Sabemos que conhecer a instituição de ensino antes de fazer o vestibular, ou de se matricular em um curso, é uma missão essencial para todo estudante. Por isso, neste post, você vai conhecer bem a Faculdade Cásper Líbero.

Extensivo 2023

Embora seja muito reconhecida em suas áreas de atuação, nem todo mundo sabe a sua história, os seus diferenciais e os cursos que oferece. Que tal acompanhar o texto para ficar por dentro de todos esses detalhes? Aproveite a oportunidade em poucos minutos de leitura!

Faculdade Cásper Líbero

Uma das primeiras curiosidades sobre a instituição é o seu nome. Para quem nunca ouviu falar, Cásper Líbero foi um advogado (formado em Direito) que se interessou pelo jornalismo e criou o seu próprio jornal.

Além disso, teve uma carreira muito bem-sucedida como empresário e fundou diversas organizações na área da comunicação — entre elas, a TV e rádio Gazeta e a Faculdade Cásper Líbero (FCL). A famosa Corrida de São Silvestre também foi idealizada por ele.

Infelizmente, Cásper morreu em um acidente aéreo com 54 anos, o que interrompeu muitos planos que provavelmente ainda seriam colocados em prática. Porém, a sua Fundação continua administrando os legados, incluindo a FCL.

Como era um grande visionário, não é difícil imaginar que ele foi o responsável pela criação do primeiro curso de Jornalismo do país e o segundo na América Latina, em 1947. Desde então, a faculdade — que está localizada na cidade de São Paulo — conquistou renome especialmente nesse campo e acabou abrindo outros cursos.

faculdade casper libero

Cásper Líbero: cursos

A instituição seguiu o foco da Comunicação Social e cresceu ao longo do tempo. Hoje, já ocupa alguns andares da Fundação Cásper Líbero e conta com uma infraestrutura física e tecnológica diferenciada para os seus alunos.

Confira, a seguir, os cursos que são oferecidos!

Graduação

Os interessados em conquistar um diploma de graduação podem escolher entre as seguintes áreas na modalidade de bacharelado.

Jornalismo

O “filho” primogênito da FCL é ofertado nos períodos da manhã e noite, com duração prevista de 4 anos. A formação aborda desde as práticas impressas tradicionais até os formatos digitais.

Um diferencial interessante é que a faculdade tem órgãos laboratoriais que contribuem com o preparo do aluno, como um Núcleo Editorial e uma Produtora Experimental Audiovisual.

Publicidade e Propaganda

Esse é um curso voltado para quem quer atuar no mercado publicitário e aprender a construir um bom relacionamento com os consumidores.

Segundo a instituição, seu foco é “formar comunicadores que agregam valor e significado aos produtos e marcas”. A duração também é de 4 anos, sendo possível estudar nos turnos matutino ou noturno.

Eligis - teste vocacional e profissional

Rádio, TV e Internet

Apesar da relevância da internet no mundo atual, ainda há espaço para trabalhar com rádio e TV. O diferencial dos objetivos do curso da Cásper Líbero é o foco na inovação de conteúdos e nos formatos para esses meios de comunicação.

Sendo assim, o estudante desenvolve habilidades de criação, edição, produção e direção para diversos canais — desde podcasts até filmes e programas de rádio. Os estudos duram, pelo menos, 4 anos, com as opções de manhã ou noite.

Relações Públicas

Essa é uma área relacionada com a gestão de marcas na nossa sociedade. Isto é, um profissional de RP (como é chamadoo pela abreviação do termo relações públicas) deve preocupar-se em gerenciar a imagem e os relacionamentos de um ou mais negócios. O curso segue a mesma duração e disponibilidade dos demais.

Pós-graduação

Para os que já são graduados, a oportunidade é aprofundar o estudo em um assunto específico para garantir o título de especialista. Os cursos de pós-graduação disponíveis são:

  • Produção e Práticas Jornalísticas na Contemporaneidade;
  • Produção, Criação e Gestão Audiovisual Transmídia;
  • Marketing e Comunicação Publicitária;
  • Comunicação Organizacional e Relações Públicas.

Todos eles podem ser concluídos em 18 ou 24 meses, com grades curriculares semelhantes, mas com algumas diferenças.

Jornalismo na Cásper Líbero

O curso de Jornalismo da Cásper Líbero é certamente um dos grandes atrativos da instituição, sendo reconhecido como uma das melhores faculdades particulares do país e com vários prêmios conquistados.

A história do seu fundador é um dos motivos para isso. Mas vale dizer que a instituição não parou no tempo e continua atualizando-se para manter o alto nível de qualidade.

O corpo docente é formado por especialistas que entendem muito da área e estabelecem uma ótima conexão entre o ambiente acadêmico e o mercado de trabalho atual.

Vestibular Cásper Líbero

A principal forma de ingresso para os cursos é o vestibular, e as inscrições podem ser feitas pelo site da Faculdade. A prova envolve uma redação e questões de múltipla escolha sobre conhecimentos interdisciplinares (como Língua Portuguesa, atualidades, Matemática, História, Inglês e outros).

Uma informação importante é que a nota do Enem só pode ser utilizada para vagas remanescentes, ou seja, que não foram preenchidas pelos candidatos do processo seletivo tradicional.

Por isso, a melhor alternativa para quem deseja entrar na Cásper Líbero é fazer o vestibular e não contar com a eventual possibilidade de entrar pelo resultado do Enem.

Bolsas de estudo

Por ser uma faculdade particular renomada, é natural que as mensalidades sejam um pouco mais elevadas. Os cursos da Faculdade Cásper Líbero giram em torno de 2 a 3 mil reais mensais.

São oferecidos descontos para ex-alunos, irmãos de alunos, associados do Sindicato dos Jornalistas, funcionários e professores. A instituição concede, também, bolsas de estudo por avaliação socioeconômica, iniciação científica, estágio e monitoria.

Há, ainda, uma parceria para financiamento com o banco Bradesco. Todos os detalhes dessas condições precisam ser consultados com a Faculdade.

Apesar de o custo não ser barato, na internet, é possível encontrar vários relatos positivos sobre a experiência de estudar na Faculdade Cásper Líbero. A qualidade da estrutura e do ensino estão entre as maiores vantagens de fazer essa escolha, sem falar que você passa a ter uma referência valiosa no seu currículo!

Gostou de conhecer melhor essa instituição? Se você está interessado em construir uma trajetória bem-sucedida, não deixe de ler o nosso artigo que aborda como planejar uma carreira profissional.

Extensivo 2023
Você pode gostar também