A rotina de um estudante que está na fase de fazer o vestibular requer muita disciplina e tomadas de decisões extremamente importantes. Isso porque definir o curso a fazer e os tipos de faculdade a se inscrever para participar do processo seletivo são apenas algumas das várias questões que surgem nesse período.

Por mais que possa parecer simples para determinados alunos, esse assunto, muitas vezes, gera dúvidas, principalmente no quesito de escolha da faculdade e suas respectivas modalidades de ensino.

Em vista disso, com o intuito de esclarecer mais sobre esse tema, preparamos um conteúdo que aborda todos os tipos de faculdade, as suas diferenças em relação às universidades, as formas de ensino e muito mais. Faça proveito da leitura!

Tipos de faculdade: grau de formação

Ao ler o manual do candidato de uma faculdade qualquer na aba “cursos disponíveis”, é muito comum depararmos com palavras do tipo bacharelado, licenciatura e tecnólogo.

Essa nomenclatura, na verdade, nos indica qual é a característica de formação daquele curso, ou seja, mesmo se tratando de áreas iguais (Ciências Biológicas Bacharelado e Ciências Biológicas Licenciatura, por exemplo), o grau de ensino é diferente. Veja, a seguir, as diferenças essenciais!

Bacharelado

De uma forma geral, quando um curso é apresentado na modalidade de bacharelado, a formação do estudante em uma dada área será ampla.

Exemplificando, um curso de Engenharia Mecânica bacharelado é caracterizado pela formação profissional do estudante em diversificados ramos dessa Engenharia, como manutenção, projetos, produção industrial, entre outros.

Em outras palavras, o bacharel em algum curso geralmente demonstra ter um grande leque de conhecimento em determinada área, porém, com pouca especialização.

Licenciatura

Já os cursos de graduação na modalidade licenciatura são aqueles voltados para a formação de profissionais da educação, ou seja, os futuros professores de escolas e instituições de ensino em geral.

Em relação ao que é estudado durante o curso, a formação em licenciatura vai além da formação de bacharel, uma vez que o estudante precisa desenvolver as suas habilidades em didática, pedagogia e psicologia do ensino.

Desse modo, por envolver mais disciplinas, a formação em licenciatura geralmente é mais longa que o bacharelado, se considerarmos uma mesma área profissional.

Por fim, temos os cursos tecnólogos, que podem ser concluídos em um menor tempo de estudo (em média, entre 2 anos e meio a 4 anos) e são caracterizados essencialmente pelo seu teor mais prático e específico, possibilitando que o estudante se especialize em uma área em um curto período.

Tecnólogo é graduação?

Essa dúvida é bastante comum entre as pessoas, motivada pelo fato de os cursos tecnólogos serem (em sua grande maioria) bem mais curtos do que os de bacharelado e as licenciaturas.

Mas, mesmo sendo curtos e mais específicos, os cursos tecnólogos são considerados como graduações. Ou seja, ao final deles, o estudante recebe um diploma atestando a sua capacitação em um curso de nível superior.

vestibulares

Modalidade de ensino

Além de ter diferenças em relação ao grau de formação, os cursos também podem apresentar distinções quando o tema é modalidade de ensino, já que temos possibilidades de ensino a distância (EaD), híbrido e presencial. Conheça mais sobre cada uma delas!

Faculdade a distância

O formato de ensino superior a distância já é bem comum no Brasil e vem ganhando cada vez mais espaço nas faculdades e universidades, principalmente devido à momentânea impossibilidade de termos aulas presenciais por conta da pandemia de Covid-19.

Sobre a sua dinâmica de ensino, um curso EaD tradicional geralmente tem 90% de carga horária de estudos, dada de forma online, e 10% de atividades presenciais (provas finais, trabalhos, aulas de laboratórios e apresentações de conclusão de curso).

faculdade a distância tipos de faculdade

Híbrido

O formato híbrido mescla aulas presenciais e online (em média, 50% para cada) e representa uma inovação no quesito didática para o ensino superior.

Isso porque ele propõe o rompimento do ensino tradicional, permitindo que o estudante assuma papéis mais ativos e participativos dentro de uma sala de aula, reforçando o conceito pedagógico de que a via de aprendizagem entre professores e alunos é mútua.

Outra característica marcante do ensino híbrido é o uso da tecnologia e das demais ferramentas digitais para otimizar o processo de ensino, permitindo que professores e estudantes extrapolem as limitações do ensino presencial tradicional.

Faculdade presencial

Por fim, temos o formato presencial, onde é necessária a exposição de aulas presenciais (quase que a totalidade da carga horária do curso) em uma faculdade ou universidade.

Cabe destacarmos que, mesmo sendo a modalidade de ensino mais antiga entre as três, o formato presencial ainda é o mais tradicional, até porque a grande maioria das vagas disponibilizadas pelas universidades e faculdades do nosso país contempla esse formato.

Diferença entre faculdade e universidade

Ao contrário do que muitos pensam, existem grandes diferenças entre uma universidade e uma faculdade, essencialmente quando se trata de possibilidades acadêmicas. Veja, resumidamente!

Faculdades

As faculdades são todas as instituições de ensino superior que dispõem de cursos de graduação, seja qual for a área ou o grau de formação.

Universidades

Já as universidades, além de disponibilizarem cursos de graduação, também contam com a pesquisa e a extensão universitária. Isto é, academicamente falando, elas são mais completas do que as faculdades.

Com isso, em uma universidade, há pesquisas aprofundadas, produção científica e atividades que estreitam as relações entre a universidade e a sociedade em geral.

Portanto, agora que você já sabe quais são os tipos de faculdade, os graus de formação, as possibilidades de modalidades de ensino e as diferenças entre uma faculdade e uma universidade, fica mais simples definir o tipo de curso e qual será a instituição de ensino para prestar o vestibular.

Gostou de aprender mais sobre os tipos de faculdades e as suas modalidades de ensino? Então saiba agora quais são as melhores faculdades do Brasil!

vestibulares
Campanha Always On Cronograma
Você pode gostar também