O curso de direito é um dos mais procurados no Brasil, visto que todos os anos novos profissionais se formam nessa área e passam a atuar em diferentes setores.

Extensivo 2023

O curso aborda as leis presentes em nossa sociedade, no que diz respeito à esfera pública e privada. Ou seja, o estudante aprende as relações da sociedade no comércio, família, imóveis, bem como nos setores administrativos da nação.

Depois de formado e devidamente aprovado na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o profissional poderá atuar como advogado. No entanto, caso não seja aprovado na OAB ou não deseje fazer a prova, pode atuar em outros setores.

Os bacharéis em Direito têm oportunidades como administradores e em diversos cargos públicos.

Caso seja sua intenção seguir, de fato, a carreira jurídica como promotor, delegado, juiz, defensor público ou procurador, precisa da aprovação na prova da OAB.

Durante o curso, são estudadas matérias como Filosofia, Sociologia, Direito Civil, a Constituição Brasileira, dentre outras disciplinas importantes à formação.

Você se interessa pelo curso de Direito? Então, leia este artigo. Aqui, vamos falar sobre as vantagens dessa formação e por que a escolha da carreira é tão importante.

A importância de escolher a carreira

Escolher uma carreira profissional e prestar vestibular é um momento importante na vida de qualquer pessoa. Hoje em dia, existem muitas opções, o que pode deixar os estudantes cheios de dúvidas.

Geralmente, essa decisão começa cedo, em um período da vida em que não temos contato com as carreiras que pretendemos e, muitas vezes, não conhecemos nossas habilidades.

Por outro lado, algumas pessoas já estão inseridas no mercado, nos mais variados setores, como comércios e lojas de diferentes segmentos que vendem produtos como cordão para caneca, atuando em empresas, etc.

Mesmo assim, é comum se sentir inseguro e escolher um curso por impulso. Só que é preciso muito cuidado, afinal, será a sua profissão por, pelo menos, 30 anos.

O curso de Direito é um dos que mais se destaca, visto que essa carreira tem prestígio e destaque na sociedade. Por isso, é a primeira escolha de muitas pessoas.

Contudo, essa situação demonstra que haverá uma forte concorrência no mercado para esses estudantes, principalmente, depois que se formarem.

Sem falar que para trabalhar como advogado, após o curso, é necessário prestar a prova da OAB, que é dividida em duas fases.

A primeira é constituída por 80 questões sobre o curso em si, e a segunda, prático-profissional, que reconhece as habilidades do profissional na área escolhida. Para isso, é preciso desenvolver uma redação de peça jurídica e fazer 4 questões dissertativas.

No entanto, quem se forma em Direito tem outras oportunidades de trabalho, podendo atuar em empresas como administradoras, bancos e muitas outras áreas.

Se você escolheu este curso, fez bem, afinal, ele te dará uma boa base para a carreira e também para sua formação pessoal. Mas você sabe por que ele está entre as primeiras escolhas? Vamos descobrir!

Veja por qual motivo escolher a área do Direito

Muita gente quer portar aquele cartão de visita advocacia, isso porque, no Brasil, existem mais 1.600.000 alunos cursando Direito atualmente. Os dados são do Inep, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.

O Instituto tem como base as graduações tradicionais mais escolhidas por quem presta o ENEM. Além dele, outros cursos muito concorridos são:

  • Pedagogia;
  • Administração;
  • Enfermagem;
  • Ciências Contábeis.

No que diz respeito ao curso de Direito, ele está entre os mais escolhidos, porque oferece várias oportunidades de atuação dentro de um mesmo segmento.

Sem falar que também tem relação com outras profissões, por exemplo, podendo atuar na gestão de uma grande fábrica de bag para violão folk, pois o estudante tem conhecimento sobre Direito Trabalhista, Tributário e do Consumidor.

A mesma coisa não acontece com outras áreas, como Medicina, Publicidade e Propaganda, entre outros segmentos. Ou seja, são conhecimentos úteis para a sociedade de uma forma geral.

Quem se forma nesse curso também passa a conhecer e a fazer acontecer os seus direitos, sabendo lidar melhor com os problemas que aparecem no dia a dia.

Além de garantir que não será passado para trás dentro de uma organização, por exemplo, os profissionais dessa área também podem aplicar seus conhecimentos dentro a empresa de moleskine branco em que trabalham ou no dia a dia, como:

  • Negociação de imóveis;
  • Inventário e partilha de bens;
  • Leitura e interpretação de contratos;
  • Problemas com produtos ou serviços.

