A escolha de uma profissão é um momento que exige um olhar apurado para si. Por isso, é importantíssimo que você se conheça bem para não se arrepender depois. Um bom caminho é seguir as dicas de livros de autoconhecimento que selecionamos de olho em seu sucesso profissional e pessoal.

Extensivo 2023

É o que mostraremos neste post. Portanto, confira a nossa seleção, que certamente será bem útil no seu processo de autoconhecimento. Vem com a gente!

Melhores livros de autoconhecimento

Ler é uma excelente atividade para trabalhar a mente, auxiliando na memória e também no conhecimento de suas preferências, ou seja, a prática ajuda na escolha de uma profissão.

Afinal, ler amplia o vocabulário, auxilia no aprendizado e ainda traz insights para você obter um olhar analítico sobre as suas preferências, auxiliando no processo de escolha de um curso superior.

Além de ajudar na sua busca interior por uma profissão que o preencha, os livros de autoconhecimento também são excelentes contribuições para a construção de ideias que serão bem úteis na redação. Portanto, veja, agora, algumas obras que devem fazer parte da sua cabeceira.

O poder do hábito — Charles Duhigg

Tendo como base experiências em laboratórios de análise cerebral e, também, de pessoas que mudaram a vida para melhor, o autor demonstracomo é possível revigorar o dia a dia por meio do comportamento, trazendo comprovações científicas.

O livro ajuda imensamente nas mudanças que todo ser humano necessita fazer ao longo da vida, seja para vencer um vício, seja para aumentar o poder do foco.

livro sobre autoconhecimento

Poder sem limites — Anthony Robbins

Reconhecido internacionalmente como a principal liderança da neurolinguística, o autor norte-americano mostra, neste livro, que toda pessoa pode conseguir e ser o que quiser por meio da programação da mente.

A obra demonstra como você pode programar o seu cérebro de olho no sucesso pessoal e profissional, ou seja, auxilia imensamente na busca por bons comportamentos.

O desenvolvimento da personalidade — Carl G. Jung

O renomado autor de inúmeros livros de Psicologia trata, nesta obra, de como a psicologia infantil revela a formação e a percepção de si.

Assim, o livro de autoconhecimento apresenta o processo de construção da personalidade humana desde as primeiras influências. Ou seja, você poderá entender melhor alguns traços de seu jeito de ser.

Ser e Tempo — Martin Heidegger

Entre as dicas de livros de autoconhecimento, esta é um verdadeiro clássico escrito pelo autor alemão Martin Heidegger.

A obra traz uma profunda análise sobre a complexidade do ser humano, com conceitos filosóficos e psicológicos sobre as particularidades de cada um. É um convite à reflexão.

Seus pontos fracos — Wayne Dyer

Neste livro, o autor apresenta traços negativos da personalidade humana e como eles podem ser vencidos. Assim, há dicas que auxiliam quem sofre de ansiedade, depressão, vícios e outros tipos de compulsividades.

Ao ler a obra, você aprenderá como se cuidar para viver melhor, tendo ferramentas para enfrentar algumas adversidades que podem apresentar-se em algum momento da vida.

O corpo fala — Pierre Weil e Roland Tompakow

Ilustrado do início ao fim, este é um livro que ajuda você a conhecer melhor as expressões humanas, sendo bem útil no processo de autoconhecimento e comunicação.

Afinal, os nossos corpos são verdadeiros centros de informação para nós mesmos, com uma linguagem verdadeira que ajuda a entendermos a dinâmica da vida em sociedade. É uma leitura divertida e com uma linguagem bem objetiva.

Eligis - teste vocacional e profissional

Inteligência emocional — Daniel Goleman

O psicólogo norte-americano analisa, neste livro de autoconhecimento, a relação entre o pensamento e as emoções, apresentando aspectos sobre as habilidades humanas, principalmente as que ajudam na formação de um líder.

É uma obra que leva a um olhar apurado sobre si mesmo e, também, mostra a nossa capacidade de controle em diferentes tipos de situações, fazendo com que a impulsividade não se apresente.

O livro também contribui com a identificação dos sentimentos. Dessa maneira, você terá um recurso a mais para entender as dinâmicas da mente, sendo bem útil na construção dos relacionamentos interpessoais.

O poder do agora — Eckhart Tolle

Conceituado autor alemão, Tolle traz, nesta obra, uma reflexão sobre o processo de autoconhecimento por meio de tradições espirituais. É uma espécie de manual que foca na consciência humana.

É um olhar para o interior humano, tendo como principal alicerce o agora. Ou seja, você aprenderá a valorizar os momentos que a vida proporciona, aproveitando da melhor forma possível o tempo e as suas realizações.

As sete leis espirituais do sucesso — Deepak Chopra

É um dos melhores livros de autoconhecimento, inclusive se tornou um best seller. Escrita por um médico indiano, esta obra ajudará você a encontrar um propósito na vida.

O livro apresenta as leis da potencialidade, como causa e efeito, mínimo esforço, da intenção e do desejo, auxiliando no olhar de cada um, tanto para si mesmo quanto a tudo que está ao redor. Trata-se de um convite ao sucesso por meio de atitudes equilibradas e sistêmicas.

Mindset — Carol Dweck

A psicóloga demonstra, no livro, como a mente funciona de acordo com inúmeros estímulos. Assim, você aprenderá a lidar melhor com os objetivos na vida, tendo mais foco e motivação nas atividades corriqueiras.

É uma obra que auxilia, ainda, no processo de autoconhecimento. Afinal, é preciso investir tempo de maneira inteligente em tudo o que se queira conquistar.

Por que fazemos o que fazemos? — Mario Sérgio Cortella

A busca por uma vida com propósitos é um dos ensinamentos do autor brasileiro, neste livro de autoconhecimento, apresentando conceitos que poderão ajudar você a conquistar o sucesso profissional e pessoal.

Ao longo da leitura, é possível entender algumas questões que geralmente permeiam o pensamento humano, como:

  • quem somos;
  • quais são os meus valores;
  • qual é a minha missão;
  • entre outras.

Descubra os benefícios ao ler livros de autoconhecimento

Com essas dicas de livros de autoconhecimento, certamente, você estará percorrendo uma trilha prazerosa na conquista de novos aprendizados que serão bem úteis no seu processo de crescimento como ser humano.

Além disso, a leitura é importantíssima na rotina de estudos e no processo de autoconhecimento, auxiliando na escolha da profissão.

Ler ainda é muito importante porque ameniza o estresse, melhora o sono, combate a ansiedade, expande a memória e ainda ajuda na concentração, sem falar em muitos outros benefícios.

Portanto, não deixe de aproveitar as nossas dicas de livros de autoconhecimento, aprimorando o seu vocabulário,de olho não só na redação, como também em novos aprendizados que serão válidos na conquista do sucesso pessoal e profissional.

E aí, chegou aqui e ainda está na dúvida de qual curso seguir? Então não perca mais tempo e faça agora mesmo o nosso teste vocacional!

Extensivo 2023
Você pode gostar também