Todo mundo sabe que uma alimentação saudável é a base para ter mais saúde. E qual é o profissional que ajuda nessa missão? Sim, o nutricionista! É ele quem vai balancear o cardápio de acordo com as necessidades da pessoa. Mas engana-se quem acha que é somente essa a atribuição dele. O curso de Nutrição tem muito mais a oferecer!

Extensivo 2023

As pessoas estão cada vez mais preocupadas em ter o tão sonhado bem-estar. Pegando carona nessa tendência, cursar Nutrição pode ser uma ótima oportunidade de sucesso na carreira. Você já pensou nisso?

Bom, neste post, trouxemos tudo o que precisa saber sobre o curso de Nutrição! Vamos lá?

O que é Nutrição?

Ao contrário das plantas, que usam a luz do sol para obter o próprio alimento, os animais precisam comer. É por meio dos alimentos que temos a energia e os nutrientes necessários à sobrevivência.

A Nutrição é a ciência que estuda tudo que engloba esse processo: desde a qualidade do alimento, passando pela ingestão, absorção dos nutrientes e metabolismo até a excreção.

Tudo isso com o propósito de encontrar o equilíbrio nutricional e tratar e/ou prevenir doenças. Afinal, é por meio da alimentação que o nosso organismo consegue o que precisa para funcionar.

Quando o cardápio é adequado, o corpo funciona bem, já quando é desequilibrado, tende a trabalhar mal. Dentro da Nutrição, existem várias vertentes. Conheça as principais.

Nutrição Clínica

A Nutrição Clínica é voltada para tratar e prevenir doenças, ou seja, atingir a saúde. Nos hospitais, por exemplo, ela atua proporcionando os nutrientes aos pacientes de acordo com a enfermidade, como a Nutrição Parenteral (pela veia) para quem não está com o aparelho digestório atuante.

Nessa área também inclui-se o atendimento em clínicas, onde as pessoas buscam manter uma alimentação mais saudável.

Eligis - teste vocacional e profissional

Nutrição Funcional

A Nutrição Funcional estuda os alimentos que proporcionam benefícios maiores do que nutrir, como tratar e prevenir doenças. Por exemplo, a chia é um alimento funcional porque contém ômega-3, que ajuda a evitar problemas cardiovasculares.

Sendo assim, essa área é responsável por fazer as melhores combinações de alimentos. Dentro dela também há a gastronomia funcional, que visa usar esses ingredientes em receitas saborosas e nutritivas.

Nutrição Esportiva

A Nutrição Esportiva é relacionada à alimentação de atletas e praticantes de atividades físicas que têm objetivos específicos, como ganhar massa muscular ou diminuir a porcentagem de gordura corporal.

Como as necessidades dessas pessoas são diferentes, essa área estuda mais a fisiologia do exercício e a relação com os alimentos e nutrientes.

Nutrição em alimentação coletiva

A Nutrição em alimentação coletiva visa tudo que engloba a produção e distribuição de alimentos em restaurantes e até mesmo indústrias alimentícias.

A elaboração do cardápio, a qualidade dos ingredientes, as condições de higiene nas etapas de fabricação, a administração dos recursos, entre outras atribuições são de responsabilidade do profissional de Nutrição.

Curso de Nutrição

O curso de Nutrição é o pontapé para quem quer seguir a carreira na profissão. Nele, as matérias vistas são relacionadas às áreas da saúde, da biologia e de humanas.

Além da atuação dos alimentos e nutrientes em nosso corpo, estuda-se as doenças e como a alimentação pode ajudar a controlá-las, tratá-las ou preveni-las.

Engana-se quem acha que não precisa de matemática para estudar Nutrição. Há muito dessa disciplina, pois calcula-se os nutrientes na dieta, a quantidade de alimentos em um cardápio ou na produção de um restaurante.

Há também bioestatística, para quem pretende seguir carreira em pesquisa.

Há também quem acha que Nutrição é o mesmo que Gastronomia, mas não é. Chefs e cozinheiros estudam a área mais relacionada com o próprio alimento, como a melhor combinação para uma refeição agradável em texturas, sabores e aromas e a qualidade da comida.

O estudante de Nutrição também vai para a cozinha preparar diversos pratos, mas é para observar e analisar as propriedades dos alimentos, como eles reagem às diversas técnicas de cocção, a melhor forma de prepará-los para preservar os nutrientes etc.

Faculdade de Nutrição

A faculdade de Nutrição é sob a habilitação de bacharel e é ele que forma o nutricionista. Geralmente, os cursos duram 8 semestres (4 anos) e podem ser em regime integral ou meio período.

A diferença para o técnico são as responsabilidades dos profissionais, sendo que o bacharel tem atividades privativas, como a prescrição de dietas.

Técnico em Nutrição

O técnico em Nutrição também tem como objetivo promover a alimentação saudável e de qualidade.

O curso dura por volta de 2 anos e não exige o ensino médio completo, como na faculdade. Pessoas a partir de 16 anos já podem cursar essa modalidade.

Nutrição Ead

Está pensando em fazer Nutrição, mas não tem horário flexível ou nenhuma instituição de fácil acesso para você? Saiba que o curso de Nutrição também pode ser feito a distância e o diploma tem a mesma validade que o presencial, desde que seja reconhecido pelo MEC (Ministério da Educação).

Embora o curso seja muito prático, com várias aulas em laboratórios e cozinha, ele pode ser aplicado na modalidade EAD, sem nenhum prejuízo para o aprendizado.

A parte teórica é feita por meio de videoaulas e apoio online e a prática é feita nos polos das instituições, assim como as avaliações.

Mercado de trabalho

A atuação do nutricionista e do técnico em Nutrição é bem ampla, já que a ciência abrange diversas áreas. Além de hospitais, restaurantes, serviços de alimentação e Nutrição, padarias e fábricas alimentícias também contratam profissionais da área.

Já ouviu falar em catering? É quando se prepara a comida em um lugar e transporta para servir em outro. É o caso das refeições servidas em aviões e navios. Nesses casos também se faz necessário a atuação de um nutricionista.

Na parte de prescrição de dieta, o nutricionista pode trabalhar em clínicas particulares ou em consultórios. Há também a possibilidade de atender em domicílio, como personal diet, ajudando o cliente na elaboração do cardápio, compras etc.

O nutricionista esportivo pode atuar dando consultas particulares em academias e clínicas ou em clubes de esportes, tomando conta da alimentação dos atletas de um time, por exemplo. Outra área é a de saúde coletiva em programas do governo, como PSF (Programa Saúde da Família).

Nutrição: salário 

O salário do profissional de Nutrição pode variar muito conforme a área em que ele atua, a região, se é sob CLT ou autônomo e outros tantos parâmetros que fazem com que a remuneração seja variável. Em média, um nutricionista ganha por volta de R$ 2500 e um técnico em nutrição R$1750 .

O curso de Nutrição é uma boa escolha para quem gosta de tudo o que envolve alimentação, bem-estar, qualidade de vida, comida etc. Por ser uma área bem abrangente, oferece muitas oportunidades de alcançar uma carreira de sucesso, seja nutricionista, seja técnico em Nutrição.

Que tal aproveitar que está por aqui e entender como fazer a escolha certa do seu curso? Aliás, você já fez um teste vocacional? Veja como funciona em nosso guia completo!

Extensivo 2023
Você pode gostar também