Com cursos presenciais e também no sistema EAD, a Faculdade Estácio é uma das mais procuradas no Brasil. O vestibular Estácio é bem flexível e pode ser feito em qualquer data, desde que haja agendamento.

Além disso, a instituição de ensino privado conta com outras formas de ingresso, como mostraremos neste post. Vem com a gente e saiba mais!

Faculdade Estácio

A Estácio de Sáé uma instituição de ensino privado, que surgiu no Rio de Janeiro, na década de 70, fundada por João Uchôa Cavalcalti Netto. O primeiro curso foi o de Direito.

De lá para cá, houve um crescimento exponencial. Atualmente, ela está presente em todos os estados brasileiros e tem mais de 500 mil alunos, com cursos devidamente reconhecidos pelo MEC.

Há cursos de graduação (35) e pós-graduação, assim como de extensão, com professores bem-conceituados.

O foco da instituição é no mercado de trabalho, principalmente após o lançamento dos cursos a distância (EAD), que surgiram, na Estácio, em 2009.

O material didático é fornecido gratuitamente, e houve uma expansão do sistema EAD nos últimos anos em razão das facilidades desse método.

A Estácio ainda tem ensino médio e cursos técnicos. Veja as modalidades oferecidas pela instituição.

Presencial

É o método tradicional que necessita da presença do aluno na sala de aula diariamente, podendo ser matutino, vespertino ou noturno.

A distância

O sistema EAD transmite as aulas pela internet, e o estudante só comparece ao polo presencial uma ou duas vezes por semestre para realizar provas.

Flex

É o sistema de ensino que mescla aulas online e práticas referentes aos laboratórios presenciais.

Assim, o aluno não precisa ir todos os dias ao polo, mas a frequência é bem maior se comparada ao EAD.

Telepresencial

No telepresencial, a presença no polo é semanal, tanto para assistir às aulas quanto para cumprir determinadas tarefas.

Além disso, as provas são presenciais, ocorrendo geralmente uma vez por semestre.

Vestibular Estácio

O vestibular Estácio é bem flexível e pode ser agendado de acordo com as suas necessidades.

Para isso, entre no site oficial da instituição e passe o cursor do mouse no botão estude na Estácio.

Na sequência, clique em formas de ingresso. Serão abertas cinco opções:

  • vestibular;
  • Enem;
  • segunda graduação;
  • transferência externa;
  • reabertura de matrícula.

Ao abrir o vestibular tradicional, haverá as opções de estado e município. Aí é só você agendar e fazer a prova online mesmo.

Além dessa opção, o vestibular Estácio aceita a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como forma de ingresso — inclusive destinando descontos para quem foi bem avaliado.

No caso da segunda graduação, o vestibular não é necessário, pois a Estácio destina créditos referentes às disciplinas já cursadas, como Língua Portuguesa.

O único critério é a apresentação de documentação específica, como CPF, RG, diploma do ensino superior e histórico escolar.

Já a transferência externa e reabertura de matrícula são referentes a alunos que já passaram pelo processo seletivo.

Tudo sobre o processo seletivo

Apesar de não haver uma data específica na prova agendada, o vestibular Estácio segue o mesmo padrão das demais faculdades e conta com questões objetivas e redação.

Existe ainda o vestibular tradicional, composto por 30 perguntas objetivas que abordam conhecimentos gerais, disciplinas do ensino médio e redação com um tema definido.

Os valores da taxa de inscrição variam de acordo com as edições, mas, nos últimos anos, não ficaram acima de R$ 50.

Eligis - teste vocacional e profissional

Vestibular tradicional

O vestibular tradicional é amplamente divulgado, e o aluno pode escolher a data e o horário para realizar a prova.

Além da redação, o candidato deverá responder 30 questões de Biologia, Geografia, História, Física, Língua Estrangeira, Língua Portuguesa, Matemática e Química.

A dica é você aproveitar a preparação para o Enem para se sair bem no vestibular Estácio.

Vestibular EAD

Já para quem pretende ingressar nos cursos superioresno sistema EAD, o vestibular Estácio conta somente com a redação.

É importante informar que, no dia da prova, o candidato deve levar o comprovante da inscrição, documento de identificação com foto, lápis, borracha e caneta preta.

Outra dica é sempre chegar ao local da prova com antecedência para evitar possíveis imprevistos.

O que cai no vestibular Estácio

Como já mencionamos, o vestibular Estácio tradicional tem 30 questões objetivas de oito disciplinas do ensino médio, mais a redação.

O conteúdo da prova geralmente explora ainda perguntas sobre atualidades. Portanto, é sugerido que você sempre fique atento ao noticiário, seja por meio da TV, seja jornal impresso ou web.

Como a leitura ajuda na preparação, é indicado sempre manter o hábito, principalmente para treinar a argumentação.

Redação

A redação do vestibular Estácioaborda temas da atualidade, sempre explorando a capacidade do aluno de defender um ponto de vista por meio da dissertação.

O texto deve ficar entre 20 e 30 linhas, apresentando argumentações coerentes e com respeito às normas cultas da Língua Portuguesa.

Em 2019, por exemplo, o vestibular de Medicina da Estácio de Sá teve duas propostas de redação:

  • Ficção e realidade podem ser relacionadas de modo positivo em nossas vidas?
  • A relação entre conhecimento e felicidade.

Assim, podemos afirmar que os temas frequentemente retratam aspectos da sociedade, principalmente enfatizando assuntos que estejam em foco na realidade, como a pesquisa científica por conta do novo coronavírus.

Resultado do vestibular Estácio

O resultado do vestibular tradicional geralmente sai em três dias, enquanto no agendado, no mesmo dia.

Após a entrega da redação, os avaliadores levam uma média de 30 minutos para apresentar o resultado.

Caso você seja aprovado, já pode efetuar a matrícula no curso superior escolhido, seja ele presencial, a distância, telepresencial ou flex.

Como você observou, o vestibular Estácio é bem facilitado e está disponível em diferentes modalidades. Ou seja, quem está se preparando para o Enem sai na frente.

Por isso, não deixe de aumentar o ritmo dos seus estudos, sempre deixando espaço no dia para atividades físicas e também para relaxar. Assim, a sua preparação estará adequada para o vestibular Estácioou para outra instituição de sua preferência!

E aí, gostou do nosso post? Chegou até aqui, mas ainda está na dúvida sobre qual curso escolher? Então faça agora mesmo o nosso teste vocacional!

Campanha Always On Cronograma
Você pode gostar também