Você sabia que existe um curso superior para atuar em terapias alternativas de melhora do bem-estar físico e mental? Pois é isso mesmo! 

Extensivo 2023

A Naturologia é uma ótima opção de bacharelado para quem curte a ideia de ajudar as pessoas a terem mais qualidade de vida por meios mais naturais, digamos assim.

Se essa área é do seu interesse, e você quer saber mais sobre o curso, continue a leitura. Neste post, trazemos algumas informações muito úteis sobre ele e a profissão. Assim, você fica por dentro de tudo e tem uma noção melhor na hora de escolher a sua carreira. Vamos lá?

O que é naturologia?

A palavra naturologia significa “estudo da natureza”. Isso é o que , realmente, a área faz: estudar e aplicar métodos naturais para ajudar as pessoas a terem mais saúde e bem-estar. Essa ciência visa a prevenir e tratar doenças e promover a saúde por meios naturais.

Ela junta conhecimentos de outras áreas, como de saúde, biológica e humanas, para compreender e tratar o indivíduo de uma maneira global, envolvendo os aspectos mentais, emocionais, físicos, sociais e, até mesmo, ambientais. O profissional, chamado de naturólogo, cuida da relação do ser humano com a natureza.

Dessa forma, ele busca conscientizar as pessoas sobre o seu estilo de vida e sua saúde para ajudá-las a preservar a integridade física e mental. Tudo isso, é feito utilizando uma abordagem multidisciplinar com as terapias naturais.

O bacharel em Naturologia estuda, orienta, ensina e aplica as terapias naturais como forma de prevenir e tratar doenças e distúrbios, além de visar à melhoria da qualidade de vida do indivíduo. É comum que os naturólogos trabalhem em equipes multidisciplinares como uma maneira de cuidar do paciente como um todo.

Assim, ele pode aplicar diversas terapias alternativas. Para você ter uma ideia, a ONU (Organização das Nações Unidas) reconhece quase 150 delas. Nesses tratamentos, o naturólogo pode usar plantas medicinais, cores, massagens e luzes. Além disso, promove o hábito da alimentação saudável e da prática de atividades físicas.

Esse profissional pode atuar em diversos estabelecimentos, como clínicas, empresas, academias, hospitais, SPAs e resorts. Além disso, tem a oportunidade de trabalhar em consultórios próprios ou atendimento domiciliar. A seguir, confira algumas de suas possíveis atividades:

  • promover a saúde por meio de terapias naturais, integrativas e complementares, tanto para indivíduos quanto para o coletivo;
  • elaborar e executar programas sociais, usando as terapias naturais;
  • ministrar aulas para cursos relacionados à naturologia;
  • fazer pesquisas na área de naturologia;
  • gerenciar estabelecimentos que oferecem o serviço de naturologia.
Eligis - teste vocacional e profissional

Terapias

Bateu a curiosidade para saber quais são as terapias alternativas aplicadas pelos naturólogos? A seguir, confira algumas das técnicas usadas por eles:

  • aromaterapia — uso de aromas e óleos;
  • cromoterapia — uso de cores e luzes;
  • fitoterapia — uso das plantas;
  • geoterapia — uso de pedras e cristais;
  • hidroterapia — uso de água;
  • talassoterapia — uso de banhos de mar;
  • massoterapia — uso de massagens.

Curso de Naturologia

No curso de bacharelado em Naturologia, o aluno estuda a teoria e a prática das mais variadas terapias alternativas da Medicina tradicional chinesa e ayurveda, que tem origem na Índia. Dessa maneira, ele aprende técnicas de Yoga e meditação, massoterapia, hidroterapia e muitas outras.

O estudante de Naturologia já tem aulas práticas logo nos primeiros semestres, o que é muito interessante para a formação profissional. O estágio e a monografia (TCC — Trabalho de Conclusão de Curso) são obrigatórios para se graduar.

naturologia

Naturologia: grade curricular

Antes de se decidir por um curso para a formação profissional, é interessante saber sobre a grade curricular para ter uma ideia da sua identificação com a área. Durante os 4 anos do curso, o aluno tem a oportunidade de estudar sobre diversas matérias teóricas e práticas da Naturologia. Veja algumas delas:

  • Cosmologia Xamânica;
  • Cromoterapia e Terapia Floral;
  • Fundamentos da Aromaterapia;
  • Fundamentos do empreendedorismo em saúde;
  • Hidroterapia;
  • Introdução à Fitoterapia e Plantas Medicinais;
  • Princípios da Naturoterapia;
  • Terapêutica Tradicional Ayurvédica.

Naturologia: EAD

Como você pode imaginar, o curso de Naturologia é muito prático para ser aplicado na modalidade de ensino a distância. São muitas as aulas em que o aluno precisa estar presente em sala para aprender as técnicas e os métodos das terapias naturais. Por esse motivo, ainda não há curso de bacharelado EAD em Naturologia.

Onde estudar Naturologia?

Gostou da ideia de cursar Naturologia? Se a área é a profissão da sua vida, agora basta encontrar uma instituição de ensino superior para estudar. Apesar da Naturologia ser reconhecida pelo MEC (Ministério da Educação) há algum tempo, somente duas faculdades no Brasil são autorizadas pelo órgão para oferecer o curso de bacharelado. São elas:

  • Universidade Anhembi Morumbi (UAM);
  • Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL).

Lembrando de que vale dar uma olhada no portal do MEC para verificar a avaliação da faculdade. Ela é importante para você ter uma ideia da qualidade do ensino.

Mercado de trabalho

O mercado de trabalho para o naturólogo é bastante amplo e cheio de oportunidades. Isso porque as pessoas estão cada vez mais conscientes de que não basta procurar ajuda médica no momento em que fica doente, sendo preciso buscar meios de prevenir e manter o bem-estar físico e mental.

Sendo assim, é possível que o profissional encontre muitas vagas em diversos tipos de estabelecimentos. Até mesmo os grandes hospitais que são referência no país utilizam a naturologia, como o Albert Einstein e o Sírio-Libanês, ambos em São Paulo.

A maior quantidade de vagas de emprego para os naturólogos está concentrada nas regiões Sul e Sudeste, já que são lugares com muitas clínicas e SPAs. Entretanto, o Nordeste também é uma ótima localidade, já que muitos hotéis e resorts estão apostando no serviço de terapias alternativas para chamar atenção dos clientes.

Por fim, o SUS (Sistema Único de Saúde) também necessita de profissionais da área, já que o Ministério da Saúde incluiu a naturopatia na Política Nacional de Práticas Integrativas Complementares.

A naturologia é uma ciência voltada para a promoção do bem-estar global de indivíduos e da coletividade. Ela utiliza de terapias alternativas para tratar o corpo e a mente, a fim de prevenir e curar doenças e outras condições.

Quem curte a ideia de utilizar o que a natureza tem de melhor a oferecer para nossa saúde pode dar-se muito bem na profissão!

E aí, já sabe qual é profissão que você vai chamar de sua? Aproveite que está por aqui e saiba o que é o teste vocacional e como ele pode ajudar nessa escolha!

Extensivo 2023
Você pode gostar também