Apesar de serem da área da saúde, farmácia e bioquímica são profissões bem distintas, com atuações diferentes no mercado de trabalho. Quer saber o que cada uma faz? Então continue lendo este post!

Extensivo 2023

Qual a diferença entre farmácia e bioquímica

Quem faz Farmáciaestuda os medicamentos e as aplicações no combate às inúmeras enfermidades.

Assim, o profissional manipula os remédios e ainda auxilia no desenvolvimento de vacinas, cosméticos, seja na indústria, seja nas farmácias de manipulação.

Já o bioquímico faz outra faculdade, estudando os processos químicos que ocorrem nos seres humanos. Ao contrário do curso de Farmácia, esse profissional estuda Bioquímica.

Como está envolvido com os processos, e não diretamente com as pessoas, o bioquímico pode atuar na agricultura, no meio ambiente e nos processos industriais.

Dessa maneira, podemos afirmar que o farmacêutico estuda os medicamentos, enquanto o bioquímico, a reação dos produtos no corpo humano.

Curso de Farmácia-Bioquímica

Primeiramente, é preciso deixar bem claro que farmacêutico é quem faz Farmácia, e bioquímico, quem estuda Bioquímica, ou seja, são duas faculdades distintas. Mas existe o curso de Farmácia-Bioquímica, unindo as duas.

No curso de Farmácia, estuda-se química, física, genética, biologia, anatomia, supervisão e controle de qualidade, microbiologia etc.

No de Bioquímica, podemos citar cálculo, tecnologia, inovação, imunologia, fitoquímica, bioquímica de alimentos e industriais etc. Portanto, trata-se de uma junção entre química e biologia.

Carreira de farmacêutico-bioquímico

Sendo campos bem próximos, as carreiras de farmacêutico e bioquímico entrelaçam-se. Ambas têm um bom cenário no mercado de trabalho em razão da grande procura por medicamentos por parte da população.

Assim, as indústrias precisam produzir mais, e há vagas para farmacêuticos em vários setores, como laboratórios clínicos, drogarias, hospitais, indústrias, entre outros locais.

Bioquímicos podem atuar em indústrias de cervejas, laticínios, cosméticos, pesquisas científicas, laboratório de análises clínicas etc. Quem faz o curso Farmácia-Bioquímica consegue abrir o leque de escolha, pois o farmacêutico pode atuar, também, com análises clínicas.

Eligis - teste vocacional e profissional

Onde estudar Farmácia-Bioquímica?

Esse curso tem uma duração de cinco anos na modalidade bacharelado e é oferecido em várias instituições de ensino, tais como:

  • Universidade de São Paulo (USP);
  • Unesp;
  • Faculdades Oswaldo Cruz;
  • Unip;
  • Universidade Braz Cubas.

Com isso, fazer Farmácia-Bioquímica pode ser uma boa escolha para quem quer investir em uma formação mais ampla e com diversas oportunidades no mercado de trabalho.

E aí, está interessado em seguir carreira na área da saúde, mas ainda não definiu a profissão? Uma boa dica é fazer, agora mesmo, o nosso teste vocacional para ajudar na sua escolha!

Extensivo 2023
Você pode gostar também