Você está sempre ligado nas tendências, adora dar palpite nos looks dos amigos e se veste muito bem? Se a resposta é sim, já pensou em cursar moda? Esse mercado cresce cada vez mais e é essa graduação que prepara profissionais aptos a trabalhar nele.

Extensivo 2023

Muita gente pensa que o bacharelado em moda forma apenas estilistas ou consultores de estilo. Ledo engano! O curso é bem completo e dá para trabalhar nas mais diversas áreas dentro do setor. Quer ficar por dentro do assunto? Então continue a leitura, pois, neste post, a gente conta tudo sobre o curso. Vamos lá?

O que é moda?

Afinal, o que é a moda? Bom, antes de falarmos sobre o curso, especificamente, é interessante voltar no tempo e entender a história por trás. A palavra moda significa o comportamento de uma época, um costume. Porém, hoje, ela é voltada para se referir ao vestuário muito utilizado em determinado momento. Qual é a moda hoje?

Antigamente, cada país ou região tinha os seus próprios hábitos na hora de se vestir, havendo então diversas modas em cada período. Atualmente, com a globalização, a moda atinge o mundo todo, salvo alguns costumes que prevalecem, independentemente do que esteja em alta.

Na Índia, por exemplo, os trajes são típicos e não cedem às referências ocidentais, assim como vários outros países. A moda atinge também as religiões, já que cada dogma pode apresentar uma recomendação de vestimenta.

A moda também expressa a personalidade da pessoa e o estilo de vida. Além disso, ela ajuda na autoestima quando valoriza os mais diversos tipos de corpos. Sendo assim, o profissional de moda não é apenas aquele que dita o que se deve ou não vestir, ele também trabalha com atitudes, emoções e sentimento das pessoas.

Curso de moda

Para quem pretende cursar moda, o nome do curso também é chamado de Design de Moda. Ele pode ser bacharelado ou tecnológico. No primeiro caso, a duração média é de 8 semestres (4 anos), enquanto no segundo é de 4 a 5 semestres (2 anos a 2 anos e meio).

O principal objetivo é formar profissionais capazes de produzir peças de roupas e acessórios, dominando todas as etapas de produção até a vitrine e a venda.

A grade curricular conta com matérias sobre estilismo. Nessa disciplina, o aluno aprende acerca de estampas, cores, formas, modelagens, padronagens, tecidos, materiais e tudo o que for relacionado ao processo de fabricação das peças de vestuário. Além, é claro, de ficar por dentro de como se dita a moda.

Há também disciplinas que falam sobre a gestão de moda. Isso prepara o futuro profissional para entender sobre marketing, administração da produção, pesquisa de mercado e tudo o que for relacionado às vendas e ao gerenciamento em moda.

A diferença entre o curso de bacharelado e o tecnológico em Design de Moda é que o primeiro abrange mais matérias teóricas, além das práticas. Já o segundo vai direto ao assunto, com muitas aulas em oficinas e laboratórios.

Eligis - teste vocacional e profissional

Curso de moda Ead

Geralmente, os cursos de moda ead (ensino a distância) são do tipo tecnológico. Eles são ideais para os alunos que contam com pouca flexibilidade de horários — como os que trabalham ou que não têm acesso com facilidade às instituições de ensino presencial e quem mora longe.

A validade do diploma é mesma da modalidade presencial, em relação a isso você pode ficar tranquilo. É preciso disciplina para fazer o curso de moda online e comparecer aos polos para fazer as avaliações. Essa é uma ótima opção para quem sonha cursar moda, mas tem alguns impedimentos de estudar presencialmente.

Faculdade de moda

Para escolher a melhor faculdade de moda é preciso fazer uma boa pesquisa antes. Além do valor da mensalidade, grade curricular etc., é imprescindível verificar se o curso conta com a autorização do MEC (Ministério da Educação).

Somente com esse reconhecimento é que o diploma tem validade legal em terras brasileiras. É como se fosse um atestado de que a faculdade apresenta qualidade de ensino e está apta a formar profissionais da área. Imagine passar, pelo menos, 2 anos estudando e o seu certificado não valer de nada. Não dá, né? Então se liga nessa dica ao escolher a sua instituição.

Curso de moda Senac

O Senac é uma instituição bastante reconhecida por ofertar diversos cursos com muita qualidade de ensino e reconhecimento pelo MEC. Ele oferece o curso de Tecnólogo em Design de Moda.

Cada estado tem o seu próprio domínio, por exemplo, Senac-RJ (Rio de Janeiro) ou Senac-SP (São Paulo). Sendo assim, procure pela administração do seu estado ou do local em que pretende cursar e pesquise sobre a disponibilidade do curso, datas dos vestibulares etc.

manequim moda

Mercado de trabalho

O mercado de trabalho em moda é bem amplo quando falamos de diversidade de profissionais. Entretanto, para alçar uma carreira de sucesso é preciso estar ligado onde tudo acontece. Aqui no Brasil, as melhores oportunidades se concentram noRio de Janeiro e em São Paulo, visto que essas duas cidades estão entre os maiores polos de moda mundiais.

Há também muitas possibilidades nas regiões de fabricação têxtil, como Rio Grande do Sul, Ceará, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, Pernambuco e outros. Nesses lugares estão várias das maiores indústrias de têxteis do país.

Além disso, dá para atuar em lojas, na área de consultoria e personal stylist, em marketing, em e-commerce e vários outros setores. Tem a ver com moda? Então o profissional de Design de Moda está dentro!

Carreira em moda

Como dissemos, o curso de Design de Moda é muito relacionado a estilistas. No entanto, nem todo mundo que quer cursar moda tem esse objetivo, mas pode estudar o bacharelado ou o tecnológico do mesmo jeito. Isso porque a área é bem ampla e exige profissionais em diversos setores. Olha só:

  • estilismo: criação de peças e estampas;
  • indústria têxtil: atua em todas as etapas de produção, da escolha da matéria-prima à fabricação e distribuição;
  • pesquisa: trabalha nos estudos de tendências de moda e comportamento do consumidor;
  • ateliê de alta costura: participa de todas as etapas de produção das peças;
  • compras: escolhe as peças que serão comercializadas em lojas;
  • produção: comanda desfiles, catálogos, editoriais, campanhas publicitárias e outros;
  • consultoria: o personal stylist identifica e cria um estilo próprio para os consumidores, dando dicas do que combina melhor de acordo com as características físicas e comportamentais.

O que para muitos é um hobby, para outros é profissão. A moda está em todo lugar, lidamos diariamente com ela. Por isso, ela é um mercado que está em constante expansão, oferecendo oportunidades para os profissionais da área. Se você leva jeito para isso, o curso de Design de Moda pode ser uma ótima opção!

Ainda não sabe qual curso fazer? Então aproveite que está por aqui, leia o nosso artigo e entenda como fazer a escolha certa! Precisa de mais uma mãozinha para escolher a sua profissão?

Extensivo 2023
Você pode gostar também