesmo valor legal que o do ensino presencial.

Melhores faculdades de Marketing 

Para ter uma boa formação, é importante buscar pelas melhores faculdades de Marketing. Dessa maneira, você garante que está recebendo um ensino de qualidade e que o preparará para ter uma carreira de sucesso

A seguir, confira a lista com algumas das faculdades mais renomadas do país e que disponibilizam o curso:

  • UFMG — Universidade Federal de Minas Gerais;
  • ESPM SP — Escola Superior de Propaganda e Marketing;
  • UFRJ — Universidade Federal do Rio de Janeiro;
  • USP — Universidade de São Paulo;
  • UFPR — Universidade Federal do Paraná;
  • PUCSP — Pontifícia Universidade Católica de São Paulo;
  • UFRGS — Universidade Federal do Rio Grande do Sul;
  • PUCRS — Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul;
  • MACKENZIE — Universidade Presbiteriana Mackenzie;
  • ESPM RJ — Escola Superior de Propaganda e Marketing do Rio de Janeiro;
  • PUC Minas — Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais;
  • ESPM RS — Escola Superior de Propaganda e Marketing de Porto Alegre;
  • UNB — Universidade de Brasília;
  • UFPE — Universidade Federal de Pernambuco;
  • PUC Rio — Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro;
  • UNISINOS — Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
  • FAAP — Faculdade de Comunicação e Marketing da Fundação Armando Álvares Penteado;
  • UMESP — Universidade Metodista de São Paulo;
  • ANHEMBI — Universidade Anhembi Morumbi;
  • PUCPR — Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Faculdade de Marketing Digital

Provavelmente, você já ouviu falar no marketing digital. O assunto está bastante em alta, principalmente depois que as empresas perceberam o quanto essa área do marketing é importante para as vendas.

Se você quer tornar-se especialista no ramo, pode optar pela graduação tecnológica em Marketing Digital, que tem duração de 2 anos. Há ainda a possibilidade de fazer a faculdade de Marketing e depois especializar-se no nicho.

Faculdade de Marketing RJ 

Você é do Rio de Janeiro ou pretende mudar-se para a capital para cursar Marketing? Então, veja uma pequena lista com algumas das instituições que oferecem o curso:

  • Estácio;
  • UCAM — Universidade Cândido Mendes;
  • UVA — Universidade Veiga de Almeida;
  • Cruzeiro do Sul Virtual;
  • Unicarioca.

A faculdade de Marketing é necessária para quem quer seguir carreira nesse ramo. Por isso, se você pensa em seguir a profissão, escolha uma instituição que ofereça boa grade curricular e suporte ao aluno. Assim, é possível garantir uma ótima preparação para o mercado de trabalho.

Já sabe qual curso vai fazer? Entendemos que essa escolha é uma das mais difíceis. Para ajudar nessa decisão, o teste vocacional pode ser uma boa opção!

Você pode gostar também