Você já pensou ou mesmo listou as instituições de ensino que são boas opções para estudar e ter uma formação de excelente qualidade? Ainda não? Saiba que essa é a realidade compartilhada por muitos vestibulandos que se concentram mais na escolha do curso e acabam deixando em segundo plano essa importante decisão.

Por esse motivo, trouxemos um post especial sobre a Faculdade Estácio de Sá para você conhecer as características da instituição e ver por que ela é cada vez mais procurada pelos estudantes que querem iniciar a vida universitária.

Acompanhe o texto e informe-se!

Faculdade Estácio de Sá: história

A Faculdade Estácio de Sá, também conhecida como Centro Universitário Estácio de Sá, está em atividade desde a década de 1970. Atualmente, ela conta com uma média superior a meio milhão de matrículas ativas e com um quadro docente com quase 10 mil educadores. Números que, sem dúvidas, impressionam.

A faculdade não se destaca apenas nesses aspectos, viu? A Estácio está entre as 100 melhores instituições de ensino superior do país, ocupando a 88ª posição da publicação de 2019 do Ranking de Universidades Folha (RUF).

Nela, a faculdade se destaca principalmente pela pontuação no critério mercado, no qual é avaliada a percepção do mercado de trabalho em relação à qualidade da educação teórica e técnica, e à formação profissional dos recém-formados. Nessa categoria, ela ocupou o 12º lugar, na frente de muitas universidades federais e estaduais de renome.

Faculdade Estácio de Sá: cursos

Um dos grandes pontos de destaque da Faculdade Estácio de Sá é justamente o vasto catálogo de cursos de nível superior. São mais de 100 opções de graduações divididas entre bacharelados, tecnólogos e licenciaturas — que, por sua vez, conta com habilitações diferentes a depender da área desejada.

Abaixo, reunimos algumas das principais opções disponibilizadas pela instituição. Veja:

Isso tudo sem falar nas opções de pós-graduação lato sensu (especialização e MBA) — voltadas para a segmentação da carreira e atualização profissional — e stricto senso (mestrado e doutorado) — voltadas para a docência, a pesquisa e a iniciação científica.

Vale ressaltar também a grande oferta de cursos livres disponíveis aos estudantes para que eles se aprofundem nos conhecimentos técnicos necessários para o exercício da profissão escolhida, obtenham fluência em outros idiomas e desenvolvam as habilidades comportamentais, comunicativas, de liderança e de relacionamento interpessoal que são buscadas pelo mercado de trabalho.

Eligis - teste vocacional e profissional

Processo seletivo para estudantes

Os vestibulandos têm duas opções de ingresso: o vestibular e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). No primeiro caso, você escolhe entre realizar uma prova de conhecimentos gerais mais uma redação em data programada ou fazer uma redação agendada — conforme o melhor horário para si — no campus mais próximo da sua residência.

Na segunda opção, você pode utilizar a pontuação obtida na última edição do Enem para se candidatar a uma vaga no curso desejado.

Faculdade Estácio de Sá: EaD

Uma das razões que leva muitos vestibulandos a optarem por uma instituição particular é a possibilidade de fazer uma graduação EaD. Além dessa modalidade de ensino ter mensalidades com valores inferiores aos da modalidade presencial, ela estimula o contato do estudante com novas tecnologias e ambientes virtuais, oferece recursos didáticos audiovisuais para o aprendizado e ainda disponibiliza tutoria online personalizada.

Como se isso tudo não fosse o suficiente, a rotina de estudos a distância é mais flexível, fazendo com que o aluno se torne mais independente e responsável pela própria qualificação acadêmica. Segundo o Censo EAD.BR, produzido e divulgado pela Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), foram registrados em 2018 cerca de 1.290.995 matrículas em graduações EaD em todo o país — o que engloba cursos de bacharelado, licenciatura, tecnológico e sequenciais.

Se você também tem interesse nesse tipo de formação, saiba que a faculdade Estácio de Sá é conhecida por oferecer cursos em múltiplas modalidades de ensino, ou seja, não apenas nos formatos presencial e EaD, mas também no flex.

Flex é o nome que o centro universitário dá para a graduação semipresencial que oferece aos estudantes. Nela, é possível acompanhar as aulas teóricas e expositivas de forma virtual e comparecer ao campus em encontros periódicos e agendados com o restante da turma para realizar atividades e exercícios em laboratórios sob a supervisão de professores — algo que é indispensável em áreas de ensino mais prático e técnico, como é o caso das Engenharias.

Faculdade Estácio de Sá: unidades

É possível encontrar a Faculdade Estácio de Sá em todos os estados brasileiros mais o Distrito Federal, seja por meio de campus próprio/credenciado — cerca de 60 centros educativos (excluindo, é claro, os de formação fundamental e média, que são 30) —, seja por meio de polo de educação a distância — que já somam 600 unidades. É uma cobertura ao nível nacional que poucas instituições ostentam.

Como mostrado, a Faculdade Estácio de Sá se destaca no cenário do ensino superior privado no Brasil pela abrangência nacional, o reconhecimento pela qualidade de ensino, a quantidade de alunos e docentes, a diversidade de cursos e as múltiplas possibilidades de ingresso. É uma ótima opção de centro universitário para você se graduar, ganhar conhecimento, formular seu networking e construir um currículo de peso para o mercado.

Gostou de saber mais sobre a instituição, mas ainda não se decidiu quanto à sua área de formação? Aproveite para conferir como um teste vocacional é essencial para os vestibulandos que estão com dúvidas sobre a experiência acadêmica!

Campanha Always On Cronograma
Você pode gostar também