Os campos de trabalho têm passado por inúmeras alterações, em grande parte por conta da pandemia do COVID-19, e por isso, muitos estão precisando atualizar o currículo.

Extensivo 2023

Esse é um momento que normalmente causa muitas dúvidas, por isso, é necessário sintetizar todas as suas experiências de forma persuasiva.

Em outras palavras, convencer que você é a melhor escolha para a empresa.

Como esse é um objeto da comunicação corporativa, saber como estruturar, o que mencionar, e como contextualizar cada informação, são os grandes segredos para ser selecionado rapidamente.   

As habilidades exigidas para cada profissão e função variam, mas existem uma série de características esperadas por todos os empregadores, independente se você busca emprego em uma grande corporação ou em uma pequena instituição de aula de música.

Para auxiliá-lo nesse momento, elaboramos esse conteúdo, listando as habilidades mais visadas pelo mercado de trabalho, além de dicas para um currículo bem elaborado e atrativo.

currículo jovem aprendiz

O que é um CV?

Do latim Curriculum Vitae, o CV ou apenas currículo, é um documento pessoal que sintetiza seus conhecimentos, habilidades, feitos e experiências profissionais.

O objetivo desse documento é convencer os recrutadores que você pode ser a pessoa certa para um determinado cargo, passando então para as próximas fases de seleção, como a entrevista.

Como mencionamos, algumas habilidades são específicas. Por exemplo, um desenvolvedor de sistemas precisa dominar linguagens de programação e vários softwares.

Já um técnico de TI, precisa compreender sobre as diversas peças que formam um computador novo, e seu funcionamento.

Existem diversos modelos possíveis e templates prontos disponíveis na internet. 

Na verdade, não existem regras rígidas sobre como ele deve ser estruturado, mas existem pontos obrigatórios, como:

  • Um cabeçalho com as informações para contato;
  • Uma breve introdução, com seus objetivos profissionais;
  • Experiências de trabalho ou estudo;
  • Formação acadêmica ou escolar;
  • Competências relacionadas à vaga;
  • Seções adicionais (idiomas, trabalho voluntário, cursos complementares).

É importante lembrar que esse documento deve ser muito objetivo e resumido. 

Currículos com várias páginas não trazem credibilidade, pelo contrário, podem ser rapidamente descartados pelos avaliadores.

Caso seja seu primeiro emprego, seja sincero sobre isso, e mostre sua vontade em aprender e se desenvolver. 

Você pode citar habilidades que o destacavam em sua escola particular fundamental, no ensino médio ou na graduação, como boa oratória, habilidades de comunicação interpessoal ou de gerenciamento de tempo, por exemplo.

Quanto à presença ou não de foto no currículo, existe certa ambiguidade, pois alguns empregadores valorizam a presença, outros não gostam. 

Caso coloque uma, opte por um perfil profissional, sem adereços chamativos, trajes e poses inadequadas.

As soft skills

Soft skills ou habilidades interpessoais são suas características enquanto profissional, ou seja, o seu posicionamento frente às atividades de trabalho. 

Elas funcionam como “palavras-chave”, que despertam o interesse dos recrutadores, independente da área, uma vez que são habilidades procuradas para todas as funções, estando relacionadas com o bom desempenho do profissional no dia a dia.

São qualidades que não podem ser quantificadas e fazem toda a diferença em uma entrega de documentos profissionais, como é o caso de CV. 

A seguir pontuamos 16 soft skills altamente valorizadas no mercado atualmente. Continue lendo e confira:

  1. Proatividade

Essa é praticamente uma exigência do mercado, a habilidade de se antecipar às demandas e executar tarefas sem precisar que alguém o mande fazer.

Ser proativo é conseguir lidar com situações e conduzi-las por conta própria, sem necessidade de uma supervisão constante.

  1. Comprometimento

Busque dar destaque à sua capacidade de se dedicar com grande comprometimento para a execução de tarefas e cumprimento de metas.

  1. Foco em resultados

O foco em resultados é a capacidade de direcionar seus esforços para um objetivo pré-definido.

Para as empresas esse perfil é muito interessante, pois é típico de quem alcança resultados melhores utilizando menos recursos. 

  1. Boa comunicação

A comunicação é a base das relações humanas e saber se comunicar é um pré-requisito para uma boa convivência, e uma das habilidades que mais lhe abrirá portas.

Uma boa comunicação significa expor suas ideias com clareza, além da capacidade de ouvir e interpretar o que lhe é dito, ou seja, se comunicar não é apenas falar.

É muito importante comprovar essa habilidade, com um currículo, carta de apresentação, e emails muito bem redigidos.

Atente-se à pontos como:

  • Grafia;
  • Regras gramaticais;
  • Coerência;
  • Coesão;
  • Concordância.

Não há produtividade onde não existe comunicação, e o real domínio sobre a língua é uma habilidade menos comum  do que você imagina. 

