Sendo considerada como uma das principais ramificações da área gerencial, os cursos de gestão atraem a atenção de milhares de estudantes. Isso acontece, principalmente, pelo fato da formação contemplar diversificados setores, os quais incluem desde a administração de um hospital, até o controle financeiro de uma empresa multinacional.

Extensivo 2023

Entretanto, por se tratar de muitas possibilidades de especialização, é comum surgirem dúvidas na hora de definir o curso de gestão a fazer.

Por esse motivo, preparamos um conteúdo explicando e exemplificando quais são os principais cursos de gestão, bem como onde encontrá-los e as áreas de atuação. Boa leitura!

Cursos de gestão

Apresentando subdivisões em vários setores comerciais, empresariais e, até mesmo, industriais, atualmente, há dezenas de cursos de gestão disponibilizados pelas universidades.

Porém, existem 5 grandes áreas que merecem ser destacadas: gestão de pessoas, gestão financeira, gestão comercial, gestão pública e gestão hospitalar — sobre as quais discorreremos a seguir.

Curso de Gestão de Pessoas

O curso de Gestão de Pessoaspode ser encontrado em diferentes graus de formação, mas, no Brasil, ele é mais comum de ser ofertado na modalidade de pós-graduação.

Em relação aos seus objetivos, ele visa a potencializar e desenvolver as habilidades dos funcionários de uma dada empresa, não importando qual seja a sua área de atuação.

Para exemplificar, um gestor de pessoas trabalha com o gerenciamento humano, identificando pontos de melhoria profissional para cada indivíduo pertencente a uma equipe de trabalho.

Outra tarefa sua é a de cuidar da qualidade das relações interpessoais dentro da empresa, amenizando eventuais atritos e discordâncias profissionais.

Habilidades requeridas

Um bom gestor de pessoas precisa apresentar boas habilidades em comunicação e gestão humana, além, é claro, de noções em Administração.

Curso de Gestão Financeira

O curso de Gestão Financeira, como o próprio nome sugere, é voltado para atuar em questões que envolvem o gerenciamento do dinheiro dentro de uma empresa. Isso implica desde pagamentos aos funcionários até a compra de insumos para a garantia da produção.

Como se trata de uma área onde o foco é a gestão do fluxo de dinheiro de uma companhia, o gestor financeiro costuma ter boas oportunidades de emprego em qualquer lugar. Isso porque ele desempenha atividades que precisam ser executadas dentro de qualquer empresa, seja qual for o ramo.

Habilidades requeridas

Em relação às habilidades necessárias para ser um gestor financeiro, é imprescindível gostar muito de matemática financeira e contabilidade.

Curso de Gestão Comercial

O setor comercial no Brasil é responsável direto pela criação de milhares de empregos, assumindo, assim, um importante papel no produto interno bruto (PIB) nacional. Por esse motivo, o curso de Gestão Comercial é desejado por muitos estudantes, já que o mercado costuma manter-se aquecido nessa área.

Sobre os campos de estudo, essa formação é focada no aprendizado dos processos de comercialização, desenvolvimento de técnicas de contato com os clientes, além da análise do perfil geral de consumo da população.

Outro ponto importante e que merece ser destacado sobre esse curso é que, ultimamente, cresce a demanda por gestores comerciais que dominam alguns conceitos de TI.

O aumento dessa exigência por parte do mercado de trabalho é totalmente compreensível, já que, cada vez mais, as empresas buscam a digitalização dos seus serviços prestados e das atividades internas, impulsionados pela pandemia de Covid-19.

Habilidades requeridas

Para se tornar um gestor comercial, é fundamental dominar técnicas de vendas, marketing digital e apresentar facilidade com a comunicação.

Eligis - teste vocacional e profissional

Curso de Gestão Pública

Ser um servidor público e trabalhar para o governo é, atualmente, o sonho de vários estudantes, principalmente daqueles que almejam estabilidade profissional e um bom plano de carreira.

Nesse contexto, para ingressar na carreira pública, uma das principais portas de entrada é a realização do curso de Gestão Pública. Por meio dele, o estudante aprenderá sobre todos os meios administrativos que a máquina pública detém para gerir a sociedade.

Mais comum de ser encontrado no formato tecnólogo, a formação nessa área permite ao profissional aprender sobre o poder legislativo, as tributações fiscais, os impostos, as políticas públicas assistencialistas e as demais áreas que podem envolver a atuação de órgãos e instituições públicas.

É interessante pautarmos que, para se tornar um servidor público, esse profissional, após concluir o seu curso de Gestão Pública, precisa ser aprovado em algum concurso. Ele, então, poderá atuar pelo município, pelo estado e, até mesmo, para a federação.

Habilidade requeridas

Um gestor público precisa entender, de uma forma geral, qual é o papel do estado na sociedade, exigindo afinidades com política e sociologia.

Curso de Gestão Hospitalar

Por fim, temos o curso de Gestão Hospitalar, o qual possibilita ao profissional atuar nos mais diversos ambientes que envolvem a saúde, como em uma clínica médica ou em um grande centro hospitalar.

Sobre as áreas que são estudadas, esse curso abrange temas como: infraestrutura e dinâmica de funcionamento de um hospital, serviços laboratoriais e gerenciamento de planos de saúde.

Desse modo, essa formação fornece ferramentas para que o estudante consiga gerenciar toda a parte administrativa de um hospital, assumindo atividades como: compra de insumos, organização da escala de trabalho dos profissionais da saúde, comunicação entre os setores etc.

Habilidades requeridas

Para ingressar nessa área, o estudante precisa ter habilidades com biossegurança, biologia e gestão administrativa.

cursos de gestão

Onde estudar?

Veja, a seguir, algumas das principais faculdades que oferecem cursos nas áreas de gestão:

  • Fundação Getulio Vargas;
  • Universidade Fumec;
  • Faculdade Pitágoras;
  • Universidade Norte do Paraná;
  • Centro Educacional Anhanguera;
  • Universidade Federal de Minas Gerais;
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Logo, após a leitura deste post explicando sobre os principais cursos de gestão, você conseguirá identificar, de maneira mais simples, se, de fato, essa área é compatível com o seu perfil de estudante. Cabe ressaltarmos que, seja qual for o ramo de gestão escolhido, para ingressar nesse setor, é essencial ter boa comunicação e gostar de administrar.

Achou interessante os cursos disponíveis na área da gestão? Então saiba agora como é a graduação em Administração!

Extensivo 2023
Você pode gostar também