Quando um ser humano adoece, geralmente a causa do problema tem profundas raízes dentro do histórico de sua vida, ocasionando as consequências negativas. Com foco no tratamento do todo que compreende a complexidade de uma pessoa, a Terapia Holística se apresenta como uma alternativa para várias abordagens, com excelentes resultados.

Extensivo 2023

Tendo várias técnicas e uma formação que pode ser realizada por meio de cursos específicos sem a necessidade de faculdade, vamos mostrar neste post como é essa profissão que está em alta na atualidade. Vem com a gente!

O que é Terapia Holística?

A Terapia Holística é a utilização de várias técnicas, algumas milenares, que auxiliam na cura de pessoas que estejam sofrendo em razão de determinado problema, seja ele físico, emocional, mental ou espiritual.

Terminologicamente falando, holos é uma palavra grega que significa inteiro/todo, enquanto terapia faz referência ao tratamento, sempre com uma abordagem voltada a todos os aspectos humanos, ou seja, biológico, psicológico, mental, social e espiritual.

As abordagens holísticas focam na cura de uma maneira completa. A acupuntura, por exemplo — surgida na China há mais de 5.000 anos e reconhecida pela Organização Mundial de Saúde —, faz parte do rol de técnicas.

Além dela, existem inúmeras outras vertentes, inclusive indianas, como a ayurveda, uma terapia que reúne massagem, fitoterapia, alimentação específica e aromaterapia, valorizando cinco elementos: éter, ar, fogo, água e terra.

No entanto, as terapias holísticas necessitam imensamente da colaboração dos pacientes, principalmente na maneira de encarar os tratamentos. Afinal, é a própria pessoa que precisa entender suas dores, encontrando a cura no universo interior.

Para que serve a Terapia Holística?

A Terapia Holística pode ser utilizada em vários tipos de tratamentos, mas atualmente vem sendo procurada principalmente para ajudar as pessoas a viverem com mais equilíbrio, em busca da qualidade de vida.

Assim, diante das adversidades da rotina, como estresse, competitividade, desemprego, crise financeira, entre outras, as técnicas auxiliam no combate a inúmeros distúrbios. Entre eles, podemos citar:

  • depressão;
  • ansiedade;
  • síndrome do pânico;
  • síndrome de burnout (excesso de trabalho);
  • estresse;
  • insônia;
  • dependência química e alcoolismo;
  • transtorno bipolar;
  • distúrbios alimentares;
  • falta de clareza mental;
  • dores etc.

Tratam-se de doenças que estão presentes com alta frequência na atualidade, muitas delas com origens psicossomáticas, ou seja, para solucioná-las é preciso ir à raiz do problema. É aí que a Terapia Holística se diferencia dos demais tratamentos.

Com uma abordagem completa, as técnicas tratam o todo, auxiliando na cura ou na diminuição dos sintomas. Geralmente, as terapias utilizadas conseguem ajudar o paciente a promover uma transformação completa na sua vida.

Eligis - teste vocacional e profissional

Tipos de Terapia Holística

Como trabalha com energia, com o olhar do ser para si mesmo, massagens, entre infindáveis técnicas, existem vários tipos de Terapia Holística. Selecionamos alguns para você ficar por dentro. Confira!

Fitoterapia

A fitoterapia é a cura por meio do poder das plantas. O terapeuta estuda as necessidades do paciente e indica alguns chás ou banhos de folhas.

O objetivo é estimular as defesas naturais do organismo. Nesse caso, também podem ser indicados florais elaborados à base das plantas, sempre com foco na demanda apresentada.

Reiki

O Reiki é uma transferência de energia que auxilia no equilíbrio energético do paciente. O terapeuta Reiki canaliza a energia vital universal e transfere ao cliente através da imposição das mãos.

O terapeuta impõe as mãos no campo energético do paciente (chacras) e contribui para acalmar o corpo, aliviando sintomas de estresse, depressão, ansiedade, insonia entre outros males.

Meditação

O objetivo da meditaçãoé ajudar na melhoria do foco. Diversas técnicas podem ser aplicadas pelo terapeuta, de sessões guiadas a exercícios individuais que explorem o domínio dos pensamentos.

Dessa maneira, essa Terapia Holística aborda corpo, mente e espírito, tocando diretamente na força da mente para auxiliar nas ações, sempre de olho no que é positivo.

Aromaterapia

Essa técnica utiliza óleos essenciais oriundos de plantas e flores, com a indicação de aromas que possam combater os diferentes tipos de males.

Geralmente, a aromaterapia é indicada para quem enfrenta problemas emocionais. Ela ajuda a aumentar a energia vital, com benefícios no foco e na autoestima.