Os recrutadores buscam sempre por essa característica, ainda mais indispensável para um cargo em uma empresa como uma gráfica ou editora, que trabalhe com redação, revisão e encadernação de livros, por exemplo.

  1. Bom relacionamento

A boa comunicação está intimamente ligada com a capacidade de se relacionar bem com as outras pessoas, e isso é fundamental no ambiente de trabalho.

  1. Trabalho em equipe

Não importa o tipo de trabalho ou o setor que lhe compete, não importa se a vaga é um home office para uma empresa internacional em que você não tenha expectativas de conhecer o restante da equipe pessoalmente.

De uma forma ou de outra, vocês trabalharão juntos, então saber lidar com outras pessoas, e principalmente, cooperar, é uma grande demanda.

Não existe produtividade isolada em setor algum, como no caso da impressão de apostilas, mantendo o exemplo da editora.

Ainda que você desenvolva tarefas isoladas, faça parte de uma equipe, ter essa consciência e agir em prol disso é muito importante.

  1. Flexibilidade 

Ser flexível e saber como lidar com as mudanças, também é um posicionamento de alto valor no mercado.

Ter essa capacidade é saber trabalhar com os recursos disponíveis, principalmente, quando eles são limitados.

A flexibilidade está intimamente ligada à criatividade e à capacidade de solucionar problemas. 

  1. Resiliência 

Essa soft skill está também relacionada à flexibilidade e adaptação, mas esse é um termo importante a ser ressaltado em um currículo.

Resiliência trata da capacidade de se recuperar frente às crises ou em situações complicadas.

  1. Autoconfiança

Ressaltar a sua própria segurança em suas habilidades e competências enquanto profissional é muito importante também. 

  1. Capacidade analítica e pensamento crítico

Essas habilidades se destacam pela demanda de profissionais que consigam visualizar e analisar situações e contextos.

Assim como propor soluções que auxiliarão a empresa a superar desafios. 

  1. Resolução de problemas

Autonomia, flexibilidade, proatividade e criatividade, são algumas das habilidades relacionadas à resolução de problemas.

Entretanto, essa é uma expressão interessante a ser ressaltada também, pois condensa as demais.

  1. Liderança

Posicionar-se com liderança não é uma ação exclusiva de cargos de gestão, podendo ser uma habilidade apresentada diariamente por um atendente de uma loja de aluguel de impressora. Também não tem nada a ver com ser autoritário. 

Liderar é a capacidade de envolver-se com as pessoas e motivá-las a atingir metas e objetivos, além de manter o controle em situações complexas.

  1. Inteligência e equilíbrio emocional

Intimamente ligados à capacidade de liderança, manter o equilíbrio em situações críticas e caóticas, é muito importante.

A produtividade em tempos de crise, assim como o diferencial competitivo da empresa, dependem muito dessa habilidade estar presente em seus colaboradores.

  1. Gerenciamento do tempo

A alta performance é uma exigência do mercado. 

Dessa forma, ter controle sobre seu tempo e sua produtividade entra na lista das habilidades essenciais, principalmente, para trabalhos remotos.

  1. Criatividade e inovação

Ser capaz de pensar em soluções não convencionais, buscar novas perspectivas, e se antecipar às tendências são características de qualquer organização de sucesso.

Esteja certo que qualquer empresa valoriza essas soft skills, afinal, são os profissionais criativos e inovadores, que “pensam fora da caixa”, que trarão novas soluções e novos horizontes ao empreendimento.

  1. Busca por aprendizado contínuo 

Por fim, fechando nossa lista de habilidades e “arrematando” com o primeiro tópico, ser proativo é buscar aprendizado continuamente.

Um profissional atualizado e interessado é sinônimo de competência e alto desempenho, então destaque sua busca por aprimoramento profissional.

Assim como a boa comunicação, essa habilidade será “comprovada” já na análise do currículo, pois quem busca aprendizado continuamente deve apresentar uma boa lista de cursos e atividades complementares.

Considerações finais

Portanto, nesse artigo você conferiu uma lista com as 16 soft skills mais valorizadas no mercado profissional, e que certamente farão toda a diferença em seu currículo.

Cheque essa lista fazendo uma auto-avaliação sincera. Assim você pode detectar quais habilidades precisa trabalhar e então, começar a desenvolvê-las.

O mais importante é torná-lo realmente atrativo e original, entretanto, é importante seguir um padrão de apresentação mais sóbrio.

Uma forma de chamar atenção é utilizando um envelope personalizado para empresa, por exemplo. Detalhes como esse são bem sutis, mas mostram capricho.

Uma dica é utilizar termos específicos que aparecem na descrição da vaga em seu currículo. 

Por exemplo, se na descrição aparece que a vaga busca um profissional com “perfil para trabalho remoto”, você deve citar essa expressão, se for verdade.

Nunca minta em seu currículo, o resultado disso pode ser uma entrevista de emprego vergonhosa, ou caso sustente as mentiras na entrevista, terá sérios problemas para se adaptar ao cargo posteriormente.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Extensivo 2023
Você pode gostar também