Depois de escolher uma carreira para chamar de sua, o próximo passo é decidir em qual instituição de ensino superior estudar. Para isso, é necessário fazer uma boa pesquisa a fim de selecionar as melhores e, enfim, optar pela que mais se encaixa em seu interesse. Sua intenção é entrar em uma faculdade de Farmácia?

Extensivo 2023

Bom, nesse caso, você está no post certo! Aqui, separamos as dicas das melhores faculdades de Farmácia do país e contamos mais sobre como é o curso. Assim, sua procura fica muito mais fácil! Continue a leitura e confira as informações que trouxemos para você!

O curso de Farmácia

O curso de Farmáciaé destinado a formar profissionais de saúde para trabalhar nas áreas de produção de medicamentos, alimentos, cosméticos e fármacos, além de análises clínicas. Dessa maneira, o aluno aprende a pesquisar, registrar, distribuir, comercializar e garantir a qualidade de todos os produtos produzidos na empresa em que atua.

Se você tem dúvidas em relação ao mercado de trabalho, pode ficar tranquilo, pois ele é muito amplo. Dá para atuar em fábricas de medicamentos, cosméticos e itens de higiene, em laboratórios de análises clínicas, em drogarias, hospitais, farmácias de manipulação e outros lugares.

Além disso, é possível prestar concurso público como farmacêutico para trabalhar em farmácias populares e em outras instâncias governamentais. O bom é que o concursado tem estabilidade, o que é ótimo para acarreira profissional.

Faculdade de Farmácia

Esse curso é oferecido somente no grau de bacharelado e pode durar 5 anos ou mais, dependendo da instituição. Durante a graduação, o aluno aprende diversas matérias mais generalistas da área da saúde, como Biologia, Química e Ciências da Saúde. Depois, passa a ter disciplinas mais específicas, como:

  • Assistência Farmacêutica;
  • Controle de Qualidade de Medicamentos;
  • Cosmetologia;
  • Tecnologia de Alimentos.

Se você gosta de laboratórios de ciências, escolheu o curso certo! Farmácia tem muitas aulas práticas nesses ambientes. Assim, você terá oportunidade de fazer atividades incríveis, como exames, fórmulas de cosméticos e de medicamentos, análises toxicológicas etc. — lembrando que o estágio e o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) são obrigatórios para se formar.

Faculdade de Farmácia a distância

Assim como diversos outros cursos da área da saúde, a faculdade de Farmácia também é disponibilizada na modalidade EAD (ensino a distância). Isso significa que o aluno não precisa ir todos os dias até a instituição para assistir às aulas.

Ele pode aprender as matérias por meio de um ambiente virtual onde todo o conteúdo teórico será passado em videoaulas, e-books e outros materiais online. Há também material de apoio, com exercícios e textos para estudar e reforçar o conhecimento.

Como o curso de Farmácia envolve muitas aulas práticas, é preciso que o estudante vá até o polo da instituição fazer as atividades no laboratório e as provas. Quanto ao diploma de EAD, pode se tranquilizar, pois tem a mesma validade que o de curso presencial.

Eligis - teste vocacional e profissional

Melhores Faculdades de Farmácia

Agora que você já sabe mais sobre o curso, deve ter curiosidade para conhecer as melhores faculdades de Farmácia do país. A seguir, separamos 10 delas.

Faculdade de Farmácia RJ 

Você pretende estudar Farmácia no Rio de Janeiro? Então não pode deixar de conferir a lista com algumas das mais renomadas:

  • Universidade Federal Fluminense — UFF;
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro — UFRJ;
  • Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro — UFRRJ;
  • Universidade Estácio de Sá — UNESA;
  • Centro Educacional Anhanguera — ANHANGUERA;
  • Centro Universitário Serra dos Órgãos — UNIFESO.
faculdade de farmácia

Faculdade de Farmácia SP 

Agora, se a sua ideia é estudar em São Paulo, preste atenção aos nomes de algumas das melhores instituições que oferecem o curso de Farmácia.

  • Centro Educacional Anhanguera — ANHANGUERA;
  • Universidade Estadual de Campinas — Unicamp;
  • Centro Universitário de Rio Preto — UNIRP;
  • Universidade São Judas Tadeu — USJT;
  • Universidade de Ribeirão Preto — UNAERP;
  • Faculdades Integradas de Ourinhos — FIO;
  • Universidade Paulista — Unip;
  • Universidade Santo Amaro — UNISA.

Faculdade de Farmácia UFMG

A Universidade Federal de Minas Gerais(UFMG) é uma faculdade pública com sede em Belo Horizonte. O curso de Farmácia que ela oferece é um dos melhores do país.

Para ingressar, é preciso se inscrever pelo Sisu. O estudante pode escolher entre o turno diurno — com duração de 5 anos —, e o noturno, que dura 6 anos e 6 meses. O campus do curso fica na Pampulha.

Faculdade de Farmácia UFG

A Universidade Federal de Goiás também oferece o curso de Farmácia em seu campus de Goiânia. A duração total é de 5 anos, sendo que é em regime de estudo integral. Ou seja, o aluno fica à disposição da faculdade pela manhã e à tarde.

Faculdade de Farmácia: preço 

O valor das mensalidades do curso de Farmácia em uma instituição de ensino particular pode variar muito conforme o turno, a localização, a modalidade e outros fatores. Só para você ter uma ideia, algumas faculdades cobram 800 reais, enquanto, em outras, a mensalidade é 3 mil reais. Sendo assim, podemos dizer que a média gira em torno de 1300 reais.

A faculdade de Farmácia é uma das mais procuradas da área da saúde, principalmente por ser muito tradicional. O mercado de trabalho é bem amplo e oferece muitas oportunidades e possibilidades de atuação. Dessa maneira, se você optar por essa profissão, tem grandes chances de ter uma carreira de sucesso!

Já decidiu qual curso vai fazer? Sabemos que essa escolha não é uma missão fácil. Por isso, para ajudar nessa decisão, você pode contar com o teste vocacional. Saiba mais!

Extensivo 2023
Você pode gostar também