Homeopatia

Seja para crianças, jovens ou idosos, a homeopatia também se enquadra na Terapia Holística. Elaborando medicamentos de origem animal e vegetal, os extratos são úteis para diversos casos.

Entre eles, podemos citar depressão, asma, sinusite, ansiedade, entre outros. Inclusive, a homeopatia é um tratamento oferecido gratuitamente na rede pública por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Yoga

Desbloqueando o fluxo energético do corpo, a yoga oferece exercícios de postura e respiração que contribuem ainda com o autoconhecimento, ajudando na melhoria do bem-estar e combate a algumas doenças, como dores na coluna.

A prática ainda aumenta a imunidade e auxilia positivamente no metabolismo, ou seja, contribui para amenizar o estresse, a ansiedade e a depressão.

Além dos tratamentos citados, há muitos outros que podem ser encontrados nas Terapias Holísticas, tais como:

massoterapia terapia holística
  • massoterapia;
  • barras de access;
  • mindfulness;
  • cromoterapia;
  • xamanismo;
  • numerologia sagrada;
  • feng shui;
  • thetahealing;
  • aconselhamento metafísico;
  • entre outras.

Curso de Terapia Holística

É importante ressaltar que não existe um curso específico de chamado de Terapia Holística, já que esta é uma área muito grande e que abrange diferentes tipos de terapias. Você pode se tornar um terapeuta holístico fazendo os cursos de cada tipo de terapia, como por exemplo o Reiki.

Os cursos de Terapia Holística oferecidos, geralmente, são ministrados em escolas específicas da área, sendo a grande maioria presenciais.

Atualmente, tramita no Ministério da Educação (MEC) o reconhecimento da habilitação em técnico em Terapia Holística, mas até janeiro de 2021 esse pedido ainda não havia sido aprovado.

No entanto, quem se forma na área consegue o registro profissional por meio do Conselho de Auto Regulamentação da Terapia Holística (CRT).

Os profissionais também podem se credenciar na Associação Brasileira do setor (ABRATH), que exige práticas comprovadas e documentação pessoal, além da conclusão do Ensino Médio.

O que faz um terapeuta holístico?

O terapeuta holístico pode ter diferentes tipos de atividades. Ele pode ser massagista, aplicador de reiki, instrutor de yoga etc.

Basicamente, ele realiza um atendimento individualizado e traça o histórico do paciente, conhecendo as principais queixas e também os meios que poderão ser utilizados.

É uma profissão muito próxima a de um psicólogo ou de uma Terapia Ocupacional, ou seja, o profissional vai conduzir o paciente à prática de atividades que auxiliarão na cura ou no tratamento dos males apresentados.

Para isso, o terapeuta holístico poderá utilizar as diversas técnicas apresentadas ao longo deste post, escolhendo sempre a que mais domina ou que tenha especialidade.

No entanto o terapeuta holística não substitui um tratamento com psicólogos ou psiquiatras, ele apenas irá complementar o tratamento de um paciente com as terapias holísticas indicadas para o seu caso.

Área de atuação do terapeuta holístico

Sabendo-se que essa profissão tem diversas formas de abordagem, o terapeuta holístico pode atuar em inúmeras áreas. Veja algumas:

  • tratamento da dependência química;
  • aconselhamento pessoal;
  • geriatria;
  • crianças e adolescentes com distúrbios de aprendizado;
  • clínicas particulares;
  • sistema de saúde público;
  • ensino;
  • hotéis;
  • empresas;
  • entre outros.

Mercado de trabalho

Diante da pluralidade das abordagens, o mercado de trabalho é promissor para quem faz um curso de Terapia Holística.

É possível realizar massagens em hotéis, abrir o próprio consultório de aconselhamento, ministrar cursos na internet, entre infindáveis possibilidades.

A dica é você escolher uma técnica e se tornar especialista nela, criando vínculo com os pacientes, que influenciarão na conquista de mais clientes.

A média salarial do terapeuta holístico varia muito, indo de R$ 1.500 a R$ 4.000, dependendo da atividade exercida. Há quem ministre seminários ou cursos de coaching com rendimentos bem superiores. Portanto, tudo vai depender da sua experiência e dos resultados obtidos.

Dessa maneira, a Terapia Holística é uma boa alternativa de profissão, atividade que está em crescimento em razão dos males enfrentados pela humanidade na constante busca pela melhoria de vida.

E você, se identificou com esse ramo alternativo? Continua na dúvida sobre qual profissão seguir? Aproveite então e faça o nosso teste vocacional!

Extensivo 2023
Você pode gostar também