Muitas pessoas desejam atuar no mercado, mas não sabem como ingressar no mercado financeiro. Saiba como ingressar no mercado financeiro. 

Extensivo 2023

Cada vez mais jovens promissores desejam saber como ingressar no mercado financeiro.
Afinal, compreendendo como ingressar no mercado financeiro, o individuo pode ter acesso a diversas oportunidades profissionais, sendo várias delas com remunerações bastante atrativas, sobretudo se comparada com outras profissões.

Como ingressar no mercado financeiro?

Existem vários segmentos e diferentes áreas para quem deseja entender como ingressar no mercado financeiro como um profissional. 

Algumas delas não têm muitos pré-requisitos, basta apenas a disposição e um básico know how por parte do profissional. 

No entanto, outras delas, principalmente aquelas de mais “prestígio”, demandam um alto nível de certificação do profissional, além de graduação e, quem sabe, pós-graduação. 

Por isso, para ingressar profissionalmente no mercado financeiro, é fundamental saber, ao menos, quais as principais áreas e segmentos de desejo do profissional. 

O profissional pode ingressar no mercado financeiro mesmo sem uma graduação, através da certificação CPA-10 e CPA-20, que possibilita a negociação de produtos de investimentos. 

O profissional CEA, por sua vez, recebe o certificado de especialista em investimentos. Além disso, a certificação CGA permite que o profissional atue como um gestor de fundo de investimento, o que já é uma profissão de alto nível financeiro. 

Por isso, o mais importante inicialmente é compreender quais áreas de interesses e quais o pré-requisitos básicos para atuar nesses segmentos, sejam eles relacionados a habilidades ou certificações específicas.

área de atuação

Habilidade necessárias para trabalhar no mercado financeiro

Além de obter certificações direcionadas para trabalhos específicos e, algumas vezes, conseguir uma graduação em áreas relacionada, como administração, economia e contabilidade, é interessante que o profissional possua algumas habilidades fundamentais para o desempenho no mercado financeiro. 

Entre as principais habilidades desejadas para um profissional que deseja ingressar no mercado financeiro, estão: 

  • Bom nível de inglês; 
  • Conhecimento de matemática financeira;
  • Conhecimento de economia básica;
  • Domínio de Excel. 

Bom nível de inglês

Diversas nomenclaturas, livros e cursos profissionalizantes e informações relevantes para o mercado estão apenas disponíveis na língua inglesa.

Afinal, os Estados Unidos ainda são o maior país do mundo, com a principal economia e, portanto, possuem um mercado mais desenvolvido.

Além disso, ao trabalhar em bancos e grandes instituições financeiras, é muito possível ter que lidar com clientes e empresas estrangeiras que, sem dúvidas, utilizarão o inglês como língua de comunicação. 

Eligis - teste vocacional e profissional

Conhecimento de matemática financeira

O conhecimento da matemática financeira é extremamente útil para qualquer profissão do mercado financeiro. 

Afinal, com o domínio da matemática financeira, o profissional pode tomar decisões muito mais bem fundamentadas, levando em consideração as taxas e os seus conhecimentos de mercado. 

Conhecimento de economia básica

Certamente, nem todo profissional do mercado financeiro precisa ser formado em economia ou ter grande conhecimento na área. 

No entanto, algumas noções básicas de macro e microeconomia podem ajudar bastante no desempenho do profissional. 

Ao entender conceitos econômicos, o individuo pode compreender melhor as dinâmicas de mercado e como os agentes reagem a determinados incentivos. 

Domínio de Excel

Excel é uma ferramenta organizacional e de programação extremamente útil para todas as áreas do mercado financeiro. 

As suas diversas funções podem ser utilizadas para criar planilhas eficientes de acompanhamento, assim como gerar cálculos que vão fornecer informações mais profundas sobre o trabalho. 

Por isso, é indispensável, ao menos, um domínio das funções básicas do Excel para quem quiser ingressar no mercado financeiro. 

Artigo produzido pela Suno Research

Extensivo 2023
Você pode gostar também