Também é um curso que permite aos seus estudantes entenderem o porquê da existência de algumas normas e leis, bem como da situação política de um país.

Por exemplo, os alunos tomam conhecimento da divisão do Estado, os impactos dos movimentos sociais nas leis, além do seu surgimento e importância.

Além de obter todos esses conhecimentos, muitas pessoas escolhem o curso de Direito por causa do seu mercado de trabalho.

Existem muitas situações que dependem da intervenção de um advogado, independentemente de sua especialidade.

Mesmo quando há uma variação da área, os profissionais de Direito podem aproveitar inúmeras oportunidades.

Portanto, você terá um diploma que vai lhe garantir uma carreira de sucesso, seja como advogado ou prestando consultoria para uma escola de aula de piano para iniciantes.

add-banner-extension id=”1″ image_alt=”Eligis – teste vocacional e profissional” filter_category=”0″]

Os benefícios do curso de Direito

Depois de ler o tópico anterior, fica fácil imaginar por que escolher esse curso é tão vantajoso. De qualquer forma, vamos listar os principais benefícios de fazer um curso de Direito. São eles:

1.    Conhecimentos em diferentes áreas

Tudo o que você estuda durante o curso pode ser aplicado em diferentes áreas. Isso é o que aumenta as possibilidades e oportunidades dessa carreira profissional.

Sem falar que quando conhecemos a fundo as leis, direitos e deveres, eles podem ser aplicados ao seu cotidiano, o que lhe permite conduzir melhor a própria vida.

2.    Poder ajudar as pessoas

Os bacharéis em Direito e até mesmo estudantes podem auxiliar as pessoas em diferentes situações que envolvam o sistema judiciário.

Como um advogado, que poderá defender seus clientes e fazer valer a legislação vigente em cada caso. Para quem estuda, pode esclarecer dúvidas de colegas e familiares, o que é positivo até mesmo para avaliar seus conhecimentos.

Ou seja, se formar em Direito é ideal para quem tem o sonho de ajudar as pessoas de alguma maneira. Sem falar que você não precisa ter um lugar para isso, basta o auxílio de um notebook para escritório e ser um bom aluno.

É assim que você vai percorrer o trajeto até passar na prova da OAB e finalmente poder atuar como advogado.

3.    Diferentes áreas de atuação

Existem diferentes áreas de atuação para quem quer trabalhar como advogado. Isso porque o profissional pode se especializar em diferentes segmentos.

Dentre eles podemos mencionar a área Civil, Trabalhista, Penal, Tributária, entre outros. Além dessas áreas, também é possível prestar concursos públicos e atuar na área advocatícia em diferentes ramos.

Dentro da carreira jurídica, os setores mais procurados e prestigiados são juiz, desembargador, promotor e, claro, docente nas universidades.

4.    Benefícios salariais

O profissional de Direito tem uma carreira de prestígio, visto que ele pode chegar até o mais alto escalão de uma organização, usando, por exemplo, um carimbo empresarial como um gestor de grandes corporações.

Tanto no setor advocatício quanto dentro de outras possibilidades, cursar Direito nos remete aos benefícios salariais desses profissionais, podendo ultrapassar valores que você nunca sonhou em ganhar.

Sem falar que essas pessoas alcançam a tão sonhada estabilidade profissional, pois se colocam no mercado de maneira segura, tendo em vista os seus conhecimentos.

5.    Compreender melhor a sociedade

Nossa sociedade é muito complexa e chegamos até aqui depois de um trajeto longo e cheio de mudanças. O advogado é um profissional que compreende amplamente a sociedade, por conhecer seu comportamento, direitos e deveres.

Sem falar que ele também entende por que vivemos dessa forma, como funciona nossa política e economia, o que lhe permite unir seus conhecimentos para melhorar a realidade em que estamos inseridos.

Um exemplo disso é oferecer palestras em colégio particular e público, para que crianças e adolescentes cresçam de maneira mais consciente acerca da sociedade em que vivem.

Ou seja, esses profissionais não precisam necessariamente advogar para contribuir de alguma forma, visto que podem enriquecer a sociedade por meio de vários trabalhos.

Conclusão

Ficou claro que o curso de Direito é muito importante para a sua vida profissional e pessoal, certo? Essa escolha vai proporcionar crescimento em muitos aspectos, possibilitando que você seja um diferencial para a nação.

No entanto, não se esqueça de que, assim como em qualquer outro curso, é necessário muita dedicação e estudos, principalmente, para construir uma carreira de sucesso.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Extensivo 2023
Você pode gostar também