Ao contrário do que muitos estudantes pensam, aprender a falar outra língua não é algo restrito a estudantes que ingressam em um cursinho de idiomas. Isso porque, como atualmente há várias ferramentas disponíveis na internet, esse processo de aprendizagem acaba ficando mais acessível. Ele pode ser ainda melhor quando o aluno aplica algumas dicas de como aprender um idioma.

Extensivo 2023

E você: já conhece as melhores dicas quando o assunto é saber como aprender um novo idioma?

Por que aprender um novo idioma?

Antes de destacarmos algumas dicas para aprender uma nova língua, é interessante explicarmos a importância de saber falar outro idioma.

Melhorar o currículo

É fato que os profissionais que dominam outras línguas conseguem aproveitar melhores oportunidades de emprego no mercado de trabalho. Podemos notar isso nas descrições dos pré-requisitos de vários processos seletivos empresariais, os quais, muitas vezes, dão preferência para os candidatos que têm conhecimentos de outros idiomas.

Com isso, no quesito profissional, o aprendizado de novas línguas é importantíssimo. Como, atualmente, o mercado de trabalho é caracterizado cada vez mais pela sua globalização, praticamente todas as áreas profissionais podem ser mais bem exploradas com o domínio de outros idiomas.

Melhorar o desempenho na faculdade

Historicamente falando, a maioria dos principais cientistas e pesquisadores acadêmicos publica seus estudos em outros idiomas (principalmente nas línguas inglesa e espanhola).

Desse modo, ao dominar novas línguas, o universitário conseguirá aprofundar os seus estudos por meio da leitura de livros e outros documentos escritos em idiomas estrangeiros.

Conhecer uma cultura diferente

Uma das principais formas de mergulhar em uma cultura é aprender um idioma e, por meio dele, aproveitar para entender como que é a tradição e os costumes locais.

Eligis - teste vocacional e profissional

7 dicas para aprender um idioma sozinho

Confira, agora, 7 dicas para aprender um idioma sozinho.

Assista a filmes e séries com legenda

Uma excelente dica é a de passar a ver filmes e séries com o áudio no idioma que você deseja aprender e a legenda em português. Esse é um ótimo exercício linguístico para o cérebro, já que, com a prática, a cabeça começará a memorizar a pronúncia das palavras e o seu respectivo significado.

É interessante, também, às vezes, trocar os idiomas do áudio e da legenda, selecionando o áudio em português e a legenda na língua que está sendo estudada. Dessa maneira, você tem a oportunidade de treinar o vocabulário por meio da leitura.

Utilize aplicativos

Antigamente, era quase impossível aprender um idioma sem entrar em um cursinho ou morar no próprio país em questão. Isso porque não havia internet e, consequentemente, não era possível ter acesso às mídias digitais e ferramentas que auxiliam nos estudos.

Hoje, com a popularização da internet e das mídias digitais, a forma com que podemos aprender uma nova língua é potencializada, principalmente a partir do download de aplicativos.

Um bom exemplo é o Duolingo, aplicativo gratuito e que possibilita, por meio de exercícios (inclusive com áudios), aprender dezenas de idiomas, apenas utilizando um tablet, celular ou qualquer outro dispositivo eletrônico que tenha acesso à internet.

Escute músicas

jovem escutando música novo idioma

Ouvir músicas no idioma que está sendo estudado também é uma ótima opção. Trata-se de um bom exercício de memorização linguística para o cérebro e, além de tudo, um ótimo treino para a pronúncia correta.

Uma dica valiosa é baixar a letra da música (que pode ser facilmente encontrada em vários sites, como o vagalume.com.br) e acompanhá-la, também, por meio da leitura.

Com essa atividade, é possível treinar a pronúncia, o vocabulário e a fluidez no idioma, que é um aspecto muito importante para quem almeja ser fluente.

Não se prenda à gramática

Um erro muito comum entre as pessoas que vão começar a aprender um novo idioma é o de começar os estudos pela gramática. Isso é classificado como um erro, considerando que o estudante está iniciando o processo de aprendizagem pela parte que geralmente é mais difícil/complexa. E isso pode acabar gerando desmotivação.

Por esse motivo, o ideal é deixar a gramática e as suas respectivas regras linguísticas para mais à frente, em um ponto onde o aluno já tem certo domínio de vocabulário (principalmente de pronomes, preposições e conjunções).

Não fique com medo de errar

É impossível passar por esse processo de aprendizagem e não errar a pronúncia de determinadas palavras. Esse erro é perfeitamente aceitável e jamais deve ser encarado como sendo motivo de vergonha.

Sendo assim, a dica aqui é ser desinibido e não se acanhar em tentar falar, mesmo que a pronúncia ainda não esteja totalmente adequada.

Busque alinhar aprendizagem com entretenimento

Quando nós estudamos algo que nos proporciona entretenimento e diversão, o processo de aprendizagem fica mais prazeroso e flui mais rápido.

Ao aprender um novo idioma, issonão é diferente. Sendo assim, busque alinhar a forma de estudos com algo que desperte ainda mais o seu interesse no idioma. Como exemplo, podemos destacar: assistir a filmes e séries, ouvir músicas, jogar videogame e quaisquer outros jogos que exijam leitura ou escuta na língua estrangeira.

Fale sozinho

Pode parecer estranho, mas conversar consigo mesmo na frente do espelho é um excelente exercício, o qual treina a pronúncia e ajuda no processo de perder a timidez. Uma boa dica é fantasiar diálogos, onde há duas pessoas, e tentar conduzir a conversa, assumindo o papel de cada uma delas.

Portanto, com essas dicas de como aprender um idioma, podemos perceber que todo esse processo pode ser iniciado de forma individual e dentro da própria casa. Vale ressaltarmos, ainda, que é fundamental o estudante aproveitar a internet a seu favor nesse quesito, já que, atualmente, há uma série de ferramentas e meios que podem auxiliar no aprendizado de outra língua.

Este post, descrevendo dicas de como aprender um novo idioma, foi válido para você? Então leia agora sobre como é a Faculdade de Letras!

Extensivo 2023
Você pode gostar também